CNPJ Receita: saiba quais são as vantagens de se fazer o cadastro

O CNPJ Receita ou Cadastro Nacional de pessoas jurídicas é o primeiro registro público de uma empresa. É um número que origina os processos de abertura do negócio, pagamento de impostos e contratos que o empreendimento possa vir a fazer.

Com o cadastro podemos dizer que a empresa está legalizada, formalizada. Desta maneira, ela poderá emitir nota fiscal, participar de licitações públicas e ser beneficiária de direitos e deveres relacionados com o governo e suas leis.

Ao abrir uma empresa, ela recebe o número do CNPJ Receita. A Receita Federal (RF) identifica o negócio de acordo com inúmeras atividades listadas. A empresa passa a ser reconhecida, é uma prova de que ela existe e está ativa.

O cadastro organiza a gestão pública sobre a atuação do setor privado, das empresas, em todo o território nacional. Com o CNPJ é possível saber informações importantes do empreendimento como por exemplo, o tipo do negócio, e quem são os responsáveis.

De acordo com a Receita Federal, o CNPJ Receita é um banco de informações gerenciado pela Receita que armazena os dados cadastrais das pessoas jurídicas.

Para fazer um CNPJ é necessário que o empresário faça o processo de abertura da empresa junto à Receita Federal, que é um órgão vinculado ao Ministério da Fazenda e que mantém o cadastro.

Atualmente, o processo de abertura e uma empresa tem evoluído bastante. Há um tempo atrás, os processos eram feitos em diversas etapas junto a órgãos municipais, estaduais e federais. Hoje em dia, há uma universalização do procedimento de abertura, o que facilita a sua execução.

Importância do CNPJ Receita

O cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas prova que sua empresa existe, além de informar que há uma relação do empreendimento com os diversos órgãos reguladores do Governo. Ele garante os deveres e direitos de uma empresa.

Há ainda uma questão importante que é relacionada a prestação de serviços. Por exemplo, se você for contratar uma empresa para resolver algum problema, você pode consultar o CNPJ dela e saber como anda a situação da empresa, evitando assim golpes e fraudes.

O CNPJ formaliza a empresa, a legaliza, tirando-a da informalidade. Há um maior crescimento do negócio propiciando ao empresário direito e deveres que contribuem para o sucesso empresarial do empreendimento.

Quanto maior o tempo de existência do cadastro, maior é o respeito à empresa, que possui uma maior transparência e um valor agregado. É uma forma de se constatar que é um negócio sólido, idôneo.

O CNPJ Receita pode ser utilizado em diversas finalidades, como por exemplo, abrir uma conta em banco, fazer um financiamento, um empréstimo, entre outros.

O cadastro é importante para se profissionalizar o negócio. É importante para se atestar que a empresa está em atividade, que paga seus impostos. Com ele há a possibilidade de emitir notas fiscais e ter empregados regularizados.

Com o cadastramento da empresa é possível se conhecer a história da organização, é uma forma de garantir ao negócio uma transparência. Com a formalização ela pode crescer e se desenvolver como um empreendimento reconhecido.

Em suma, o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas é um atestado que reconhece a atividade da empresa. Com ele pode-se pagar os tributos relacionados ao negócio, além de registrar os funcionários.

Vantagens de se ter CNPJ

Entre as vantagens de se ter um CNPJ Receita destacam-se o acesso ao crédito, redução de impostos, possibilidade de crescimento e a contribuição para o INSS. É uma maneira de formalizar o negócio.

O processo é simples e garante ao empresário um crescimento maior de seu empreendimento, aumentando seu faturamento. Desta maneira, há uma maior transparência no seu negócio o que faz com que se atraia mais clientes.

Normalmente, quem trabalha por conta própria vê aumentar seu negócio e há, assim, uma necessidade de formalizar a empresa. Os clientes, por outro lado, pedem nota fiscal, isso faz com que o empresário pense em formalizar o negócio.

Há também o fato de que muitas empresas trabalham apenas com Pessoas Jurídicas, deste modo, se o empresário não tiver o cadastro, ele pode perder negócios importantes.

A evolução da carreira do autônomo faz com que ele pense em ter um cadastro. Desta maneira, ele não perderá oportunidades de negócios futuros, se formalizará e pagará seus impostos criando assim, uma empresa.

Mesmo com o medo de ser um processo burocrático e demorado, é importante ter um CNPJ. Até porque esse processo nos dias de hoje está mais fácil. Pode-se fazer o processo do cadastro atualmente pela internet, sendo muito mais prático que os meios tradicionais, além de ser gratuito.

A formalização das empresas é necessária para que a economia do país avance. Com o CNPJ Receita há diversas maneiras de se fazer consultas, na Receita Federal, por exemplo, o que garante uma visibilidade maior para aqueles negócios que estão regulados.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.