Consulta de CNPJ: como fazer

Fazer uma consulta de CNPJ é uma ótima maneira de se saber a situação cadastral de uma empresa. As informações disponibilizadas são endereço, nome fantasia, código e descrição da atividade principal.

São os mesmos dados disponíveis no cartão CNPJ. A consulta é gratuita e disponibilizada pela Receita Federal, órgão do Ministério da Fazenda. Desta maneira, é uma maneira de saber com quem está lidando.

Caso queira realizar negócios com uma outra empresa, a consulta de CNPJ confirma a existência da mesma. Desta maneira você evita golpes e fraudes tendo mais segurança na realização de negócios e parcerias.

Com o advento da internet a consulta ao CNPJ de um empreendimento se tornou muito mais fácil. De forma prática e ágil é possível que qualquer pessoa que tenha o número do cadastro possa realizar a consulta.

Ao consultar o CNPJ você passa a saber se a empresa está mesmo regularizada. Quando há algo de errado o empreendedor não consegue realizar as suas atividades. É importante fazer a consulta para saber como a empresa está.

Desta maneira, é possível saber como o empreendimento está, se inativo, ativo, se possui alguma pendência financeira. É uma forma de se estar ciente se a empresa está regularizada junto à Receita Federal e, a partir disso, agir de forma que se regularize a situação cadastral.

O que é o CNPJ

O Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) é o número que identifica a empresa na Receita Federal (RF). Desta forma, ela fiscaliza o empreendimento e cuida de administrar os tributos, os impostos.

O empreendimento que deseja ser regularizado é obrigado a ter o número de cadastro. Ele identifica a empresa, é como se fosse seu CPF. O cadastro prova que a empresa existe, que está ativa ou inativa.

O CNPJ prova que o negócio realmente existe, que ele é real. Pode ser utilizado como uma forma de se dar credibilidade à empresa, algo que os clientes podem almejar a se contratar o empreendimento.

É possível enquadrar as empresas em diversas categorias de atividade. O Microempreendedor Individual (MEI), por exemplo, é utilizado por empreendedores pequenos, seu faturamento não pode ultrapassar os 80 mil anuais. No entanto, ele recebe seu CNPJ.

Micro empresas também recebem o número do CNPJ. Deve-se ter o cadastro aquele empreendedor que precisa ficar regularizado frente a Receita Federal. Com o código ele tem diversos direitos e deveres que deve observar para ter a empresa formalizada.

Abrir uma empresa formalizada é uma grande responsabilidade e por isso é necessário estar ciente do que deve fazer, como declarar seus impostos e registrar seus funcionários, colaboradores.

A consulta de CNPJ é o número que identifica as empresas brasileiras. Com função parecida com a CPF que identifica cidadãos, ele deve constar nas notas fiscais, um dos direitos de quem tem o cadastro, e até por exemplo, em embalagens de produtos relacionados ao negócio.

Ao consultar o cadastro você tem informações sobre a empresa como por exemplo o endereço, a data de abertura, o contato, o nome da entidade, o nome fantasia, a descrição das atividades e o status do registro.

Como fazer consulta de CNPJ

O Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas pode ser consultado através do site da Receita Federal. É muito simples, deve-se digitar o número no campo solicitado e clicar em consultar. Dessa forma você tem acesso às informações sobre as empresas.

Caso o empreendedor não queira ter seu número incluído no site ele pode pedir para retirar, mas é importante saber que o cadastro é uma forma de mostrar aos clientes que o negócio é idôneo, transparente.

As informações disponibilizadas pelo site são as mesmas do cartão CNPJ. Desta maneira é possível constatar que a empresa está em atividade, que ela é formalizada junto à Receita Federal.

A consulta de CNPJ pelo site da Receita Federal é grátis, mas há também uma consulta mais completa, e paga, que apresenta informações como a situação judicial das empresas, entre elas processos e dívidas.

Para se fazer essa consulta mais detalhada, deve-se utilizar os serviços oferecidos pelo Serasa, SPC Brasil, entre outros. Eles fazem um monitoramento nos CNPJs para saber se uma dívida foi protestada em seu nome.

Conclusão

O CNPJ é um cadastro que identifica a existência da empresa frente ao Estado. A Receita Federal é quem administra-o tendo quase 4,5 milhões de empresas inscritas. O número é obrigatório para quem almeja ter um empreendimento formalizado.

Com o cadastro a empresa pode emitir notas fiscais, participar de licitações públicas, abrir uma conta no banco, fazer um empréstimo e pagar seus tributos. Além disso, é uma forma de mostrar a seus clientes que é uma empresa séria.

Ademais, ao fazer a consulta de CNPJ de uma empresa você fica sabendo de detalhes da mesma, desta forma, evita-se golpes e fraudes. É uma garantia a mais de segurança ao se realizar uma transação comercial, por exemplo.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.