Consultar Pis: Veja Como Funciona Passo A Passo

Aqui você confere tudo sobre como consultar PIS. Curioso? Venha conosco.

Primeiramente, importante deixar alguns pontos claros.

Os benefícios de um trabalhador são fundamentais para a sociedade.

As prestações sociais a favor dos trabalhadores são serviços de natureza social, prestados de acordo com os princípios e requisitos indicados nas convocatórias individuais, com o objetivo de alcançar a equidade entre os trabalhadores.

Os benefícios sociais garantem o pleno desenvolvimento do trabalhador por meio do amparo, por exemplo, da renda, do direito à educação ou do atendimento educacional aos filhos.

O objetivo dos Benefícios Sociais é fortalecer a proteção ao trabalhador, o apoio à renda e o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

1. A importância do crescimento econômico

Em primeiro lugar, cada país está seguindo diferentes desafios para 2021, também ligado a aspectos dimensionais ou culturais, mas no final todos temos que aprender a conviver com os efeitos da pandemia. Embora a situação econômica do Brasil não seja das mais otimistas, em geral é comparativamente mais animadora do que as notícias vindas de vários outros países latino-americanos. Há algumas semanas, descrevemos a situação na Argentina, ainda dominada pela crise.

Por sua vez, o Chile tem sido atormentado por protestos populares há semanas, principalmente ligados à crescente raiva devido às fortes desigualdades sociais.

Um país de grandes contrastes, portanto, e só poderia ser assim, pelo Brasil ainda pagar parcialmente o legado de um longo passado colonial, seja porque suas dimensões são grandes, o que o torna o quinto país do mundo em termos de superfície e número das pessoas.

A pandemia COVID-19 expôs o Brasil a um desafio econômico e de saúde sem precedentes. Para conter a pandemia, o Brasil implementou medidas sociais para desacelerar a disseminação do vírus e conter seu impacto na capacidade do sistema de saúde, que é desigual em todo o país. O COVID-19 bateu enquanto o Brasil ainda estava se recuperando da recessão de 2014-16. A recuperação econômica permaneceu fraca e o espaço para política fiscal limitado desde o pico da recessão em 2015-2016, com o crescimento do PIB abaixo de 2% nos anos seguintes.

Apoiar a transição para um modelo de crescimento mais verde e resiliente também continua sendo um desafio importante. O Brasil abriga mais de 60 por cento da floresta amazônica, a maior floresta tropical do mundo e tem uma alta participação de energias renováveis ​​em sua matriz energética, mas a alta exposição aos riscos climáticos e ao desmatamento exige uma agenda forte de reformas para enfrentar esses desafios.

A desigualdade econômica no Brasil atingiu níveis extremos, apesar de ser uma das maiores economias do mundo. As últimas décadas viram um progresso incrível em todo o Brasil. O país tem conseguido reduzir a desigualdade, tirando milhões de pessoas da pobreza e, com isso, elevando a base da pirâmide social.

Mas, apesar dessa evolução, o ritmo tem sido muito lento e o gigante latino-americano ainda é listado como um dos países mais desiguais do planeta.

Apesar de tirar milhões de pessoas da pobreza nas últimas décadas, o Brasil ainda enfrenta uma enorme lacuna entre os mais ricos do país e o resto da população. Pior ainda, a desigualdade ameaça reverter o progresso que o país fez para erradicar a pobreza. As projeções atuais do Banco Mundial mostram que 3,6 milhões de pessoas deverão voltar a cair na pobreza este ano no Brasil.

A pandemia e a resposta da política de saúde a ela resultaram em um declínio acentuado da demanda externa e interna, ao mesmo tempo em que restringiu a oferta. Trouxe incertezas ao enquadramento da política macroeconómica, especialmente na área orçamental, que se traduzem em riscos de baixa, exigindo uma forte consolidação orçamental e a adoção de reformas estruturais em 2021, assim que for controlada a propagação da doença.

Em síntese, alteração no vírus retorna de surtos por descuido ocorrido durante as férias ou problemas logísticos relacionados à aplicação da vacina, tudo isso está influenciando o Brasil hoje. Uma economia em crescimento torna mais fácil o oferecimento de benefícios para os trabalhadores.

Sabendo disso, vamos descobrir o que é PIS.

O que é PIS

Primordialmente, o PIS são contribuições sociais recolhidas por empresas, que são organizadas em benefícios para o proletariado dos setores privado e público.

Ou seja, fundamental para o exercício do trabalho no Brasil.

A sigla PIS significa Programa de Integração Social.

A duas maneiras de conseguir o PIS são pelo abono salarial e pelas cotas do fundo.

Sendo assim, saiba que o trabalhador pode consultar o PIS online de maneira rápida e eficiente. Isso pode ajudar você caso não tenha a carteira de trabalho por perto.

3. Consultar PIS pelo CPF

Antes de qualquer coisa, saiba que consultar o PIS é extremamente fácil. Curioso? Venha conosco:

  • Entre no MEU INSS;
  • Clique em entrar;
  • Faça o seu cadastro (caso não tenha) utilizando o CPF, nome, data de nascimento, e-mail, celular, estado e nome da mãe. Basta preencher os campos, com CPF, data de nascimento, estado e nome da mãe.
  • Após o cadastro, escreva o seu CPF e senha;
  • Efetue o login e consulte o seu PIS online.

Simples né? Consultar o PIS é extremamente simples, não perca tempo.

Leia outros artigos sobre PIS no nosso site.

Até logo!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.