Emissão de comprovante CNPJ de Inscrição e de situação cadastral

Hoje, com o mundo mais digitalizado, é importante que você saiba como ter acesso ao comprovante CNPJ de sua empresa. Afinal, ele servirá para a realização de diversos serviços.

Além disso, ao precisar de algum serviço bancário, você também precisará apresentá-lo.

Outra grande vantagem deste documento, é que ele também poderá fazer com que você tenha acesso ao certificado digital ou e-CNPJ como também é chamado.

Então, veja a seguir maiores informações sobre o que é um comprovante CNPJ. Confira esse e outros assuntos.

O que é um cartão CNPJ?

Este cartão é um documento que comprova a veracidade sobre a existência da empresa. Em outras palavras, o CNPJ possui a mesma finalidade que o CPF possui para as pessoas físicas.

O cartão CNPJ também possui outro nome muito conhecido, o Comprovante CNPJ de Inscrição e Situação Cadastral.

Assim, dentro deste documento, você pode encontrar diversas informações sobre o cadastro da empresa de forma bem transparente como:

  • Código e a descrição da natureza jurídica;
  • Código e descrição da atividade econômica principal e secundária
  • Data de abertura;
  • E-mail do responsável;
  • Endereço;
  • Motivo da situação cadastral;
  • Nome fantasia;
  • Número do CNPJ;
  • Razão Social;
  • Situação Cadastral;
  • Telefone.

Assim, para se ter total controle sobre quem é a empresa, se está ativa ou não e onde está localizada, a melhor forma é através do comprovante do CNPJ. Dessa forma, fraudes e golpes podem ser evitados.

Como emitir um comprovante CNPJ?

Para que você possa realizar a emissão deste comprovante é bem simples. Para isso, basta que você acesse o seu site da Receita Federal. Depois, vá até a página que faça a emissão de comprovante de inscrição e situação cadastral.

Feito isso, você precisará digitar os 14 números referentes ao seu CNPJ.

Depois deste passo, você já terá em mãos o cartão de comprovante CNPJ que é emitido de forma automática pelo site de acordo com sua solicitação.

Você também pode realizar a impressão deste documento diretamente pelo site como também salvá-lo em PDF. Uma outra vantagem de ter este documento em mãos, é que você poderá utilizá-lo para abrir contas bancárias e até mesmo para a solicitação de alvará de funcionamento junto a prefeitura de sua cidade.

Versão digital do comprovante CNPJ

Assim como outros certificados, o CNPJ também possui sua versão digital. Assim, ela é chamada de e-CNPJ ou, ainda, de certificado digital.

É ele quem concede o acesso da empresa a diversos serviços de forma online a fim de facilitar a gestão da empresa.

Dessa forma, a empresa é capaz de realizar a emissão de nota fiscal eletrônica através do uso do certificado digital. O que facilita muito a gestão. Além disso, vale lembrar que algumas prefeituras já exigem este tipo de sistema para a realização desses tributos.

Então, para poder solicitar o seu e-CNPJ, você pode fazer através da Junta Comercial ou também pela Receita Federal. Contudo, cada um dos órgãos possuem um valor de taxas diferentes, por isso, veja qual deles está valendo mais a pena.

Documentos necessários para emissão do e-CNPJ

Para solicitar a emissão do e-CNPJ há documentos diferenciados para pessoas que são os representantes legais, quanto para o caso de empresas. Então, veja a seguir quais são os documentos necessários para apresentação desta emissão.

No caso de empresas

Você precisará apresentar os seguintes documentos:

  • Documento de constituição da empresa;
  • Alterações contratuais da empresa, se houver;
  • Documentos de eleição da diretoria vigente, se houver;
  • Cartão CNPJ impresso no máximo 3 meses da data de validação do certificado;

Para o representante legal

Neste caso, a apresentação dos seguintes documentos será necessária para a emissão do e-CNPJ:

  • Documento de identificação (RG, CNH, passaporte, etc)
  • Cadastro de pessoa física (CPF);
  • Comprovante de endereço emitido há no máximo 3 meses, em nome do titular do certificado.

Lembre-se que é preciso fazer a apresentação dos documentos originais para que o seu e-CNPJ possa ser validado com sucesso. Já em relação aos documentos da empresa, saiba que cópias autenticadas também são aceitas.

Além da documentação apresentada, também será colhida a foto e a biometria referente ao representante legal da empresa em questão.

Todas essas exigências estão dentro da legislação da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras, a ICP-Brasil. É este órgão que faz a viabilidade da emissão de certificados onlines para que haja a identificação digital dos cidadãos.

Onde emitir o comprovante CNPJ?

Para que você possa realizar a emissão do seu comprovante CNPJ, saiba que você pode fazer de forma bem simplificada através do próprio site da Receita Federal.

Para isso, basta inserir as suas informações e solicitar a emissão. Lembrando que você pode salvá-lo em PDF ou imprimi-la.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.