O que é CNPJ Receita Federal

O primeiro registro público de uma empresa é o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas, ou CNPJ Receita Federal. É através do número que os processos de abertura do negócio, pagamentos de impostos e contratos que a empresa possa fazer são originados.

O negócio fica formalizado, legalizado através do cadastro. Assim sendo, ele pode se beneficiar de direitos e deveres relacionados ao governo e suas leis como por exemplo a emissão de nota fiscal, participar de licitações públicas, entre outros.

Com o CNPJ Receita Federal é recebida pelo empresário assim que ele abrir o negócio. A Receita Federal (RF), de acordo com as inúmeras atividades listadas, identifica o negócio. É uma prova de que a empresa existe, ela passa a ser reconhecida e está ativa.

A gestão pública sobre a atuação do setor privado, das empresas em todo o território nacional é organizada pelo cadastro. Pode-se saber informações importantes sobre o empreendimento através do CNPJ como por exemplo, o tipo do negócio e os seus responsáveis.

O CNPJ, de acordo com a Receita Federal, é um banco de dados gerenciado pela mesma que armazena as informações do cadastro das Pessoas Jurídicas (PJ).

O empresário deve fazer o processo de abertura de sua empresa junto à Receita Federal, que é um órgão vinculado ao Ministério da Fazenda, que mantém o cadastro, para assim, ter um CNPJ Receita Federal.

Nos dias atuais, a abertura de uma empresa está mais fácil, tem evoluído bastante. Tempos atrás, os processos eram realizados em várias etapas junto aos órgãos municipais, estaduais e federais. Atualmente, há uma universalização dos procedimentos de abertura, o que facilita serem executados.

Vantagens de se ter um CNPJ Receita Federal

O acesso ao crédito, a redução de impostos, a possibilidade de crescimento e a contribuição para o INSS são algumas das vantagens de se ter um CNPJ. Além disso, é uma maneira de formalizar o negócio.

É rápido e fácil nos dias atuais ter um CNPJ o processo é simplificado e garante ao empresário um crescimento maior de seu negócio inclusive aumentando o seu faturamento. Desta forma, há uma maior transparência em seu empreendimento, possibilitando a atração de mais clientes.

As pessoas que trabalham por conta própria, ao testemunhar que seu negócio vem crescendo, têm uma necessidade de se formalizar a empresa. Os clientes, por outro lado, acabam pedindo nota fiscal, isso faz com que se procure formalizar o negócio.

Existe também o fato de que muitas pessoas trabalham apenas com Pessoas Jurídicas, desta forma, se o empresário não tiver o CNPJ Receita Federal ele pode perder negócios importantes, trabalhos em sua empresa.

Ademais, o autônomo, ao evoluir a sua carreira faz com que ele pense em ter o cadastro. Desta forma, ele não perderá oportunidade de trabalho futuro e assim sendo, se formalizará e pagará seus impostos normalmente criando uma empresa.

Algumas pessoas têm medo de ser um processo burocrático e demorado para fazer um CNPJ, mas é importante ter o cadastro, até porque atualmente é muito mais rápido e fácil se cadastrar na Receita Federal. Pode-se inclusive fazer pela internet em um processo ágil e gratuito.

A economia do país para se avançar necessita de que as empresas se formalizem. Com o CNPJ Receita Federal há várias maneiras de se consultar fazendo com que os negócios sejam mais transparentes e dando uma visibilidade maior para aqueles empreendimentos que estão regulamentados.

O CNPJ é importante

O Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas é uma prova de que a empresa existe, além disso, ele informa que diversos órgãos do governo estão relacionados com o empreendimento. Com ele são garantidos os direitos e deveres do negócio.

Uma questão importante relacionada à prestação de serviços é que, por exemplo, se você for contratar uma empresa para resolver algum problema, você pode consultar seu CNPJ e saber da sua situação. Isso evita fraudes e golpes.

O cadastro tira a empresa da informalidade, a legaliza. Há assim, um maior desenvolvimento do negócio propiciando aos empresários direitos e deveres que contribuem para o sucesso do empreendimento.

O CNPJ Receita Federal é uma forma de se constatar que o negócio é sólido, idôneo. Quanto maior o tempo de existência do cadastro maior é a transparência do empreendimento e seu valor agregado.

Ser cadastrado na Receita Federal rende diversas vantagens como por exemplo a possibilidade de abrir uma conta em banco, fazer um financiamento, um empréstimo, entre outros.

O negócio se profissionaliza com o CNPJ. Ele atesta que a empresa está em atividade, que paga seus impostos. Pode-se conhecer a história da organização, é uma maneira de se ter mais transparência, o que atrai mais clientes.

Em suma, o CNPJ Receita Federal é um atestado que reconhece a atividade de uma empresa. Através dele, da formalização do empreendimento, pode-se pagar tributos relacionados ao negócio além de registrar os funcionários. É uma forma de estar dentro da lei, de mostrar que seu empreendimento é sério.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.