O que é o CNPJ e como consultar

O CNPJ ou Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica é um número que faz a identificação do empreendimento junto à Receita Federal (RF) que é um órgão pertencente ao Ministério da Fazenda.

Uma empresa reconhecida e formalizada é obrigada a ser cadastrada. É como se fosse o CPF do negócio. O número prova que o empreendimento existe e garante assim a sua credibilidade frente aos clientes.

É necessário ter o CNPJ antes de começar o negócio. O número identifica a empresa frente ao Estado. Com o cadastro, o empreendimento passa a poder emitir nota fiscal e a receber por seus serviços prestados.

O cadastro permite que o empreendimento exerça a sua atividade, pague seus funcionários e declare seus impostos. É uma maneira de formalizar a empresa garantindo a ela direitos e deveres de acordo com a lei.

É uma das maiores responsabilidades do empresário ao abrir uma empresa. O cadastro é importantíssimo para formalizar o seu negócio. Além disso, o empreendimento fica apto a entrar em licitações públicas, abrir contas bancárias, pedir empréstimos, registrar seus funcionários e a pagar tributos.

A empresa é obrigada a ser cadastrada. A Receita Federal (RF) passa a saber que o seu empreendimento existe. Com o número ela pode identificar as suas transações e possíveis irregularidades no seu negócio.

Com o CNPJ, é possível verificar se os impostos estão sendo pagos devidamente. Desta maneira, a Receita Federal pode acompanhar as transações financeiras das PJs.

As empresas devem se formalizar com o CNPJ. Uma organização que receba dinheiro deve ser cadastrada como pessoa jurídica. É um direito e um dever ter o cadastro junto a Receita Federal.

Consulta ao CNPJ

Consultar o cadastro é uma forma de se saber a realidade, como o empreendimento está perante os seus deveres. Com ela é possível perceber se o negócio está regularizado de acordo com as leis vigentes no país.

Deve-se realizar a consulta com uma certa regularidade para que o empreendimento possa realizar as suas atividades despreocupadamente. A empresa, assim, regularizada pode seguir adiante sem interferência de terceiros e de trâmites legais.

Com a consulta ao CNPJ pode-se saber se a empresa possui algum problema legal, como por exemplo, se está ativa ou inativa, se há alguma dívida em seu nome. Com a consulta ao cadastro o empresário pode tomar decisões acerca do empreendimento tendo o CNPJ como base de informações.

Há ainda a possibilidade de se contratar uma empresa para realizar algum tipo de serviço. Você pode consultar o CNPJ dela para saber informações a respeito e também para ver se é vantajoso fazer negócio.

Nos dias de hoje há a praticidade de se obter as informações referentes ao CNPJ da empresa através da internet. Fazer a consulta ficou muito mais rápido e fácil. Em pouco tempo é possível saber a situação cadastral da empresa.

Neste sentido, a RF liberou as informações dos empreendimentos disponíveis para todos. É possível fazer consultas de todas as empresas cadastradas. Ficou muito mais fácil verificar o CNPJ de um negócio.

Como consultar o CNPJ

Para consultar o CNPJ de uma empresa é preciso ir ao site da RF. Nele você necessita digitar o número cadastral, sem ponto e vírgula e clicar em consultar. É fácil, rápido e prático.

No site é possível ver as informações do negócio, como a razão social, contatos e a localização. O site permite que você conheça outras empresas que possuam alguma relação com o empreendimento que você está consultando.

Atualmente, existem mais de 4,5 milhões de empresas cadastradas na Receita Federal. Graças à tecnologia, a busca por informações sobre um empreendimento se tornou fácil e rápida.

Qualquer pessoa pode buscar informações e dados de algum negócio, tornando assim, os empreendimentos muito mais transparentes com informações da empresa ao alcance de todos.

Caso você não tenha o CNPJ da empresa e deseja obtê-lo, pode-se fazer uma busca na internet através de sua razão social e assim encontrar o cadastro do empreendimento.

Deve-se fazer a consulta ao CNPJ do empreendimento em diversos casos. Caso a sua empresa for realizar alguma transação com outra, por exemplo, pode-se fazer uma consulta ao cadastro da outra para saber a situação dela.

Ademais, ao realizar uma consulta do CNPJ, você evita diversas armadilhas como fraudes e golpes. É possível averiguar se o empreendimento está ativo ou inativo, dando mais segurança às suas transações.

O cadastro é uma maneira de formalizar a empresa. Desta forma, você garante seus direitos e deveres. Além disso, o cadastro na Receita Federal pode ser uma maneira de mostrar ao seu público alvo que sua empresa é formalizada.

Abrir o CNPJ é uma das responsabilidades mais importantes do empresário ao começar um negócio. Com o número ele pode exercer as suas atividades despreocupadamente, visto que está em dia com os seus deveres legais.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.