Receita CNPJ: o que é, vantagens e como consultar

A Receita Federal CNPJ é o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica. O número identifica a empresa, assim, o empreendimento é reconhecido e formalizado. O cadastro é obrigatório para abrir um negócio.

É como se fosse o CPF de uma empresa. O número do cadastro comprova que o empreendimento está ativo, que ele existe. Desta maneira, é garantido a credibilidade do negócio com seus clientes e parceiros.

A Receita Federal CNPJ é o órgão responsável pelo cadastro. É um órgão pertencente ao Ministério da Fazenda. Todo empreendimento é obrigado a ter um CNPJ para ser formalizado.

O número identifica a empresa perante o Estado. O cadastro garante direitos e deveres da empresa, como por exemplo, a emissão de notas fiscais e a receber pelos serviços prestados a outrem, por sua atividade.

A empresa regulamentada, pode ficar apta a pagar aos seus funcionários pelos serviços. Ela também passa a ter obrigações como o dever de declarar seus impostos. Ao consultar o CNPJ de uma empresa pode-se saber se ela possui uma vida financeira saudável, ou não.

Consulta ao CNPJ

Para fazer a consulta ao CNPJ de uma empresa, é preciso ir à página da internet da Receita Federal. No site, deve-se digitar o número do cadastro e clicar em consultar. Dessa forma você terá acesso a diversas informações da empresa consultada.

Através do site, é possível obter informações como por exemplo, a razão social do empreendimento, seus contatos e sua localização. Do mesmo modo, há a possibilidade de saber informações no site de empresas relacionadas à consultoria.

Caso queira, o empresário pode solicitar à Receita Federal para retirar as informações do site. Mas é preciso salientar que a presença da empresa na página pode ser uma boa propaganda para o seu negócio, pois garante a transparência do empreendimento.

Mais de 4,5 milhões de empresas estão cadastradas no site da Receita Federal. Graças à tecnologia, é possível obter informações da mesma em tempo real, de forma prática, fácil e otimizada.

Atualmente, qualquer pessoa pode fazer a consulta do cadastro, o que torna a Receita Federal CNPJ uma ferramenta que garante a confiabilidade de um negócio de forma que é possível obter informações que mostram a realidade econômica de uma empresa.

Se você não tiver o número do cadastro de um empreendimento, basta consultar na internet, em algum site de buscas, digitando o nome de uma empresa para saber qual é o número de seu cadastro. É prático, rápido e fácil.

Deve-se fazer uma consulta do CNPJ de uma empresa, caso você for, por exemplo, fazer negócio com ela. Desta forma, é informado a situação atual do empreendimento, se está em atividade ou inativo. Assim sendo, você terá mais segurança e poderá realizar os negócios sem qualquer problema.

Ademais, ao consultar o cadastro de uma empresa, você toma conhecimento das pendências financeiras e protestos relacionados ao número de registro. Assim, você evita golpes e fraudes. A consulta à Receita Federal CNPJ dá segurança às transações comerciais.

Razões para se ter o CNPJ

A empresa que possui o CNPJ fica apta a emitir notas fiscais, assim como a participar de licitações públicas, abrir contas bancárias, pedir empréstimos, registrar os seus funcionários e a pagar os tributos relacionados a ela.

O CNPJ é uma maneira de formalizar uma empresa. Assim, você garante seus direitos e deveres. O cadastro na Receita Federal também é uma forma de mostrar ao seu público alvo que é uma empresa séria, transparente e formalizada.

Abrir uma empresa é uma grande responsabilidade. Portanto, é necessário que ela esteja de acordo com os trâmites legais. Com o número de cadastro, o empresário pode exercer suas atividades despreocupadamente, visto que está em dia com seus deveres.

Atualmente é mais fácil fazer a consulta ao cadastro, assim, ter um CNPJ é uma demonstração de que sua empresa é séria, que está em atividade e que está pronta a fazer negócios e parcerias, tudo de acordo com a lei.

O CNPJ é o número que identifica a empresa frente à Receita Federal. Uma empresa reconhecida e formalizada é obrigada a ser cadastrada. Com o cadastro o empreendimento passa a ter direitos e deveres de acordo com os trâmites legais.

Ao realizar um negócio, é importante pesquisar a Receita Federal CNPJ da empresa, para ver se ela tem algum problema legal. Essa transparência é importante para que a economia cresça no país, pois possibilita que negócios dentro da legalidade existam.

As empresas formalizadas no país, devem estar com as suas obrigações em dia, de acordo com a legalidade. O CNPJ identifica as empresas com alguns problemas financeiros.

É uma ótima ferramenta para se saber com quem está lidando e se é conveniente fazer negócio com determinado empreendimento. O CNPJ identifica as empresas com algum problema legal facilitando o reconhecimento da realidade do negócio inserido no mercado.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.