Saiba como fazer consulta CNPJ

A consulta CNPJ é relevante para se saber a realidade, como está o empreendimento. Com ela você percebe se o seu negócio está regularizado, de acordo com as leis vigentes de nosso país.

É importante fazer a consulta regularmente para que se tenha certeza de que pode trabalhar despreocupadamente sem interferência de outros e de acordo com os trâmites legais. Dessa forma, a empresa pode seguir regularizada.

Caso em sua consulta CNPJ, a empresa apresentar problemas legais, o trabalho pode ser prejudicado. Por isso a necessidade de saber como está o CNPJ da empresa, para que ela possa atuar sem preocupação.

Assim sendo, pode-se saber se a empresa possui problemas legais, como por exemplo, se está ativa ou inativa, ou ainda se há alguma dívida a ser paga. O empresário então pode tomar alguma decisão acerca de seu negócio baseado na consulta ao CNPJ da empresa.

Existe também a possibilidade de você contratar uma empresa para realizar algum serviço. Desta maneira, você pode consultar o CNPJ da mesma para ter informações a respeito dela e saber se pode fazer negócios com ela despreocupadamente.

Atualmente, com o advento da internet, ficou muito mais fácil fazer a consulta ao CNPJ de uma empresa. Assim, em pouco tempo você fica sabendo de sua situação cadastral e se há algum problema legal com ela.

A Receita Federal deixou os dados das empresas disponíveis para todas as pessoas que busquem saber informações sobre determinada companhia, desta forma, ficou ainda mais fácil averiguar o CNPJ de um negócio.

Caso você não saiba ainda o que é um CNPJ, segue abaixo informações a respeito.

O que é CNPJ

O CNPJ é o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica. É um número que identifica a empresa na Receita Federal (RF), órgão que pertence ao Ministério da Fazenda. Desta maneira, o empreendimento que é reconhecido e formalizado é obrigado a ter um número de CNPJ.

É como se fosse o CPF de uma empresa. Ele prova que o empreendimento existe, garantindo a credibilidade do negócio com seus clientes e parceiros. É preciso ter o CNPJ antes do negócio começar as suas atividades.

O CNPJ é o número que identifica a empresa perante o Estado. O empreendimento, ao ser registrado na receita federal, pode emitir nota fiscal e assim, receber pelos seus serviços prestados, pela sua atividade.

Com o cadastro, a empresa se torna apta a pagar seus funcionários e a fazer a declaração de seus impostos. Fazendo a consulta do CNPJ do empreendimento, você fica sabendo se ele possui uma vida financeira saudável, ou não.

Consultando o CNPJ

Para fazer a consulta do CNPJ da empresa é necessário ir ao site da Receita Federal. Na página, você deve digitar o número do cadastro, sem ponto e vírgula, e clicar em consultar.

Dentro do site você pode ver as informações do empreendimento, como por exemplo, a razão social, contatos e localização. Além disso, você pode ver outras empresas da região relacionadas ao CNPJ.

O empresário pode solicitar à Receita a retirada das suas informações. No entanto, atualmente, muitos empreendimentos empregam o site para divulgar os seus negócios. É um bom meio de se fazer propaganda e está sendo muito utilizado.

São mais de 4,5 milhões de empresas cadastradas na Receita Federal. A busca de informações sobre um negócio se tornou mais fácil graças à tecnologia. Assim, qualquer pessoa pode buscar dados sobre uma empresa tornando os empreendimentos muito mais transparentes.

Ademais, caso você não tenha o CNPJ da empresa, pode-se fazer uma busca na internet pela razão social da mesma. Atualmente é possível encontrar o número do cadastro dessa forma, de um jeito rápido e prático.

Por que consultar o CNPJ?

É necessário fazer a consulta ao CNPJ, por exemplo, se sua empresa for fazer negócio com outra. Desta maneira, você fica sabendo a situação atual do empreendimento, se está ativo ou inativo. Assim, você tem mais segurança e pode realizar as suas transações sem maiores problemas.

Em suma, consultando o CNPJ da empresa você também fica sabendo como andam as pendências e protestos relacionados ao número de registro. Com a consulta ao CNPJ você evita fraudes e golpes. É muito importante para a sua segurança.

Conclusão

Com o CNPJ a empresa fica apta a emitir notas fiscais, pode participar de licitações públicas, abrir contas bancárias, pedir empréstimos, registrar seus funcionários e pagar os tributos relacionados a ela.

Consultar o CNPJ é uma maneira de se precaver de situações onde possam haver fraudes e golpes. É uma segurança que você pode ter a mais para realizar transações comerciais.

A consulta ao CNPJ de uma empresa é muito fácil. Atualmente há diversos sites, além da Receita Federal, que disponibilizam o serviço. Assim sendo, você fica mais seguro de suas transações e sabe com quem está lidando. As empresas formalizadas são uma garantia de segurança que você pode ter.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.