Como consultar PIS: Veja como funciona passo a passo

No nosso artigo, demonstraremos como consultar PIS (Programa Integração Social), dicas sobre o trabalho e muito mais. Encontrar trabalho neste período certamente não é um passeio no parque, mas felizmente o pior parece ter passado e apesar da Covid-19 que continua a afetar as nossas vidas, existem vários setores em que continuamos a procurar pessoal.

Portanto, conseguir encontrar um emprego não é impossível e a pior coisa que você pode fazer agora é se resignar. Claro, no entanto, você precisa ter ideias claras e implementar estratégias para vencer a concorrência, porque a taxa de desemprego aumentou na Itália no ano passado. Aqui estão algumas dicas úteis para conseguir encontrar um emprego, apesar da Covid-19.

Foque em setores em alta

A pandemia atingiu muitos setores e isso é um fato. Há alguns que, no entanto, não sofreram grandes perdas e, de fato, no último ano, tiveram um aumento no fluxo de trabalho. Portanto, vale a pena focar em setores que ainda são fortes e que podem garantir empregos seguros.

São vários: desde os cuidados de saúde (incluindo dentistas, trabalhadores sócio sanitários, etc.) aos agroalimentares (especialmente supermercados); do varejo à logística (trabalhadores de armazém, trabalhadores de entrega, etc.) para não esquecer o setor de educação ( especialmente assistentes de puericultura ).

Invista em um curso para você

Um dos maiores problemas da atualidade é o grande número de pessoas que procuram trabalho. As empresas recebem muitas inscrições todos os dias, que obviamente são analisadas de vez em quando com base em alguns critérios específicos.

Os treinamentos neste caso são um recurso muito importante, pois permitem que você tenha mais preparação do que os outros candidatos. Mesmo que não seja necessária uma qualificação específica para o trabalho em questão, investir na sua formação passou a ser muito importante para ter mais hipóteses de encontrar trabalho.

Como ser flexível

Ser flexível sempre foi importante no mundo dos negócios, pois os candidatos que começam a apostar muito cedo nunca causam uma boa impressão. Isso não significa que você deva estar disposto a aceitar quaisquer condições ou contratos que não sejam muito vantajosos.

No entanto, devemos evitar ser exigentes: por exemplo, se lhe pedirem para trabalhar aos sábados ou domingos, por exemplo, deve aceitar. Você terá então todo o tempo para mudar de emprego se não se sentir confortável com os horários ou com outros aspectos.

Procure melhorar o seu currículo

O currículo ainda é um documento importante e em tempos de Covid tornou-se ainda mais. Na verdade, muitas vezes as empresas realizam uma primeira triagem com base nos currículos recebidos e só depois procedem às entrevistas, que no último período costumam ser virtuais.

Cuidar do currículo é, portanto, fundamental, além de inserir todas as informações úteis à empresa. Lembre-se que a participação em um treinamento também deve constar no currículo, pois é avaliada positivamente pelas empresas e pode fazer a diferença na fase de triagem. Além disso, sempre tome cuidado com a forma e verifique o texto várias vezes para corrigir erros de digitação.

Evolua sempre suas habilidades

Praticamente todas as empresas, em qualquer setor, exigem uma base de habilidades digitais. Isso significa que mesmo quem quer trabalhar fora da área de TI deve trabalhar essas habilidades difíceis, melhorando sua relação com as novas tecnologias: em termos de seleção de pessoal, na verdade, uma competência digital adicional (como a capacidade de usar um determinado programa ou linguagem de programação) pode fazer a diferença.

Além disso, o mesmo argumento das competências digitais também se aplica ao conhecimento de línguas estrangeiras. Por exemplo, um bom conhecimento de inglês é exigido em quase todos os anúncios de emprego, e as empresas que exigem o conhecimento de uma segunda língua estrangeira, como espanhol, alemão, francês ou japonês, estão aumentando a cada ano.

Por isso, quem procura um novo emprego e quer melhorar a sua carreira profissional deve pensar tanto em melhorar o nível de inglês como em aprender uma nova língua. Além disso, um curriculum vitae mal estruturado, pouco claro ou errado só pode comprometer seriamente a procura de emprego.

É por isso que é essencial trabalhar no seu currículo e atualizá-lo continuamente, possivelmente adaptando-o para fornecer a informação certa ao potencial empregador de vez em quando. O CV perfeito não é muito curto nem muito longo, é gramaticalmente perfeito e mostra todos os pontos fortes do candidato. Desse modo, não raro, quando procura um novo emprego, concentra-se nas competências difíceis.

Os recrutadores, no entanto, também atribuem grande importância às competências sociais e, portanto, às competências transversais que são parcialmente inatas, mas também podem ser melhoradas. Por isso, quem procura um novo emprego deve esforçar-se por trazer à tona habilidades novas como a capacidade de trabalhar sob stress, o de trabalhar em equipa, a resiliência, etc., também em função do tipo de emprego pretendido.

Como consultar PIS

Caso não tenha sua carteira de trabalho em mãos, consulte seu PIS online de forma rápida e fácil:

  • Entre no MEU INSS;
  • Clique em entrar;
  • Faça o seu cadastro (caso não tenha) utilizando o CPF, nome, data de nascimento, e-mail, celular, estado e nome da mãe. Basta preencher os campos, com CPF, data de nascimento, estado e nome da mãe.
  • Após o cadastro, escreva o seu CPF e senha;
  • Efetue o login e consulte o seu PIS online.

Leia outros artigos sobre PIS no nosso site.

Até logo!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.