Como entrar em contato com o INSS?

Você sabe como entrar em contato com o INSS? Então saiba que o telefone, o aplicativo e o site são os seus canais exclusivos para que você possa buscar por atendimento e tirar suas dúvidas.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), um órgão público responsável pelo pagamento da aposentadoria e outros benefícios para os cidadãos.

O pagamento a este órgão está presente no holerite e também na folha de contribuição do MEI.

Então, para que você conheça mais sobre o INSS, separamos a seguir informações valiosas sobre como este órgão funciona e também o que você precisa fazer para entrar em contato com ele. Veja também outras informações pertinentes ao tema a seguir.

Como entrar em contato com o INSS?

Desde março de 2021, o INSS não está mais realizando plantões de dúvidas em suas agências. Afinal, devido a pandemia, muitos canais de atendimento sofreram alterações para que não houvesse o atendimento presencial.

Como todos os seus clientes já se adequaram à nova realidade, este órgão decidiu manter o atendimento através do telefone, site e e-mail.

Você também pode solicitar o atendimento através do canal Meu INSS, que pode ser feito tanto pelo aplicativo como também pelo site.

Para que você possa ter atendimento deste órgão através do telefone, basta discar para o número de telefone 135.

A fim de facilitar ainda mais o atendimento, o Instituto Nacional do Seguro Social também possui uma assistente virtual chamada Helô que atende os trabalhadores através do chat online.

Então, para que você possa falar com a Helô, saiba que é preciso acessar a plataforma do Meu Inss através do site ou do seu app. Em seguida, basta clicar sobre a ilustração do chat, localizado no canto direito de sua tela, para que o atendimento seja iniciado.

Feito isso, a atendente virtual solicitará suas informações pessoais como nome completo e CPF para dar prosseguimento ao atendimento.

Como entrar em contato com o INSS pelo Meu INSS

Para que você possa realizar acesso ao portal do Meu INSS, saiba que é preciso de um cadastro. Este cadastro você pode fazer através do site acesso.gov.br.

A mudança sobre como entrar em contato com o INSS se deu pelo governo com a ideia de realizar a unificação dos logins e também de seus portais. Dessa forma, tudo fica mais facilitado tanto para eles, como também para os usuários que estão buscando os serviços públicos pela internet.

Então, saiba também que a senha inicial do portal do Meu INSS pode ser adquirira através do site de alguns bancos, sendo eles:

  • Sicredi;
  • Banco do Brasil;
  • Caixa Economica Federal;
  • Itaú;
  • Banrisul;
  • Santander;
  • Bradesco;
  • Mercantil do Brasil;
  • Sicoob.

Mas caso você prefira, você também pode obtê-la através das agências de atendimento do próprio INSS.

Contudo, caso você, o contribuinte queira tirar dúvidas referentes aos serviços e benefícios, basta ligar para o telefone do 135.

Dados solicitados para acesso

Assim que você acessar a plataforma, logo na página principal, será solicitado para que você realize o login ou se cadastre, caso ainda não tenha um cadastro no portal. Contudo, saiba que nem todos os serviços desta plataforma necessitam de um login.

Dessa forma, por exemplo, os agendamentos não necessitam de um cadastro. Contudo, caso queira realizar o cadastro mesmo assim, basta preencher os seus dados pessoais e inserir um email e uma senha para acesso.

Requerimentos

Assim que você estiver logado na plataforma, para fazer a solicitação de requerimentos, você precisará clicar sobre o campo de “Agendamentos ou Solicitações”.

Assim que você clicar sobre ela, aparecerá uma página com todos os seus requerimentos.

Caso você não tenha nenhum, saiba que o portal irá apenas mostrar uma mensagem informando que “Nenhuma solicitação de atendimento foi encontrada”.

Então, para que você possa solicitar um pedido de agendamento da sua aposentadoria, por exemplo, será preciso que você clique sobre o botão “novo requerimento”.

Serviços

Quando você entra no portal para poder ter acesso aos serviços, eles são listados na tela. Assim, para que você possa fazer a solicitação da aposentadoria, por exemplo, basta clicar sobre a opção “Aposentadorias, CTC e Pecúlio”.

Em seguida, você precisará ler com bastante atenção os seus dados cadastrais da plataforma e também o seu contato. Confirmado as informações, clique para continuar.

Depois, a plataforma listará o mínimo necessário para que você possa fazer a solicitação e também digitalizar os seus documentos.

Depois, para que a perícia médica seja agendada, você deverá as opções entre:

  • Solicitar o benefício;
  • Solicitar a prorrogação; ou, ainda,
  • Acompanhar o resultado.

Escolhida a opção, basta preencher os dados referentes ao seu trabalho.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.