Como prorrogar o auxílio doença?

Você sabe como prorrogar o auxílio doença? Os segurados do INSS que estão entrando no pagamento do auxílio-doença podem solicitar o aumento do benefício antes de seu vencimento. Essa solicitação é possível para quem ainda não está recuperado da doença ou do acidente.

Ressalta-se que a solicitação dessa prorrogação pode ser feita online, através do site Meu INSS ou App, para isso é só acessar: https://meu.inss.gov.br/#/login. Considerando que, os usuários são adequados para ver o resultado do pedido na mesma plataforma.

O que é pagamento por doença?

O auxílio doença é concedido aos trabalhadores temporariamente impedidos de trabalhar por motivo de doença. A prova deve ser feita por meio de perícia médica. Já nesta época de 2021, existe a possibilidade de se obter o benefício sem realizar este procedimento.

Para ter direito ao auxílio-doença, o segurado também deve se portar mal com a carência de 12 benefícios anuais, mas há condicionantes que não comportam essa regra. Em relação aos trabalhadores da empresa, é necessário o desligamento por mais de 15 dias para que haja a habilitação para se candidatar ao benefício.

O fim do benefício ocorre quando o trabalhador se recupera, quando ocorre seu retorno ao trabalho ou o falecimento do segurado.

Como funciona para prorrogar o auxílio doença?

O segurado que atingiu o subsídio de doença pode requerer a prorrogação do benefício caso se considere inapto para regressar ao trabalho no final do período inicialmente previsto. Isso tudo pode ser feito nos últimos quinze dias do benefício, pela Central 135 ou através da plataforma Meu INSS.

Ainda assim, o segurado pode pedir recurso à Junta de Recursos, caso perca o prazo para solicitar a prorrogação e não concorde com o término do benefício. O prazo para isso é de até 30 dias, contados a partir da data em que você vier a apreensivo da decisão do INSS.

Além do que, o trabalhador precisa passar por um novo exame médico para poder confirmar que necessita de prorrogação do benefício. No dia indicado para o procedimento, o cidadão deve apresentar documento de identificação sancionado com impressão e atestado médico referente à doença ou lesão.

Da mesma forma, nas situações em que a mão não possa comparecer ao exame médico que constou da lista, poderá solicitar o registo no prazo de sete dias. Só é possível se cadastrar, anteriormente, no órgão indicado no primeiro cronograma de prorrogação de auxílio-doença.

Como fazer a solicitação para prorrogar o auxílio-doença?

Portanto, para solicitar a prorrogação do auxílio-doença pela Internet, o segurado deve entrar no site ou no Meu INSS e efetuar o login com CPF e senha. No caso de ser a primeira vez que esteja acessando é necessário fazer um cadastro. No início da página da plataforma, é só digitar “Agendar Perícia” no campo de busca e clique neste serviço.

O próximo passo é clicar na opção “Perícia de Prorrogação”. Ao fazê-lo, aparecerá a seguinte informação “Serviço para realização de exame médico de pedidos de prorrogação de prestações por invalidez”. Para isso, o segurado deve clicar em “Selecionar”.

Na tela seguinte, o trabalhador deve indicar seu telefone fixo ou celular para fazer a operação. Bem como o seu Número de Benefício, que identifica os prejuízos do subsídio de doença. Para continuar o pedido, basta clicar em “Avançar”.

O segurado deve, ainda, dar continuidade ao procedimento de solicitação de prorrogação do auxílio-doença, eleger o INSS e o tempo de serviço. No dia do exame médico de extensão, o segurado deverá trazer documentos médicos em dia com informações sobre o seu tratamento, bem como instrumentos, exames e laudos.

Como consultar o resultado do pedido de prorrogação do auxílio-doença?

Depois que fizer o exame com o médico, o segurado pode ver se foi aprovada a prorrogação, marcando uma nova consulta no site Meu INSS. Para isso, é preciso fazer o login e depois clicar no serviço “Resultados de benefícios por invalidez” no início da página.

Na tela seguinte, clique no status do benefício, o trabalhador poderá fazer o download do documento de comunicação da decisão se pedido. Se o pedido foi concedido, significa que foi aprovada a prorrogação do subsídio de doença. Se o resultado for rejeição, significa que a solicitação não foi aprovada.

O que fazer quando a prorrogação é negada pelo INSS?

Tendo seu pedido de prorrogação do auxílio-doença indeferido pelo INSS, o segurado tem a faculdade de interpor recurso executivo. Essa opção pode ser feita na Câmara de Recursos do Conselho de Recursos da Previdência Social no prazo de 30 dias a partir do indeferimento da prorrogação.

Para isso, você pode entrar no Meu INSS e escolher o serviço “Recurso Ordinário – Atendimento à Distância”. Após o preenchimento dos dados solicitados e o preenchimento do recurso, o trabalhador estará apto a acompanhar o andamento do pedido na opção “Horários / Pedidos” da operação.

Nos casos em que for necessário o apoio presencial, o segurado será notificado.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.