Como empreender na área de informática

Saber como empreender na área de informática, seja a informática avançada, seja a mais simples, é importante para todo empreendedor que está mais ligado na área digital, tem conhecimentos informáticos e quer colocá-los em prática para aproveitar um momento de transformação completo em nossa economia e mercado de trabalho. Afinal de contas, vivemos uma era de grande transformação.

Para se ter uma ideia do impacto da tecnologia no mundo atual, podemos constatar que o Brasil vive um paradoxo. Ao mesmo tempo em que temos milhões de desempregados no país, também temos milhares de vagas que não conseguem ser ocupadas por causa de falta de qualificação na sociedade. A maior parte dessas vagas é ligada a área informática. Ou seja, o setor é um dos que tem maior potencial de crescimento no Brasil (e receberá uma grande onda de mão de obra qualificada no futuro próximo, já que muita gente está estudando hoje para aproveitar essas vagas amanhã).

Portanto, essa é uma ótima hora para aprender como empreender na área de informática. Siga a leitura para saber mais sobre o assunto!

Como empreender na área de informática em 5 dicas

1. Entenda o movimento do mercado

O primeiro ponto para conseguir empreender na área de informática é entender o movimento do mercado. Por exemplo, veja as pessoas que criaram empresas de assistência técnica focada em PCs nos anos 2000. Elas podem ter entendido a demanda de curto prazo do mercado, mas não a de médio e longo prazo: hoje em dia, 20 anos depois, poucas pessoas têm PCs em casa, com a maioria usando notebooks e celulares.

Por isso, é vital compreender quais são as tendências de curto, médio e longo prazo dentro da área da informática e usar esse conhecimento apropriadamente. Sua empresa não deve apenas se encaixar nas tendências de curto prazo, mas também nas de médio e longo prazo. Isso permitirá que o seu negócio possa ter uma vida longa mesmo com a volatilidade da área da informática.

2. Compreenda como montar um modelo de negócios

Você pode ser o melhor programador do Universo, isso não significa que a sua empresa de informática terá sucesso. Para conseguir ter uma empresa lucrativa e duradoura, você deve elaborar um modelo de negócios focado em ter esse sucesso.

Para isso, precisará entender como criar um bom modelo de negócios e o que isso significa na prática. Um exemplo: você sabia que a Uber dá prejuízos bilionários todos os anos? A razão é simples de entender: toda startup é focada em investir pesadamente em conquistar uma fatia grande do mercado. Isso traz muito prejuízo no curto prazo, mas mantém a sua viabilidade e sucesso no médio e longo prazo.

Empresas que não conseguem fazer isso, fracassam. Se você vai empreender na área de tecnologia, provavelmente precisará pensar nesse tipo de estratégia.

3. Cumpra os básicos da burocracia

Além de pensar em um bom modelo de negócios, você precisará cumprir os básicos da burocracia para empreender: abrir CNPJ, ir na Junta Comercial, etc.

Para agilizar, uma ótima ideia é contratar um escritório de contabilidade. Eles são especializados em abrir empresas e podem ajudar você a tirar esse sonho do papel em pouquíssimos passos.

Além disso, um bom escritório de contabilidade pode configurar a sua empresa da melhor maneira possível, garantindo que você pagará a menor quantidade possível de impostos de maneira legal, reduzindo os seus custos operacionais.

4. Comece a avançar seu protótipo

Depois de tudo certo na parte burocrática, você precisará avançar o seu protótipo informático. Afinal, seja na área de produtos, seja na área de serviços, você precisará de um protótipo do que os seus consumidores vão contratar ou comprar.

Portanto, avance nesse desenvolvimento (seja um software, seja um serviço) para poder testar, qualificar e formalizar o que você tiver para oferecer ao mercado. Isso será vital para entender quais os limites da sua empresa.

5. Encontre os parceiros certos

Por fim, entenda que nenhuma empresa cresce sem parceiros, seja na área do marketing, seja em qualquer outra (fornecedores, contadores, etc.). Portanto, foque em encontrar aqueles parceiros que ajudarão a crescer a sua empresa e melhorarão o seu negócio.

É importante que os seus parceiros não só sejam capazes de suprir certas demandas suas, como também compartilhem da sua ideologia e da sua visão de vida e de negócio. Isso ajudará a tornar a sintonia entre vocês mais afinada e o seu negócio poderá prosperar por causa disso.

Pronto! Agora que você viu como empreender na área de informática, pode colocar esse conhecimento em prática para evoluir cada vez mais e conseguir otimizar o seu trabalho, criando uma empresa de sucesso no longo prazo. Lembre-se de que o setor de informática exige inovação, empreendedorismo e dinamismo, então esses são valores importantes a cultivar na sua empresa.

Gostou do conteúdo? Então comente abaixo com a sua opinião sobre o assunto!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.