Como fazer da sua MEI uma empresa de sucesso?

Você sabia que a MEI representa uma parcela significativa dos empreendedores brasileiros, mas como fazer da sua MEI uma empresa de sucesso?

Segundo matéria veiculada no portal G1, o Brasil bateu recorde de empresas em 2021, sendo que 80% delas são MEI.

A crise provocada pela pandemia de Covid fez com que milhões de pessoas perdessem seus empregos, tornando o empreendedorismo a única saída para a sobrevivência.

Não importa se você é empreendedor por opção ou necessidade, neste post, iremos abordar alguns pontos essenciais para que sua MEI seja uma empresa de sucesso. Confira!

Invista em Marketing Digital

Tenha em mente que a tecnologia é uma grande aliada de qualquer empresa, sem ela, fica mais difícil alcançar seus objetivos.

O Marketing Digital auxilia muito na divulgação de uma empresa, sem falar que a presença digital no cenário pós pandemia é obrigatória diante da mudança de comportamento do consumidor.

As redes sociais como Facebook e Instagram ajudam muito no início, para estabelecer o primeiro contato com o seu público-alvo.

No entanto, ter um site oferece muito mais chances de resultado na sua estratégia de Marketing Digital, usando por exemplo Google como aliado, ou seja, quando as pessoas procurarem na Internet pelo produto ou serviço que você oferece, encontrarão o seu site.

O chamado Inbound Marketing é a melhor forma de encontrado nos motores de busca e para isso é preciso ter autoridade e trabalhar as técnicas de SEO.

Com um site, é possível produzir conteúdo de qualidade e inserir esse conteúdo na área de Blog do site de maneira que o seu potencial cliente o encontre quando realizar uma busca pelo seu produto ou serviço no Google, por exemplo: Como criar campanha Google Ads.

Isso é possível graças a uma técnica de escrita para Internet chamada SEO, que é a sigla em inglês para Search Engine Optimization.

Com essa técnica de escrita é possível fazer com que a sua página de Blog seja encontrada nos motores de busca, como o Google ou Bing conforme as palavras-chave utilizadas por quem está realizando a pesquisa online.

Em outras palavras, as empresas de SEO otimizam o posicionamento do site do seu negócio na Internet, fazendo com que ele apareça logo entre os primeiros resultados.

Assim, ao produzir conteúdo relevante para o seu público alvo, usando as palavras-chave certas, potencial o cliente irá encontrar mais facilmente sua empresa na Internet.

Isso significa que mais clientes conhecerão a sua empresa e comprarão seus produtos e serviços.

Além disso, as vendas por e-commerce já representam uma fatia significativa de vendas da maioria das empresas, com crescimento em torno de 75% em 2020, segundo dados do Sebrae.

Faça um Planejamento Empresarial

O planejamento é essencial para qualquer empresa, e não poderia ser diferente com a MEI.

Você já parou para pensar que mesmo sendo um negócio pequeno, uma MEI necessita da mesma organização de uma empresa grande?

Você precisa conhecer a fundo o seu negócio para identificar riscos e oportunidades, e assim gerar mais vendas.

Entenda profundamente sobre quem é o seu cliente, seus concorrentes e também sobre as novas tendências do mercado.

Esse diagnóstico inicial é fundamental para definir como e quanto cobrar pelo seu trabalho e a forma de precificação do seu trabalho, se por hora, por projeto, por serviço etc.

Procure sempre obter um feedback sincero dos seus clientes isso vai te ajudar a decidir para onde direcionar os investimentos, se em novidades ou retomar algum produto ou serviço anterior.

Em outras palavras, comece entendendo o comportamento do mercado, traçando o perfil da sua persona, o valor que as pessoas estão dispostas a pagar pelo que você oferece e como sua empresa chegará a esse público-alvo.

As respostas a essas perguntas precisam estar claras para direcionar suas ações e o investimento do capital que você dispõe para começar a operar.

A partir dessa ideia de negócio inicial, trace metas claras e objetivas utilizando o sistema SMART, com descrição detalhada de prazos e demais informações que definem como será o cumprimento das metas.

Não se esqueça de definir os indicadores que irão mostrar se você está ou não no caminho certo para atingir suas metas.

Além disso, o controle financeiro e contábil não pode faltar na sua MEI, é preciso ainda mapear custos fixos, realizar uma precificação adequada e monitorar o fluxo de caixa.

Não há como uma empresa ser bem-sucedida sem saber ao certo a quantidade de dinheiro que entra e sai, não é mesmo?

Em 2022 há previsão ainda não confirmada de aumento do limite do faturamento anual do MEI para 130 mil reais por ano, isso facilitará a permanência no formato.

Registre a marca da sua MEI

O registro da marca contribui para a valorização de qualquer negócio independentemente do porte ou segmento.

Considere fortemente a ideia de investir em uma identidade visual criativa e inovadora, crie uma logomarca e providencia o registro junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

Embora essa ação implique custos, essa é uma forma de se diferenciar no mercado e ir agregando valor à empresa.

Você sabia que a marca de algumas empresas é mais valiosa do que todos os bens (ativo empresarial) juntos? Sim, é o caso da Coca Cola, Nike, e tantas outras.

Quanto mais organizada for sua MEI mais promissora ela será, e isso facilita também a transformação dela em uma Sociedade Unipessoal, quando os negócios crescerem.

Além disso, o registro da marca da empresa evita que outras pessoas copiem e usem a sua ideia sem a sua autorização.

Imagine a seguinte situação: Você começa a empreender, planeja tudo, investe dinheiro, pensa num nome criativo, adota uma identidade visual nas redes sociais e quando tudo está fluindo bem, alguém rouba a sua ideia e registra em nome dela.

Você não quer isso certo? Por isso, pense sempre na valorização da sua empresa e na exclusividade e diferenciais daquilo que você oferece, pense no futuro do seu negócio!

Use a criatividade, torne a sua MEI exclusiva e crie uma identidade visual e uma marca própria registrada, isso vai te ajudar a mostrar seu diferencial para o mercado.

Tome todas as ações possíveis para proteger o seu negócio e fazê-lo crescer, desenvolva uma mentalidade e um comportamento empreendedor!

Conclusão

Como os custos para manter a MEI são baixos, sobra mais capital para investir na sua estratégia de crescimento, para isso alguns fatores como organização, planejamento e persistência são fundamentais.

A estratégia de Marketing Digital é parte fundamental da estratégia de crescimento, por isso considere investir em um site profissional ou e-commerce para aumentar suas vendas e seus lucros mais rapidamente!

O termo “mais rapidamente”, não significa de imediato, mas quer dizer que não se pode perder tempo, a concorrência tem investido pesado em diversos nichos, negócios diferenciados e a sua empresa não pode ficar de fora.

Nem sempre podemos ter a maior fatia de bolo do mercado, mas com a estratégia certa, os esforços podem ser menores e mais acertivos.

Embora existam muitos vídeos e informações na internet, o ideal é contratar uma agência de marketing digital com referência no mercado, para que o seu investimento e tempo não sejam perdidos.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco! Comente e compartilhe essas informações!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.