O que é nome fantasia MEI?

Você sabe o que é nome fantasia MEI? Bom, isso nada mais é do que a designação pública do título da empresa. Ou seja, esse é nada mais nada menos que o nome da marca, ou nome de fachada/comercial. As pessoas vão te conhecer pelo nome fantasia.

É bom destacar que essa denominação é diferente da razão social, por exemplo. Para evitar trocas e explicar mais a fundo sobre o que é nome fantasia MEI, continue lendo o nosso artigo.

O que é nome fantasia MEI?

Quando chega o momento de fazer a abertura de uma empresa, o MEI tem que possuir muitas informações sobre ela para fornecer ao estado. Depois de definir a razão social, é necessário incluir também o nome fantasia da empresa. Portanto, quando perguntarem o que é nome fantasia MEI, saiba que esse é o nome comercial da sua empresa, o nome pelo qual ela é memorizada e conhecida pelas pessoas.

O nome fantasia MEI também pode ser chamado de nome de fachada, nome de marca ou de nome comercial. O registro da marca da empresa, ou a patente, é possível alterar com maior facilidade. Esse registro é incluído no momento do registro da empresa ou até mesmo depois usando o certificado digital.

Como escolher um nome fantasia?

Agora que você já sabe o que é nome fantasia MEI, chegou o momento de escolher esse nome. E olha, essa é com certeza uma das decisões mais difíceis e importantes para uma empresa. Portanto, decidir o nome fantasia precisa ser algo planejado.

É necessário considerar certos aspectos, como chamar atenção do público, despertar a curiosidade e o interesse do mesmo, entre outras coisas. Ah, além disso é necessário saber alinhar o posicionamento de mercado junto a identidade visual. Confira mais algumas dicas que podem te ajudar com a escolha:

● Busque um nome simples e fácil de memorizar;

● Se destaque em relação aos concorrentes, seja facilmente escrito e pronunciável;

● Atraia a atenção transmitindo os valores da empresa e seus atributos;

● Evite os falsos cognatos e as interpretações negativas;

● Escolher nomes muitos pessoais podem dificultar a entrada de novos sócios;

● Pense grande: alguns nomes que incluem bairros ou cidades podem dificultar a expansão;

● Evite criar relações com tecnologias atuais ou gírias e expressões que percam o sentido no futuro;

● Confira a disponibilidade: verifique o nome em registros municipais e estaduais. Depois, pense na compra de domínio para o site e crie as páginas em redes sociais.

Todo esse processo de escolhas e definições envolve muitas pesquisas, temos conteúdos com dicas de nomes para empresas de acordo com seus segmentos ou nomes para empresas de tecnologia.

Outra ajuda para considerar na escolha é a consulta com um profissional da contabilidade. A experiência dele com outras empresas pode aumentar a eficácia e credibilidade do nome com os fornecedores, parceiros e clientes.

Qual a diferença entre razão social e nome fantasia?

Diferente da razão social, o nome fantasia é a marca que vai dar nome a sua empresa perante o público, ou seja, é como as pessoas vão conhecer a sua empresa. Mesmo podendo ser igual, o recomendado é que seja mais atrativo, pois o nome social vai ser a forma como os clientes vão se referir ao seu negócio.

É o nome que vai ser estampado em panfletos, nas redes sociais, no site e nas campanhas de publicidade e divulgação. Por outro lado, temos a razão social, que é o nome do registro da empresa. Ele também é conhecido como denominação social, nome comercial e firma empresarial. Essa razão social é destinada para as PJ, que consta nos documentos legais, nas escrituras e nos contratos.

Diferente do nome fantasia, a razão social é usada nos termos formais, representando o nascimento da empresa no Cartório ou na Junta Comercial. É composta por três pilares: identificação própria, ramo principal de atuação da empresa e enquadramento jurídico (LTDA, EIRELE, S/A e outros).

Podem existir empresas com o mesmo nome?

Bom, dentro do mesmo estado não pode existir duas empresas que possuam o mesmo nome comercial e que atuem no mesmo ramo de atividade. O motivo disso é que tanto o nome fantasia quanto a razão social possuem o registro nos órgãos não nacionais e estaduais.

Por isso, para garantir uma diferenciação é mais exclusividade para a sua empresa, é necessário registrar a sua marca, pois a mesma precisa ser a única em todo o Brasil. Como já mencionamos, a oficialização desse registro ocorre pelo INPI.

Como faço para saber o nome fantasia de uma empresa?

Caso a empresa desejada tenha uma alta relevância, basta fazer uma pesquisa simples na internet. Porém, outra opção é fazer uma consulta ao INPI. Os resultados da consulta vão mostrar as marcas que já foram registradas ou depositadas, ou que estão na fase de registro.

Uma outra forma de conferir é entrando no site da Junta Comercial de seu Estado e fazendo uma pesquisa para confirmar os dados da empresa, incluindo o nome fantasia desejado.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.