Quanto tempo de MEI para fazer empréstimo?

Quanto tempo de MEI para fazer empréstimo? Essa pergunta pode ser muito frequente para os trabalhadores informais que pretendem abrir a própria empresa. Afinal de contas, abrir e ter o negócio em dia não é nada fácil. É necessário ter bastante planejamento e foco para colocar tudo para funcionar tranquilo.

Essa necessidade é válida para todos os tipos de empresa, e independe do porte e da quantidade de pessoas que estão envolvidas.

Em certos momentos pode ser necessário solicitar um empréstimo, e aí que vem a pergunta: quanto tempo de MEI para fazer empréstimo? O MEI consegue empréstimo com facilidade? Vamos responder essas e outras perguntas ao longo do artigo, confira!

O que é MEI?

Microempreendedor Individual (MEI) é a categoria das empresas feitas para os trabalhadores autônomos, que costumam trabalhar em atividades que não são regulamentadas. Essa categoria passou a funcionar em 2009, mas surgiu através da Lei Complementar n°128.

Os MEIs são trabalhadores enquadrados no modelo simplificado do Simples Nacional. É por isso que, mesmo tendo CNPJ, eles conseguem ter benefícios parecidos com o regime CLT só pagando um pequeno valor fixo mensal.

Hoje em dia o MEI se tornou o tipo mais popular entre as empresas do Brasil. Já são contabilizados mais de 11 milhões de MEI registrados, segundo um estudo do Sebrae com os dados da Receita. Contendo tantas vantagens e sendo tão contemplado, muitos se interessam em abrir um MEI sem complicações.

Posso fazer empréstimo com o MEI?

Com certeza. Se você trabalha como MEI e tem que fazer investimentos para expandir o seu negócio, você tem a opção de realizar empréstimos com as taxas de juros mais baixas. Seja por falta de crédito ou até mesmo por não ter uma organização financeira, diversos empreendedores procuram a opção de empréstimos para MEI.

Ainda que se pareça com o crédito tradicional, esse estilo de empréstimo contém uma série de características distintas. O profissional que atua somente como MEI possui poucos meios para provar a sua renda e isso acaba o impedindo de possuir acesso ao empréstimo convencional. Por isso que muitas procuram o empréstimo pessoal.

Para conseguir o empréstimo MEI, o profissional precisa apresentar o seu extrato do banco referente aos últimos 90 dias, indicando dessa forma a sua renda. Porém, caso o empreendedor faça isso, não fará o empréstimo em nome do CNPJ ativo, mas sim do CPF. Isso quer dizer que a conta-corrente utilizada vai ser física e não jurídica.

Como funciona empréstimo para MEI?

Para entrar com o pedido de empréstimo, o MEI tem que apresentar os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência, certificado MEI, plano de investimento (ou documento que informe o uso desse dinheiro) e os comprovantes de renda pessoal e comprovante de renda da empresa.

Vale destacar que, geralmente, as taxas de juros dos empréstimos são menores para microempreendedores. No entanto, é importante lembrar que cada banco vai ter as suas próprias regras e isso acaba interferindo no CET (Custo Efetivo Total) do empréstimo.

Quem pode solicitar um empréstimo para MEI?

Essa é uma dúvida muito comum. Em teoria, qualquer pessoa pode solicitar empréstimo, pois é necessário apenas estar dentro dos critérios impostos pelo banco ou pela instituição de empréstimo que a pessoa deseja. Porém, no caso do MEI, é permitido apenas os profissionais que têm CNPJ ativo para poder fazer a solicitação.

Portanto, se você é autônomo e ainda não se formalizou, entre no Portal do Empreendedor e procure imediatamente legalizar a sua situação se tornando um microempreendedor individual.

Como conseguir um empréstimo?

Várias instituições financeiras oferecem crédito para MEI. A Caixa Econômica, o BNDES, Banco do Brasil e outros bancos são algumas das organizações brasileiras que possuem crédito para microempreendedores individuais (MEI).

Vale dar um destaque ainda que vários bancos têm ofertas de linhas de créditos mais específicas para as pessoas que desejam comprar equipamentos de trabalho, outro segmento direcionado para quem quer pagar as dívidas, etc.

Portanto, se você está precisando de empréstimo, é MEI e não sabe para quem recorrer, procure uma das instituições de confiança e tente solicitar um crédito especial para sair do sufoco ou para investir. Independente do direcionamento do empréstimo, vai ter opção disponível para você.

Documentos necessários para solicitar crédito para MEI

Para solicitar o empréstimo para MEI, é necessário seguir os requisitos:

● Plano de investimento: criar um documento com os motivos e razões para a solicitação do crédito, assim como o planejamento de onde será aplicado o investimento.

● Documentação: cada banco exige uma lista específica de documentos. Mas, no geral, o empreendedor precisa levar o RG, CPF, comprovante de residência e o Certificado do MEI.

● Comprovante de renda: para isso, o empreendedor deve ter os comprovantes de renda de pessoa física e jurídica. Através disso, o banco terá a compreensão do seu perfil financeiro, assim como o compromisso com os pagamentos.




Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.