5 profissões para quem ama tecnologia

A busca por profissionais de tecnologia aumentou mais de 670% só em 2020. E a tendência é que esse número aumente nos próximos anos. Se você é apaixonado por tecnologia e tem interesse em atuar na área, continue lendo este artigo.

Separamos diversas profissões para quem pretende trabalhar na área, destacando os pontos mais importantes de cada segmento. Acompanhe! 

Quais são as profissões mais indicadas para quem ama tecnologia? 

A partir de agora, conheça quais são as profissões mais indicadas para as pessoas que gostam de tecnologia. Explicaremos como funciona, as características, pontos positivos, entre outras questões. 

1- Arquiteto de redes 

Trata-se de um profissional que tem como missão criar e administrar redes como intranets organizacionais e infra estruturas que estão montadas na nuvem. 

O profissional é responsável ainda por monitorar as tendências a serem implementadas nas redes de computadores e comunicação de dados. 

Quem trabalha nessa área também elabora o orçamento e cuida da implementação de sistemas e redes. Aliás, é fundamental deixar claro que as demandas diárias exigem um conhecimento profundo de sistemas. Então, ter paixão pelos estudos é primordial. 

2- Ciência de dados 

Com a quantidade de dados disponíveis no mundo online, descobrir como utilizá-los e interpretá-los é uma atividade cada vez mais importante nas empresas. Diante desse cenário, o cientista de dados se transformou em uma das principais carreiras do mercado de tecnologia. 

Uma das principais vantagens dessa área é que o campo é bastante flexível e contém várias atividades em que o profissional pode atuar. As demandas variam conforme a indústria, o negócio e o segmento em que o cientista desempenha as suas atividades. 

Geralmente, o cientista tem como missão construir uma base sólida de dados para desenvolver análises profundas, o que pode ser executado por diversos processos. Com os dados em mãos, as empresas conseguem compreender o negócio e os clientes com mais clareza, garantindo tomadas de decisões assertivas. 

Veja abaixo quais são as instituições que mais contratam cientista de dados.

  • Fornecedoras de soluções de tecnologia; 
  • Instituições financeiras;
  • Instituto de pesquisa;
  • Internet;
  • E-commerce;
  • Entre outros. 

Para atuar nessa área, é importante ser formado em computação, estatística, engenharia, matemática ou física. 

3- Computação 

Basta analisar os processos seletivos das faculdades para perceber que os cursos de ciências e engenharia da computação são graduações bastante concorridas pelos estudantes. 

Isso porque, os profissionais de computação são muito solicitados por empresas de vários setores e por isso é uma das principais áreas em tecnologia. 

Você pode atuar em várias frentes, entre as quais: implementação e manutenção de redes, segurança de dados, desenvolvimento de produtos e análise de sistemas. 

4- Desenvolvedor Mobile 

À medida que smartphones e tablets crescem em nosso país, o segmento de desenvolvimento mobile se desenvolve no mercado. Nessa área, a criação de aplicativos é um dos principais destaques. 

Para ter sucesso no mercado, é fundamental pensar nas necessidades e experiência dos usuários. 

Sem dúvidas, é um ótimo momento para investir em desenvolvimento de aplicativos. Afinal, as companhias têm apostado nos aplicativos para se aproximar do público, garantindo um diferencial competitivo no mercado. 

5- Gestão de Tecnologia da Informação

Conhecida também como Gestão de TI, o profissional dessa área é responsável pelo gerenciamento de hardwares e softwares, além de ajudar na organização. 

Nesta posição, o gestor tem como foco otimizar os processos para facilitar a rotina dos colaboradores. Veja abaixo quais são as atividades mais comuns para esses profissionais. 

  • Definir regras para utilização correta de sistemas; 
  • Controlar serviços de sistemas operacionais e de banco de dados de empresas; 
  • Diminuir impactos na área de tecnologia da informação;
  • Conduzir os recursos humanos conectados aos setores de TI nas empresas; 
  • Monitorar a rotina dos membros do time e administrar a infraestrutura física e lógica de todos os locais informatizados. 

Após descobrir quais são as profissões para quem ama tecnologia, siga-nos nas redes sociais e conheça outras dicas importantes para a sua carreira. Para mais dicas sobre tecnologia e finanças conheça o portal Financial Move

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.