Como se tornar um especialista na sua área?

Você sabe como se tornar um especialista na sua área? Se não, é hora de começar a aprender. Afinal de contas, a especialização constante é uma característica do mercado de trabalho atual, especialmente em áreas como a de tecnologia, onde não basta mais ter um certificado de curso de informática, mas sim um currículo com constantes atualizações e preparos.

Uma das vantagens de se tornar um especialista em sua área é o fato de ter um posicionamento de mercado muito mais forte do que o de outros concorrentes. Ainda que profissionais mais completos e versáteis sejam necessários (os chamados “Profissionais redondos”, que atuam de maneira mais flexível), o fato é que os profissionais “agudos” (aqueles que são altamente especializados em uma área) são os que têm melhores salários e mais estabilidade, pois são mais difíceis de serem substituídos.

Quer aprender como se tornar um especialista na sua área? Então siga a leitura do artigo abaixo para aprender!

Como se tornar um especialista na sua área: 5 passos

1. Estude a viabilidade

O primeiro passo para se tornar um especialista em qualquer área é estudar a viabilidade dessa empreitada. Afinal de contas, pode ser que não seja possível ou vantajoso se especializar em determinados segmentos.

Por exemplo, suponha que você seja um tradutor e queira se especializar em um idioma específico da Sibéria, o Tofa. Esse idioma é falado por apenas 30 pessoas hoje em dia e é muito interessante, tendo termos específicos para designar o quão fácil é montar uma rena, por exemplo.

No entanto, por mais interessante que seja, não é viável aprender o Tofa: em primeiro lugar, não há professores. Em segundo, não há demanda na área de tradução para esse idioma, não será um diferencial de trabalho.

É logicamente mais vantajoso se especializar em idiomas como o Francês, Japonês, Mandarim ou outro da lista de mais falados, pois será mais fácil dominar o conteúdo e haverá demanda para o trabalho.

Esse é o tipo de pensamento que você deve ter: é possível se especializar nessa área no Brasil? Se sim, há demanda para ela no seu trabalho? Se a resposta for “sim” para ambas, então o projeto é viável.

2. Faça um roadmap com habilidades e certificados

Se a sua especialização for viável, o próximo passo é trabalhar em um roadmap que estabeleça quais são as habilidades e certificados que você precisa ter para ser um especialista no segmento.

Vamos supor que você queira ser um Analista de Dados especializado em Marketing Digital. O que é necessário para isso?

Em primeiro lugar, é vital dominar a Análise de Dados, que inclui conhecimentos de Programação, Estatística e Matemática. Depois, é vital dominar o Marketing Digital. Por fim, combinar os dois conhecimentos em um projeto prático.

Sabendo disso, você pode montar um mapa que vai explicar cada passo do caminho: onde você vai aprender Matemática? Quais os conhecimentos da Matemática que precisará? E Programação? Qual linguagem?

Isso guiará o seu aprendizado e tornará mais fácil ser um especialista na área que você deseja.

3. Trace um plano para obter conhecimentos

O próximo passo é trabalhar em um plano para obter os conhecimentos que você precisa. Suponha que você pegou esse roadmap para ser Analista de Dados no Marketing Digital e você já é um Analista de Dados. Então o que falta? O Marketing Digital!

O passo seguinte seria, portanto, fazer um curso de Marketing Digital, especialmente um alinhado já com a Análise de Dados. E como você pode obter esse curso? Onde estudar? Qual certificado você vai precisar?

Ao responder isso, você saberá o que fazer a seguir. Depois de obter esse conhecimento, avance para o próximo no seu roadmap até concluir o caminho designado.

4. Crie reputação interna no mercado

Enquanto você está treinando e estudando para ser um especialista, que tal começar a desenvolver a sua reputação no mercado? Afinal de contas, um especialista não é só alguém que sabe, mas sim alguém que as pessoas reconhecem como autoridade.

Para isso, trabalhe com Marketing Pessoal, publique artigos e conteúdos, divulgue seus conhecimentos e tenha uma estratégia para participar de podcasts, vídeos e matérias na imprensa.

Assim, você será conhecido como um especialista no setor e isso abrirá muitas portas no curto, médio e longo prazo.

5. Invista em avançar a sua área

Por fim, não se limite a absorver conhecimentos, crie os seus também. Avance a sua área um pouquinho de cada vez! Uma empresa de transporte de veículos não pode apenas se limitar o que convém mas ir além, criando experimentos, pesquisas e desenvolva tecnologias. Esse é o último passo de ser um especialista: ser responsável por avançar o conhecimento que tínhamos antes.

Ao fazer isso, você se tornará realmente uma autoridade mesmo entre especialistas da área. 

Pronto! Agora que você entendeu como se tornar um especialista na sua área, o mais indicado é começar a trabalhar nesse projeto de auto-desenvolvimento. Lembre-se de que é vital, sim, ter conhecimentos amplos para ser alguém flexível na sua empresa, mas um ótimo nível de especialização pode desbloquear oportunidades que você não teria de outra forma.

Gostou do conteúdo? Então comente abaixo com a sua opinião e conte em qual área você gostaria de se especializar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.