Como tirar o PIS quem nunca trabalhou

Procurando a resposta sobre a pergunta sobre Como tirar o PIS quem nunca trabalhou? Então saiba que você chegou no lugar certo! Além de saber a resposta certa, você ainda terá acesso a outras informações.

Como é de sabedoria de todos, o número do PIS oferece diversas vantagens e benefícios ao trabalhador como o abono salarial e o saque antecipado do FGTS ou o saque de aniversário. Por isso, ter conhecimento deste número é fundamental.

Contudo, ele só é liberado para os profissionais que trabalham em uma empresa privada. Logo, se você está tendo o seu primeiro emprego, fique atento a estas informações que você verá aqui.

Portanto, se você começou agora a ser um trabalhador formal, não deixe de aprender sobre a importância de ter um cadastro no PIS, o Programa de Integração Social (PIS) mais importante na vida do trabalhador brasileiro.

Então, se você quer saber como tirar o PIS quem nunca trabalhou, quais são os seus benefícios, importância e outras informações sobre este assunto, continue aqui com a gente e saiba como ter a resposta a essas informações.

O que é PIS?

Para começar com este artigo, é fundamental que antes de tudo, você entenda o que é o PIS.

O PIS é a sigla para Programa de Integração Social. Ele foi criado pelo governo federal com o intuito de fazer com que o trabalhador da empresa privada passe a estar ainda mais conectado com o desenvolvimento de sua empresa. Dessa forma, ele pode ter acesso aos benefícios exclusivos que este programa oferece aos trabalhadores por lei.

Também vale ressaltar que é a Caixa Econômica Federal que possui a responsabilidade de realizar o pagamento do PIS, inclusive do abono salarial.

Importância do número do PIS

O PIS é um programa que dá acesso a diversos benefícios ao trabalhador. Por isso, é fundamental saber como tirar o PIS quem nunca trabalhou e está tendo a oportunidade de primeiro emprego agora.

Um dos principais benefícios deste programa, é o acesso ao FGTS e ao seguro desemprego. Além disso, há outros direitos listados como:

  • A participação do profissional sobre as receitas da empresa em que trabalha, assim como também em entidades e órgãos dos trabalhadores de classe privada e pública;
  • A prestação de informações para o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED);
  • O recolhimento de valores referentes ao FGTS;
  • O seguro desemprego; e
  • Os abonos.

Contudo, é de fundamental importância salientar que na hora do registro, o empregador deve verificar se o funcionário possui ou não o número do PIS cadastrado. Caso não haja, o empregador deverá criar um cadastro novo.

Como tirar o PIS quem nunca trabalhou?

Há duas maneiras de realizar o cadastro do PIS quem nunca trabalhou. Contudo, é importante saber que quem realiza este cadastro, não é o funcionário, mas sim a empresa que o contrata.

Então, ela pode realizar o cadastro através do CNS ou através do site do DATAPREV.

Como tirar o PIS quem nunca trabalhou através do CNS

A forma mais utilizada atualmente pelas empresas para realizar o cadastro do PIS é a plataforma da Conectividade Social (CNS).

Através dela, as empresas conseguem fazer cadastros em lote, podendo, assim, otimizar o tempo de cadastro de diversos funcionários. Além disso, ao se utilizar a plataforma da Conectividade Social, além da opção de cadastro do PIS, o empregado também terá acesso a:

  • Acompanhamento do FGTS de seus funcionários;
  • Consulta de depósitos recursais;
  • Consulta do CRF; e
  • Pode visualizar os mais variados relatórios que este sistema emite.

Como tirar o PIS quem nunca trabalhou através do DATAPREV

Também feito de maneira online, outra opção também utilizada pelas empresas é realizar o cadastro de maneira online através do portal do DATAPREV.

Seu cadastro é simples, sem nenhum tipo de segredo. Então, para isso, é só acessar o seu portal através do endereço eletrônico www.dataprev.gov.br e realizar o cadastro do funcionário.

Caso seja seu primeiro acesso, ao entrar no site, clique na opção para se inscrever e depois clique em “filiado”. Em seguida, uma nova página irá abrir e você deverá preencher todos os dados solicitados.

Por fim, clique em finalizar para que o número do cadastro no PIS seja gerado automaticamente.

Gostou deste conteúdo? Então não esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares que também precisam de maiores informações sobre a resposta à pergunta “como tirar o PIS quem nunca trabalhou”.

Mas, caso você ainda tenha alguma dúvida sobre este assunto, basta deixá-la aqui no comentário. Iremos responder assim que for possível. Agora, se você possui algum tipo de informação complementar, não deixe de compartilhar aqui também para ajudar mais trabalhadores como você! Estamos aguardando a sua mensagem.

Leia também

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.