5 Maneiras de aplicar a automação de marketing e otimizar o tempo

A automação se tornou uma pauta cada vez mais comum atualmente, tendo em vista que a tecnologia atual busca, cada vez mais, aprimorar as maneiras do ser humano lidar com seu dia-a-dia de forma mais prática e rápida, assim como lidar com suas atividades no espaço de trabalho. Portanto, a automação possui diversas categorias como residencial para o cotidiano, automação comercial para empresas e até a automação de marketing que é um conceito onde várias ferramentas estão a disposição das empresas que desejam inovar com esse conceito impressionante que auxilia na praticidade e facilidade de ações. A produtividade e economia de uma empresa ou agência focada ou não no marketing pode ter muitos benefícios de implementar a automação.

O público disponível na internet é imenso e as estratégias de marketing que podem te ajudar a atraí-los são inúmeras. Porém, realizar todas elas com primazia é um belo desafio tanto para os pequenos empreendedores quanto para as grandes corporações. Quem já ouviu falar sobre o marketing digital em específico com certeza tomou conhecimento do termo de automação de marketing. Muitos confundem o conceito com o processo realizado através do e-mail marketing, mas existem diferenças e vantagens vitais da automação de marketing que apenas sua prática pode oferecer.

A automação ajuda as empresas a atingirem potenciais clientes em grande escala, mas de forma personalizada para encaixar-se com cada necessidade. Saber mais sobre o assunto pode ser vital para empresas que visam se manter ligadas com estratégias de marketing para aumento de lucro e prospecção.

O que é automação de marketing?

A automação de marketing é uso de tecnologias para automatizar ações e processos, com o objetivo de aumentar a eficiência e a escalabilidade do marketing e, ao mesmo tempo, manter uma relação personalizada com cada lead ou cliente. Isso faz com que processos longos que muitas vezes necessitam de múltiplos profissionais leve muito menos tempo para ser feito através do uso de ferramentas específicas que ajudam uma equipe de marketing digital a se tornar muito mais produtivos.

O disparo de e-mail, uso de chatbots para atendimento ao cliente, agendamento de posts nas redes sociais e outras atividades são alguns exemplos básicos de automação de marketing que muitas empresas escolhem apostar. A automação também pode ser feita por meio das interações automáticas nas redes sociais. Apesar de ser algo pouco recomendado, é uma maneira de alcançar um público de qualquer forma.

A automação é a automatização de todo o processo de marketing por meio de workflows, que ativam uma tarefa após a outra automaticamente, sem a necessidade de ações manuais. Ela normalmente se liga ao inbound marketing, pois é capaz de gerar leads automaticamente.

Quais as diferenças da automação de marketing vs. e-mail marketing?

Muitos não compreendem que a automação de marketing não deve ser vista como a mesma ação apresentada pelo e-mail marketing. Enquanto o disparo automatizado de e-mails é possível através da automação, é preciso notar que existem algumas diferenças vitais entre essas ações.

A automação de marketing representa todo o conjunto de interações automatizadas entre marca e consumidor, enquanto o email marketing se refere apenas a envios pontuais para o mailing. Além disso, os conceitos também possuem análise de métricas diferentes entre si.

Quais os benefícios da automação de marketing?

A automação de marketing possui muitos benefícios que devem ser notados, entre eles devemos apontar as seguintes vantagens:

  • Investir mais nas soluções da empresa e ter aumento de ticket médio;
  • Redução do ciclo de vendas;
  • Aumento de integração e entendimento entre times;
  • Aumento de produtividade e praticidade nos processos;
  • Maior chances de obter leads com sucesso.

Sendo assim, a automação é uma prática que apenas traz vantagens para uma empresa que resolve implementar ela. Para adicionar a automação dentro de um negócio, é preciso fazer o uso de ferramentas que são essenciais e que ajudam no processo. Entre essas estão 5 incríveis maneiras de implementar a automação em uma empresa, seja ela um criador de site profissional ou qualquer outra categoria.

5 ferramentas como maneira de aplicar a automação de marketing e otimizar o tempo

A otimização de tempo automaticamente significa poupar gastos, aumentar o lucro e a prospecção e alcançar ótimos resultados. Existem certas ferramentas que devem ser recomendadas na hora de aplicar a automação de marketing.

Hootsuite

O Hootsuite é uma ferramenta usada para gerenciar muitos canais de comunicação, como Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube, ótima para equipes.

AgoraPulse

Além de ser uma forma de automatizar processos, o AgoraPulse é uma ferramenta de agendamento e gerenciamento de atividades que qualquer equipe pode usar.

PostCron

Uma ferramenta para automação das publicações, gerenciamento de conteúdos de múltiplas contas e agendamento de posts.

Buffer

O Buffer é uma das ferramentas mais populares para o agendamento de postagens e análise de métricas em tempo real.

HubSpot Marketing Hub

A HubSpot é a melhor ferramenta de inbound marketing do mundo, sendo assim sua ferramenta de automação oferece recursos como acompanhamento real de resultados e integração do CRM com o HubSpot.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.