Como Cancelar CNPJ MEI

Você é mais uma pessoa que não precisa mais ser um microempreendedor? Então saiba que você chegou ao lugar certo para saber mais sobre como cancelar CNPJ MEI!

A categoria MEI é uma das mais procuradas na hora de realizar a abertura de uma empresa sem todo aquele processo burocrático. Por isso, na hora de fazer o seu encerramento, os processos também não são tão complicados.

Hoje, todos os procedimentos podem ser realizados de maneira online, otimizando tempo e facilitando questões burocráticas do processo.

Portanto, se você está em busca de maiores informações sobre como cancelar CNPJ MEI, saiba que você veio ao portal curto! Afinal, apenas aqui você encontra todas as informações sobre este mundo do microempreendedorismo.

Então, além de saber como fazer este encerramento sem nenhum problema, continue aqui com a gente e veja outras informações pertinentes ao tema. Confira a seguir e boa leitura!

Cancelar CNPJ MEI tem custo?

Essa é uma dúvida entre muitos microempreendedores. Afinal, algumas pessoas dizem que há taxas de multas quando se faz o cancelamento deste programa. Contudo, vale dizer que não há custo algum ao se cancelar o CNPJ MEI.

Agora, se o microempreendedor deixe de pagar uma parcela referente ao Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) ou não realizou a Declaração Anual Simplificada do Microempreendedor Individual (DAS MEI), saiba que será preciso fazer o acerto destas pendências para que você não fique na mira da receita federal.

Por onde realizar o cancelamento do CNPJ MEI?

Assim como vários processos do MEI, o cancelamento também pode ser feito através da internet sem nenhuma dificuldade. Afinal, o microempreendedor individual foi criado no ano de 2009 a fim de facilitar a vida daqueles que desejavam ter o seu próprio negócio livre de tantos processos burocráticos que inviabilizavam este processo.

Então, veja a seguir o que você precisa fazer para cancelar o CNPJ MEI através da internet, sem precisar sair de casa.

Como Cancelar CNPJ MEI

O cancelamento do CNPJ MEI pode ser feito a qualquer momento através da internet, sem nenhum tipo de burocracia ou taxa. O nome deste procedimento é “baixa do CNPJ” e deve ser realizado diretamente através do site do Portal do Empreendedor. A mesma plataforma utilizada para fazer a abertura do MEI.

Então, saiba que quando você faz o cancelamento da sua conta MEI, este processo é irreversível. Portanto, caso você queira voltar com o seu negócio futuramente, será preciso fazer um novo processo para uma nova abertura de microempresa com um número de CNPJ novo.

Mas saiba que isso não impede de você retornar ao programa MEI com a mesma categoria de serviço ou fazer qualquer outro tipo de abertura de empresa.

Passo a passo para cancelar CNPJ MEI

Assim, para que você possa realizar o cancelamento do CNPJ MEI através da internet, basta acessar o site do Portal do Empreendedor. Feito isso, escolha a opção “já sou MEI”.

Em seguida, na nova aba de opções, clique em “baixa da empresa” e depois novamente em “solicitar baixa”.

Feito este processo, o portal irá solicitar que você digite o número do seu CPF e a sua senha de acesso que está vinculado ao seu cadastro como microempreendedor individual. Insira-os.

O próximo passo é você digitar o número referente ao seu código de acesso ao Simples Nacional. Ao adicionar esta informação, o sistema irá, automaticamente, puxar os seus dados cadastrais pessoais e de sua empresa. Confira cada uma das informações emitidas na tela e atualize-as caso seja preciso.

Após as informações estarem atualizadas e corretas, marque a opção “declaração de baixa” e depois clique sobre o botão “continuar”.

Por fim, o sistema irá emitir o seu Certificado da Condição do Microempreendedor Individual (CCMEI) de baixa do CNPJ que fica disponível logo após a confirmação do cancelamento do seu MEI. Não se esqueça de guardar este documento de maneira digital ou impresso. Afinal, ele é a comprovação de que você encerrou as suas atividades como microempreendedor individual.

Viu só como cancelar CNPJ MEI é mais fácil do que parece?

E aí? Gostou dessas informações que passamos sobre como cancelar CNPJ MEI? Então esteja sempre conectado com a gente para saber tudo o que você precisa sobre a categoria de Microempreendedor Individual.

Mas agora, se você tem mais alguma dúvida sobre como cancelar CNPJ MEI de sua empresa, não hesite em deixar a sua dúvida aqui nos comentários. Iremos responder assim que possível. Mas, se você sabe outras maneiras de como realizar este fechamento, não deixe de mostrar a outros leitores! Até a próxima!

Leia também

Como Cancelar O Mei Gratuitamente

Porque o MEI não precisa de contador?

Saiba como funciona um registro de marca para MEI

Quanto custa para registrar um funcionário MEI?

Qual o valor da aposentadoria do MEI?

Qual a vantagem de ser MEI?

MEI tem que devolver auxílio emergencial?

Quem tem CNPJ pode abrir MEI?

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.