Como Fazer Declaração Anual MEI

Você já fez a sua Declaração Anual de Faturamento do Simples Nacional (DASN MEI)? Não? Então saiba que a não emissão deste documento pode acarretar sérios problemas para sua empresa e para você. Mas você sabe como fazer a declaração Anual MEI?

Esta é uma dúvida bem comum entre diversos microempreendedores. Mas fique tranquilo! Afinal, nós separamos dicas bem especiais para que você não tenha nenhum tipo de problema e consiga fazer a sua declaração.

Então continue aqui com a gente e veja a seguir como fazer a declaração anual MEI sem nenhuma dificuldade ou necessidade de contratar um contador. Confira a seguir.

DASN MEI atrasada: veja as consequências

Todo microempreendedor deve conhecer quais são as consequências ao não realizar a sua Declaração Anual de Faturamento do Simples Nacional (DASN MEI).

Sendo assim, dá só uma olhada nas consequências que você pode ter ao não emitir esta declaração no período correto. Lembrando que os problemas são causados tanto para o nome de sua empresa, como também para o seu! Confira só!

  • Suspensão do CNPJ;
  • Perdas de direitos sociais; e
  • Dívida passada para a pessoa física, em alguns casos.

Por isso, para evitar constrangimentos e dores de cabeça, procure realizar a sua DASN MEI dentro do prazo estipulado pela Receita Federal. Afinal, os impostos deixam de se tornar caros quanto se conhece as consequências por não andar nas regras de nosso país.

Como fazer declaração anual MEI

Fazer a sua declaração anual MEI é muito simples! O primeiro passo é acessar o site do Portal do Empreendedor e selecionar a opção “Declaração Anual DASN SIMEI.

Feito isso, você terá que preencher os dados pessoais de sua empresa como o número do CNPJ e digitar os caracteres alfanuméricos solicitados. Depois, você terá acesso a escolha entre dois tipos de declaração: a original e a retificadora.

Na opção “original”, você verá vários anos. Selecione sempre o ano anterior ao que estamos para realizar a declaração anual MEI.

O segundo passo consiste em inserir o valor do seu faturamento total anual no campo de “valor da receita bruta total”. No campo abaixo, você deverá inserir apenas o valor que corresponde a sua atividade de comércio, indústria e serviço de transporte intermunicipal e interestadual.

Feito isso, você poderá concluir a sua declaração. Imprima ou salve a sua versão digital da declaração anual MEI para utilizar quando for preciso apresentá-la.

Fique atento ao prazo de sua declaração anual MEI

Se você deixou passar a data limite para realizar a sua Declaração Anual de Faturamento do Simples Nacional, ou seja, ultrapassou a data de 31 de maio, saiba que para emitir a sua Declaração é o mesmo procedimento.

Contudo, você terá que pagar uma multa devido ao atraso.

Cuidados necessários na hora de fazer declaração anual MEI

Quando você for realizar a sua declaração anual, é preciso ficar atento a alguns pontos para que você não tenha problemas futuros. Então, veja a seguir quais são os três principais cuidados que você deve tomar:

  • Ao realizar a sua Declaração Anual de Faturamento do Simples Nacional, saiba que a declaração retificadora só deverá ser utilizada em casos que o valor informado precise ser alterado;
  • Caso você precise renovar a sua licença e alvarás, saiba que alguns órgãos licenciadores como Prefeitura Municipal, Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, SEFAZ e outros costumam solicitar comprovante de entrega da Declaração Anual;
  • Além disso, a Declaração Anual de Faturamento do Simples Nacional serve como comprovação de renda e imposto de renda da empresa. Por isso, tenha sempre em mãos quando for solicitar qualquer tipo de produto e serviço com as instituições bancárias.

Deixe de ter problemas com seu MEI

A vida do microempresário é bem corrida. Ainda mais quando é ele que precisa cuidar de tudo, sem nenhum outro funcionário. Mas, se organizando, é possível cumprir todas as suas obrigações. Inclusive o pagamento da DAS e da realização anual de sua Declaração Anual MEI. E com nossas dicas tudo fica ainda mais simples!

Então viu só como fazer declaração anual MEI é mais fácil do que parece? Portanto, basta seguir nossas dicas e passo a passo que você será capaz de organizar sua vida financeira facilmente!

E aí? Gostou dessas informações que passamos sobre como fazer declaração anual MEI? Então esteja sempre conectado com a gente para saber tudo o que você precisa sobre a categoria de Microempreendedor Individual.

Mas agora, se você tem mais alguma dúvida sobre como fazer declaração anual MEI de sua empresa, não hesite em deixar a sua dúvida aqui nos comentários. Iremos responder assim que possível. Mas, se você sabe outras maneiras de como realizar este assunto contábil, não deixe de mostrar a outros leitores! Até a próxima!

Leia também

Como Parcelar Mei Atrasado

Como Cancelar O Mei Gratuitamente

Porque o MEI não precisa de contador?

Saiba como funciona um registro de marca para MEI

Quanto custa para registrar um funcionário MEI?

Qual o valor da aposentadoria do MEI?

Qual a vantagem de ser MEI?

MEI tem que devolver auxílio emergencial?

Quem tem CNPJ pode abrir MEI?

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
Sair da versão mobile