Quais são as possibilidades de saque do FGTS?

Está em dúvida em qual momento você tem direito de sacar seu FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), vamos te ajudar. Nesse artigo você vai saber de todas as possibilidades de saque.

O FGTS é um direito do funcionário que trabalham sobre o regime CLT (Consolidação de Leis do Trabalho), em outras palavras, significa que o trabalhador tem esses direitos com quanto a carteira assinada.

Os trabalhadores têm direito de sacar o FGTS quando são demitidos sem justa causa, isso dá uma segurança ao trabalhador até que consiga outra fonte de renda.

E o que muitos ainda não sabem é que você pode resgatar esse valor quando ainda estiver trabalhando.

Listamos aqui uma série de situações em que o trabalhador pode resgatar o seu fundo de garantia total que foi sendo depositado, durante o tempo trabalhado, nessa lista somente duas situações podem ser sacado metade do que está no fundo.

Possibilidades em que pode sacar o seu FGTS

Agora você verá uma lista com todas as situações em que você pode sacar seu FGTS, fique atendo se você se encaixa em alguma dessas opções.

Circunstâncias em que pode ser sacado o FGTS totalmente

  • Demissão sem justa causa;
  • Rescisão entre a empresa e funcionário;
  • Compra da casa própria;
  • Para complementar o pagamento do imóvel comprado por meio de consórcio;
  • Fazer a complementação de pagamento de imóvel financiado pelo SFH (Sistema Financeiro de Habitação);
  • Rescisão por final de contrato por tempo determinado;
  • Fechamento da empresa;
  • Rescisão por culpa recíproca (empresa e funcionário) ou por motivos de força maior;
  • Rescisão por aposentadoria;
  • Por motivos de desastres naturais;
  • Trabalhado individual que está empregado, tenha que ficar suspenso por um praxo de 90 dias ou mais;
  • Funcionários com 70 anos ou mais;
  • Trabalhadores que sejam dependentes ou portam o vírus do HIV;
  • Trabalhadores ou dependentes com câncer;
  • Trabalhadores ou dependentes que estejam em estágio terminal por conta de doenças graves;
  • Funcionários que estejam trabalhadores 3 anos ou mais sem carteira assinada;
  • No caso de falecimento do funcionário, os herdeiros reconhecidos judicialmente podem fazer o saque.

Circunstâncias que permitem o efetuar o saque parcial do FGTS

  • Saque aniversário

Possibilita que os trabalhadores possam efetuar o saque do FGTS parcialmente, uma vez ao ano, em data estipulada pelo governo que seja perto do seu aniversário.

Essa opção tem algumas regras para ser seguida e se caso o trabalhador fizer o saque ele vai ficar sem o direito até dois anos sem poder sacar sem FGTS em casos de demissão.

Inclusive algumas empresas que fazem empréstimos consignados como a Vicoa Brasil, aceitam o FGTS como garantia para empréstimos.

  • FGTS -Emergencial

Essa é uma nova opção que foi criada ano passado, e deu a permissão dos trabalhadores fazer um saque de até um salário mínimo das contas do fundo de garantia.

Como podemos saber do valor do FGTS?

Você deve acessar o site da Caixa Econômica Federal, para fazer a verificação do valor do seu fundo de garantia e também saber se há contas inativas em seu nome.

Ou você pode baixar o aplicativo do FGTS pela loja de aplicativos do seu celular e consultar por lá mesmo, fazendo o mesmo procedimento de informar seu PIS e criar uma senha de até 8 dígitos.

Para que você possa saber do valor do seu FGTS, primeiramente você deve informar o seu PIS e uma senha. Outra opção é você se dirigir até uma das agências da Caixa Econômica Federal, mais perto de você.

Como fazer o saque do FGTS inativo em 2022?

Ao fazer a escolha do saque em que se encaixa, o cidadão poderá ter acesso direto no aplicativo do FGTS, portando todos os documentos que serão precisos para fazer a consulta.

Para ter acesso ao aplicativo do FGTS, você deve usar o mesmo cadastro usados para entrar na conta poupança digital do Caixa Tem.

Em 2022 irá ter saque do FGTS-Emergencial?

O saque começou a ser liberado em abril para o saque emergencial do FGTS, a Caixa Econômica Federal, já lançou um calendário para que as pessoas que tem o direito ficarem por dentro de todas as datas para o saque.

Em média serão 42 milhões que terão direito ao saque e vão poder retirar um valor de até R$1.000,00 das contas do fundo de garantia.

Como saber se o valor do saque aniversário está na conta?

Para saber qual é o valor do saque aniversário você tem disponível para retirar, você precisa acessar o site da Caixa ou baixar o aplicativo do FGTS no seu celular. Feito isso você via precisar informar o número do NIS ou o seu CPF e cadastrar uma senha.

Em que lugar é depositado o saque aniversário?

Para que o trabalhador possa sacar o valor, ele pode deixar agendado para cair em qualquer conta de uso e que esteja em seu nome, esse procedimento é feito em cobrança de taxar.

Outra opção é receber o valor em Casas Lotéricas ou em terminais de autoatendimento, para essa opção é necessário ter a senha do cartão cidadão.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.