Como captar clientes com marketing digital

Não importa qual tipo de negócio você tenha, se os seus potenciais clientes utilizam a internet para fazer pesquisas, você pode conquistá-los com marketing digital. 

Pode ser que você tenha uma escola de francês, uma padaria, um escritório de advocacia, não importa; se o público-alvo do seu negócio utiliza a internet, é importante que você invista em estratégias de marketing online para conseguir mais vendas. 

Infelizmente, muitos pequenos negócios cometem o erro de não priorizar o marketing digital, o que faz com que os seus concorrentes se destaquem e consigam mais clientes. 

Se você deseja que a sua empresa seja encontrada na internet, continue a leitura e confira algumas dicas que separamos sobre como captar clientes com marketing digital. 

Confira! 

Dicas para conseguir clientes com marketing digital

Você já compreendeu que precisa investir em marketing digital, mas não sabe por onde começar? Aqui estão algumas dicas que te ajudarão a conquistar clientes com estratégias online. 

1. Defina a sua persona

A primeira coisa que você precisa saber para começar a investir em marketing digital é entender quem é o seu cliente. Ou seja, definir a sua persona.

Persona nada mais é do que a representação semi-fictícia do seu cliente ideal. Isso quer dizer que você precisa criar um personagem que possuem as características das pessoas que costumam comprar do seu negócio. 

Mas, por que fazer a criação de persona? 

Ao entender quem é o seu cliente ideal e conseguir representá-lo, você pode definir estratégias de marketing digital mais assertivas. 

Por exemplo, o seu cliente ideal pode consumir conteúdo no Instagram, mas não gostar de utilizar o Twitter. Assim, você precisa investir em estratégias no Instagram. 

2. Tenha um site profissional e com técnicas de SEO

Depois de entender muito bem quem é o seu cliente ideal, está na hora de criar ou reformular o seu site, que deve ser direcionado para a sua persona/público-alvo. 

Tenha em mente que não basta apenas criar um site, mas sim criar um site profissional, que seja capaz de gerar muitas vendas

Isso quer dizer que o seu site precisa:

  • Ter um bom conteúdo – quem chame a atenção dos visitantes e não tenha erros gramaticais;
  • Carregar rapidamente – caso as páginas demorem para carregar, os visitantes simplesmente irão embora para o site do concorrente;
  • Ter informações claras e objetivas – as pessoas querem encontrar rapidamente o que elas precisam. 

Além disso, você deseja que o seu site seja encontrado nas primeiras posições nos resultados orgânicos (não pagos) de pesquisa do Google, não é mesmo? Afinal, poucas pessoas passam para a segunda página de resultados. 

Portanto, é fundamental aplicar as técnicas de SEO no seu site. Ou seja, otimizá-lo para os mecanismos de pesquisa, como o Google. 

3. Crie uma estratégia de redes sociais

Se o seu público-alvo está nas redes sociais, a sua empresa também precisa estar. No entanto, lembre-se do que falamos sobre persona. Existem diversas redes sociais disponíveis e o seu negócio não precisa necessariamente estar em todas elas. 

Certifique-se de criar perfis em redes sociais que o seu público-alvo esteja. Dessa maneira, você poderá dedicar o seu tempo e esforço para realmente atingir quem tem interesse no que você vende. 

Ao criar a sua estratégia de redes sociais, também tenha em mente que precisará criar um calendário de conteúdo. Afinal, você precisará fazer publicações com uam certa frequência. 

E, claro, sempre ofereça conteúdos que sejam do interesse do seu público-alvo. Ou seja, faça publicações relevantes para os seus clientes.  

4. Invista em tráfego pago

Se o SEO é voltado para os resultados orgânicos de pesquisa, o tráfego pago é voltado para a publicidade paga. 

Muitas pessoas que começam a investir em marketing digital ficam confusas se devem focar somente em SEO ou tráfego pago. No entanto, as duas estratégias são importantes e devem ser aplicadas em conjunto. 

As técnicas de SEO costumam demorar para apresentar algum resultado. Ou seja, se você otimizar hoje uma página, não espere que amanhã ela esteja no primeiro lugar dos resultados orgânicos de pesquisa. Isso leva tempo. 

Com isso, se você deseja obter clientes de forma mais rápida com marketing digital, pode investir no tráfego pago. 

No caso do Google, por exemplo, você precisa investir dinheiro em campanhas do Google Ads. Já no caso do Instagram e do Facebook, você precisa criar campanhas no Facebook Ads. 

Conclusão

O marketing digital se tornou algo essencial para qualquer tipo de empresa que queira conquistar clientes na internet. Porém, existem milhares de negócios no mesmo nicho de atuação que desejam alcançar esse mesmo objetivo. 

Portanto, é muito importante que você estude sobre marketing digital para definir e aplicar suas estratégias corretamente, de modo que realmente consiga bons resultados. 

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas, mas, lembre-se: existe muito mais sobre marketing digital que você precisa saber! 

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.