Como Encerrar o MEI

Algumas pessoas acabam tendo ótimas oportunidades e precisam deixar de ser microempreendedores. Dessa forma, é preciso saber exatamente como encerrar o MEI. Mas saiba que isso é mais simples do que parece.

Mesmo que o MEI seja cancelado após 12 meses de inatividade do microempreendedor, é preciso saber que a falta do pagamento do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) e também das Declarações Anuais do Simples Nacional (DASN SIMEI) podem trazer alguns problemas junto a receita federal.

Portanto, para que você entenda todo o passo a passo de como encerrar o MEI, é só continuar a sua leitura aqui com a gente e seguir nossas dicas. Mas também aproveite para ver outras informações relativas a este tema. Boa leitura!

Como encerrar o MEI através da internet

Para fazer o encerramento da sua participação neste programa, não é necessário sair de casa. Basta ter acesso a internet, da mesma forma quando você criou a abertura de sua empresa.

Tudo é feito através do site Portal do Empreendedor. Portanto, veja a seguir o passo a passo para que você faça o encerramento de seu MEI. É simples, rápido e prático.

1º passo: Código de acesso

Toda vez que o microempreendedor faz acesso ao site do Portal do Empreendedor, é preciso informar um código de acesso. Sem ele não é possível fazer login na plataforma.Digite o seu código para logar.

Agora, se você não lembra qual é este dado, fique tranquilo! Basta que você clique sobre a opção “recuperar meu código de acesso”. Depois disso, você irá precisar informar:

  • O número do seu Título de Eleitor ou recibo das duas últimas declarações do IR de pessoa física;
  • Número do CNPJ;
  • Data de nascimento do MEI.
  • CPF do MEI;

Depois disso, basta anotar o seu código de acesso para que você possa digitá-lo nos próximos passos.

2º passo:Solicitação para encerrar o MEI

Aqui, nesta segunda etapa, haverá o foco na solicitação do encerramento do MEI.

Você terá que inserir os dados de sua empresa e do microempreendedor como o CNPJ, CPF e também o código de acesso do Portal do Empreendedor para que a ação possa ser confirmada. Assim que digitar essas informações na plataforma, basta clicar em prosseguir.

Na próxima tela, verifique os seus dados e se todos eles estiverem atualizados. Mas caso algum deles esteja em desacordo, basta acessar o formulário de alteração de dados cadastrais.

Ao acessá-lo e alterar, você será direcionado a uma tela de resumo de informações. Para isso, insira novamente os seus dados de registro e código de acesso. Verifique novamente as suas informações. Estando tudo certo, volte para o formulário de baixa.

3º passo: Declaração de Baixa

A terceira etapa deste processo consiste na emissão da declaração de baixa do MEI. Portanto, faça a leitura atentamente sobre esta declaração, verificando se todos os dados sobre você e sua empresa estão corretos.

Caso esteja tudo correto, basta que você clique em confirmar e depois na opção continuar para que ela possa ser confirmada e baixada.

4º passo: Dados incorretos na declaração de baixa

Caso você perceba que há algum dado que não condiz com você ou sua empresa, ao invés de clicar em continuar, você pode clicar em cancelar. Assim, o sistema voltará para o passo anterior e você poderá fazer o preenchimento novamente com as informações corretas. Feito isso, clique em confirmar.

5º passo: Fase final para encerrar o MEI

Após ter feito todos os processos anteriores de nosso passo a passo, chegou a hora da etapa final. Nesta fase, você irá realizar o encaminhamento da solicitação de baixa do MEI.

Quando você realiza todos os passos corretamente, ao final do procedimento, como quinto passo, você recebe acesso ao Certificado da Condição de Empreendedor Individual (CCMEI).

Este documento deve ser guardado impresso ou digitalmente. Afinal, nele contém a comprovação das informações de que você encerrou as suas atividades como MEI.

Viu só como encerrar o MEI não é nenhum processo difícil? Basta que você confira os seus dados e esteja com tudo atualizado e os pagamentos do DAS e emissão da DAS SISMEI em dia para não ter nenhuma surpresa.

E aí? Gostou dessas informações que passamos sobre como encerrar o MEI? Então esteja sempre conectado com a gente para saber tudo o que você precisa sobre a categoria de Microempreendedor Individual.

Mas agora, se você tem mais alguma dúvida sobre como encerrar o MEI de sua empresa, não hesite em deixar a sua dúvida aqui nos comentários. Iremos responder assim que possível. Mas, se você sabe outras maneiras de como realizar este encerramento, não deixe de mostrar a outros leitores! Até a próxima!

Leia também

Como Parcelar Mei Atrasado

Como Cancelar O Mei Gratuitamente

Porque o MEI não precisa de contador?

Saiba como funciona um registro de marca para MEI

Quanto custa para registrar um funcionário MEI?

Qual o valor da aposentadoria do MEI?

Qual a vantagem de ser MEI?

MEI tem que devolver auxílio emergencial?

Quem tem CNPJ pode abrir MEI?

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.