Como Regularizar O Mei

Procurando maneiras de regularizar a sua empresa? Então, você, um microempreendedor individual precisa conhecer as dicas sobre como regularizar o MEI.

De forma bem simples o microempreendedor individual (MEI) são aqueles que passam a formalizar o seu negócio através de uma abertura de empresa deixando, assim, de serem apenas profissionais autônomos.

Dessa forma, ao se tornar um MEI, o empreendedor passa a ser tributado pelo regime do Simples Nacional. Além disso, ainda passa a ter o seu número de registro para a formalização do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).

Criado no ano de 2009 a fim de facilitar o processo de abertura de um negócio e minimizar a quantidade de empresas não oficializadas, através do Portal do Empreendedor é possível realizar a abertura de sua empresa sem nem precisar de casa. Afinal, tudo é feito de maneira online.

Hoje, o cadastro de abertura do seu CNPJ MEI leva cerca de 10 minutos e precisa apenas de documentos simples que você sempre usa!

Então, para que você possa entender mais sobre este mundo do microempreendedorismo, continue aqui com a gente e veja como regularizar o MEI e evitar problemas no seu negócio. Confira a seguir todas as nossas dicas.

Como regularizar o MEI

Se durante o tempo de abertura de sua empresa você deixou de pagar alguma vez o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), saiba que é possível realizar a regularização do seu MEI sem problemas.

Para isso, basta que você acesse o site do SIMEI e clique sobre a opção “programa gerador do DAS” ou “PGMEI”.

Após clicar sobre esta opção, você será direcionado a uma nova página onde poderá acessar o campo “consulta extrato/pendencias”. Coloque o cursor do mouse sobre esta opção e, na nova lista que se exibir, clique sobre “consultar pendências no Simei”.

Feito isso, você poderá gerar o Documento de Arrecadação do Simples Nacional com data de vencimento e valores atualizados para quitar as suas dívidas.

No caso de 12 ou mais boletos vencidos, o microempreendedor possui a opção de parcelamento.

É possível fazer o parcelamento de sua dívida em até 60 vezes, contudo, o valor da parcela mínima exigida pelo portal é de R$ 50,00.

Contudo, vale lembrar que todos que são cadastrados no MEI precisam se regularizar o mais breve possível. Principalmente quem possui boletos atrasados desde 2016 e ainda não realizou a sua renegociação. Estes casos são bem urgentes.

Afinal, o sistema encaminha as dívidas para a Procuradoria. Depois disso, os valores são corrigidos e ainda recebem juros e multa em cima, deixando sua dívida ainda mais alta após fazerem parte da Dívida Ativa da União.

O que acontece quando não se regulariza o MEI?

Como você já deve imaginar, não regularizar o MEI pode trazer grandes consequências tanto para o seu lado da pessoa física como também da jurídica.

Sem fazer essa regularização, não é apenas o valor da sua dívida que cresce. Após um tempo, o seu CNPJ pode ser cancelado, além de você ter outros prejuízos como a perda de vínculo com o INSS, onde todos os seus benefícios previdenciários são cancelados e também a exclusão do Simei e do Simples Nacional.

Regularize o seu MEI agora mesmo

O MEI foi criado para facilitar os processos burocráticos e custos de abertura e manutenção de uma empresa. Por isso, você deve estar sempre atento à data de vencimento do DAS.

Além disso, passe a se organizar e faça o pagamento deste boleto mensal, sem que ele atrase. Afinal, deixar de pagar a sua DAS, faz com que o microempreendedor perca os seus benefícios e ainda pode sujar o nome de sua empresa e também o seu. Lembre-se que a DAS possui um valor bem baixo, sendo menos de R$ 80,00 por mês!

O documento de Arrecadação do Simples Nacional possui vencimento fixo para todos, sendo sempre no dia 20 de cada mês.

Então viu só como regularizar o MEI de sua empresa é mais fácil do que parece? Portanto, basta seguir nossas dicas e passo a passo que você será capaz de progredir o seu negócio facilmente!

E aí? Gostou dessas informações que passamos sobre como regularizar o MEI? Então esteja sempre conectado com a gente para saber tudo o que você precisa sobre a categoria de Microempreendedor Individual.

Mas agora, se você tem mais alguma dúvida sobre como regularizar o MEI, não hesite em deixar a sua dúvida aqui nos comentários. Iremos responder assim que possível. Mas, se você sabe outras maneiras de como realizar este assunto contábil, não deixe de mostrar a outros leitores! Até a próxima!

Leia também

Como Parcelar Mei Atrasado

Como Cancelar O Mei Gratuitamente

Porque o MEI não precisa de contador?

Saiba como funciona um registro de marca para MEI

Quanto custa para registrar um funcionário MEI?

Qual o valor da aposentadoria do MEI?

Qual a vantagem de ser MEI?

MEI tem que devolver auxílio emergencial?

Quem tem CNPJ pode abrir MEI?

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.