O Que Precisa Para Abrir Um Mei

Querendo sair da informalidade do seu negócio? Então que tal se formar um microempreendedor individual? Legal a ideia, não é mesmo? Porém, você sabe o que precisa para abrir um MEI? Não? Então saiba que você veio ao lugar certo!

O MEI é um programa de incentivo para que os brasileiros que trabalham como autônomos possam sair da informalidade.

Criado no ano de 2009, o Portal do Empreendedor ainda dá opções de abrir esta categoria de empresa sem precisar sair de casa. Afinal, todo o processo é feito de forma online.

Além disso, o microempreendedor também não precisa se preocupar em contratar um contador para fazer todos os cálculos de taxas e impostos de sua empresa. Abrir um MEI é simples, prático, gratuito e você pode fazer tudo sozinho, já que se baseia em um sistema simplificado.

Então continue aqui com a gente e veja a seguir o que precisa para abrir um MEI sem nenhuma dificuldade ou necessidade de contratar um contador. Confira a seguir todas as nossas dicas.

O que precisa para abrir um MEI?

Se tornar um MEI é simples. Basta que você atenda os pré-requisitos e realize o seu cadastro no Portal do Empreendedor.

Outro detalhe que também precisa ser analisado é quanto ao valor de faturamento anual que não pode superar os R$ 81 mil e também a classificação de sua atividade exercida, o CNAE, que deve fazer parte da lista de atividades permitidas para o MEI.

Pré-requisitos para abrir um MEI

  • Estar por dentro da Lei Complementar nº 128/2008 e os critérios exigidos. Assim, você poderá exercer suas atividades dentro das legalidades de nosso país e, além disso, dentro das regras do MEI;
  • Verificar se o seu tipo de atividade exercida faz parte das atividades permitidas para o MEI de forma que ela seja reconhecida dentro as mais de 480 registradas no site oficial do MEI;
  • Consultar a prefeitura de sua cidade para verificar se o seu tipo de ocupação pode ser realizado no endereço proposto para sua empresa;
  • Ter faturamento anual de R$ 81.000,00 no máximo;
  • Não ser sócio ou proprietário de outra empresa;
  • Ter no máximo um funcionário;
  • Possuir no máximo 1 atividade principal e até 15 atividades secundárias; e
  • Ser maior de 18 anos.

Atendendo esses requisitos, já é possível realizar a abertura do seu próprio negócio como microempreendedor individual.

Documentos necessários para abrir um MEI

Em relação a documentação, o sistema também facilita.

Logo, para abrir um MEI, você terá que apresentar no site do Portal do EMpreendedor a seguinte lista:

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de endereço da empresa e da residência;
  • Título de eleitor;
  • Nº da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (caso tenha declarado nos últimos dois anos); e
  • Caso o município solicite, apresente a consulta prévia de localização aprovada.

Diferença entre CNPJ e MEI?

A diferença entre CNPJ e MEI é bem grande. Afinal, eles não se diferenciam apenas por seus conceitos, mas também por suas aplicações, mesmo eles fazendo uma conexão a certo ponto do caminho.

Portanto, tenha em mente a seguinte informação: não há CNPJ se não há MEI, da mesma forma que não há MEI se não há CNPJ.

Então, de maneira simples, podemos dizer que o CNPJ é o número que uma empresa recebe ao ser criada para poder haver o controle da identificação perante a receita federal. Enquanto o MEI é uma das categorias em que a empresa pode se encaixar.

Torne-se um MEI agora mesmo

A vida do microempresário é bem corrida. Ainda mais quando é ele que precisa cuidar de tudo, sem nenhum outro funcionário. Mas, se organizando, é possível cumprir todas as suas obrigações. Inclusive o pagamento da DAS e da realização anual de sua Declaração Anual MEI. E com nossas dicas tudo fica ainda mais simples!

Então viu só como fazer abrir uma empresa com a categoria MEI é mais fácil do que parece? Portanto, basta seguir nossas dicas e passo a passo que você será capaz de progredir o seu negócio facilmente!

E aí? Gostou dessas informações que passamos sobre o que precisa para abrir um MEI? Então esteja sempre conectado com a gente para saber tudo o que você precisa sobre a categoria de Microempreendedor Individual.

Mas agora, se você tem mais alguma dúvida sobre como fazer declaração anual MEI de sua empresa, não hesite em deixar a sua dúvida aqui nos comentários. Iremos responder assim que possível. Mas, se você sabe outras maneiras de como realizar este assunto contábil, não deixe de mostrar a outros leitores! Até a próxima!

Leia também

Como Parcelar Mei Atrasado

Como Cancelar O Mei Gratuitamente

Porque o MEI não precisa de contador?

Saiba como funciona um registro de marca para MEI

Quanto custa para registrar um funcionário MEI?

Qual o valor da aposentadoria do MEI?

Qual a vantagem de ser MEI?

MEI tem que devolver auxílio emergencial?

Quem tem CNPJ pode abrir MEI?

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.