Como funciona o saque aniversário do FGTS

Como o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço possui diversas regras para cada uma de suas modalidades de saque, é comum haver dúvidas sobre como funciona o saque aniversário do FGTS. Então, se você é mais um desses, saiba que você veio ao lugar certo!

Hoje há dois tipos de solicitação de saque do FGTS: a normal e a antecipada. Assim, podemos logo dizer que o saque aniversário do FGTS antecipado é como se fosse um empréstimo, possuindo juros e requisitos específicos para sua solicitação. Já no saque normal, não há nenhum valor adicional cobrado pela solicitação.

Outra informação importante sobre este serviço é que a partir do momento em que você faz a solicitação do saque aniversário, você não pode cancelar o recebimento de imediato. Afinal, será preciso aguardar dois anos para que você volte para a modalidade de saque total no caso de demissão.

Quer saber mais sobre este processo? Então continue conectado aqui com a gente e veja mais sobre este vasto mundo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e também como funciona o saque aniversário do FGTS. Além disso, também iremos apresentar outras informações relevantes ao tema. Portanto, confira tudo isso a seguir. Boa leitura!

Como funciona o saque aniversário do FGTS

Para saque de aniversário do FGTS sem antecipação

Neste caso, você recebe anualmente este saque, sempre no seu mês de aniversário. Porém, é preciso saber que só é possível retirar uma parte do valor em saldo e não tudo.

Quando o trabalhador que optou por esta modalidade é demitido, ele tem direito a apenas o valor referente a multa rescisória. Ou seja, ele não poderá sacar o restante do valor em sua conta do FGTS.

Vale lembrar que esta modalidade é apenas um saque anual normal e não um empréstimo como o que veremos a seguir.

Para saque aniversário do FGTS com antecipação

Para quem está precisando de dinheiro, esta pode ser uma opção. Contudo, solicitar o adiantamento do saque aniversário pode te dar as mesmas desvantagens de um empréstimo.

Isso porque esta modalidade possui a cobrança de juros que pode não valer tanto a pena. Apenas se você realmente precisar.

Agora, se você quer fazer uma antecipação, não hesite em realizar uma simulação antes de fazer a solicitação deste serviço.

Os economistas não recomendam a antecipação do saque pois, algumas vezes, o juros desta antecipação pode até mesmo ultrapassar o juros cobrado em um empréstimo.

Regras para poder solicitar a antecipação do saque aniversário do FGTS

  • Ser maior de 18 anos;
  • Ter conta poupança ou corrente na Caixa;
  • Ser optante pelo saque aniversário do FGTS, além de autorizar a Caixa a consultar suas informações sobre este benefício;
  • Ter saldo suficiente em seu FGTS para solicitar a antecipação;
  • Estar com o número do seu CPF regularizado perante a Receita Federal; e
  • Não ter nenhum tipo de dívida para com a Caixa Econômica Federal ou fazer algum uso de recurso deste crédito para pagamento de dívidas.

Além destes pré requisitos para pode fazer a solicitação do saque aniversário com antecipação, é importante saber que o valor máximo desta antecipação é de apenas R$ 500,00. Além disso, o valor para cada saque precisa ser igual ou maior que R$ 200,00.

Por fim, se você tiver conta na Caixa Econômica Federal, você poderá acessar a sua plataforma do internet banking, seja pelo computador ou pelo app em seu smartphone, para fazer uma simulação de valores e formas de pagamento. Agora, se você não é um cliente da Caixa, você pode realizar a s simulações diretamente pelo app do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.

Solicite o seu saque aniversário do FGTS com consciência

Viu só como aprender como funciona o saque aniversário do FGTS não tem nenhum segredo? Portanto, se você quer contar com uma graninha a mais no mês do seu aniversário, saiba que você poderá contar com o saque aniversário do FGTS.

Assim, seguindo nossas dicas você poderá fazer o saque do seu FGTS sem nenhum problema! Basta acompanhar as regras e realizar simulações para saber o quanto irá pagar no caso de antecipações.

E aí? Gostou dessas informações que passamos sobre o assunto do saque aniversário do seu FGTS? Então esteja sempre conectado com a gente para saber tudo o que você precisa sobre a categoria de trabalhadores.

Mas agora, se você tem mais alguma dúvida sobre Como funciona o saque aniversário do FGTS, não hesite em deixar a sua dúvida aqui nos comentários. Iremos responder assim que possível. Mas, se você sabe outras maneiras de como realizar este procedimento, não deixe de mostrar a outros leitores! Até a próxima!

Leia também

Como Parcelar Mei Atrasado

Como Cancelar O Mei Gratuitamente

Porque o MEI não precisa de contador?

Saiba como funciona um registro de marca para MEI

Quanto custa para registrar um funcionário MEI?

Qual o valor da aposentadoria do MEI?

Qual a vantagem de ser MEI?

MEI tem que devolver auxílio emergencial?

Quem tem CNPJ pode abrir MEI?




Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.