O que significa valor base para fins rescisórios FGTS

Você sabe o que significa valor base para fins rescisórios FGTS? Não? Então você precisa saber sobre este termo agora mesmo!

Quando se é demitido sem justa causa, a empresa é obrigada, por lei, a pagar um valor rescisório ao funcionário.

Em casos de demissões acordadas entre funcionário e empresa, o valor reduz um pouco. Mas você sabe quais são estes dois valores? Estas dúvidas são mais comuns do que parece na cabeça de milhões de trabalhadores.

Então, se você deseja saber a resposta sobre O que significa valor base para fins rescisórios FGTS, saiba que você veio ao lugar certo!

Aqui, vamos te explicar o significado deste termo, a importância do Fundo de Garantia, como fazer para consultar seu saldo e muitas outras questões relacionadas ao FGTS. Entre neste mundo de informações junto da gente agora mesmo! Confira tudo isso a seguir. Boa leitura!

Qual a importância do FGTS para o trabalhador?

O Fundo de Garantia foi criado para que o trabalhador tenha apertos financeiros reduzidos ao passar por uma demissão sem justa causa. Assim, mesmo depois que ele sai da empresa, ele consegue ter um valor que foi poupado durante todo o seu período de contribuição para compor seu orçamento.

Assim, o FGTS é visto como uma reserva de emergência para auxiliar o trabalhador desempregado.

O que significa valor base para fins rescisórios FGTS

O valor base para fins rescisórios FGTS é uma porcentagem fixa utilizada para cálculo em casos de demissões sem justa causa ou em casos de demissões acordadas.

Hoje, o valor para quem é demitido sem justa causa é de 40% em cima do valor total de depósito do FGTS ao longo dos anos de contribuição.

Já no caso de quem eve demissão acordada, entre empregador e empregado, o valor da multa rescisória é de 20%.

Lembrando que estes valores são calculados em cima do valor total de depósito. Então, se o funcionário utilizou algum saúde de aniversário ou parte de seu saldo para compra de imóvel, fique tranquilo! Pois não será descontado o valor usado na hora da sua rescisão.

Como fazer o cálculo do FGTS?

Para você saber o quanto deve receber de FGTS a cada mês, basta que você calcule o valor referente de 8% do seu salário. Além disso, não deixe de verificar se este valor condiz ao que está descrito em sua folha de pagamento no campo de descontos.

Agora, se você for contratado como menor aprendiz, saiba que esta porcentagem é menor. Sendo apenas 2%.

Tenho FGTS em atraso, como calcular?

Se você não sabe como calcular o valor reajustado devido ao atraso do depósito do seu FGTS, saiba que você poderá recorrer a tabela de coeficientes para recolhimento em atraso que é disponibilizado no site da Caixa Econômica Federal na aba de Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.

Já no caso de empresas, para que elas possam calcular o devido ao seu funcionário, também no site da Caixa, ela pode utilizar o Sistema de Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social (SEFIP). Basta fazer o download desta ferramenta.

Como faço para ver quando há saldo em minha conta do FGTS?

  • Comparecendo fisicamente em uma das agências da Caixa Econômica Federal e solicitar o extrato no setor de atendimento. Neste caso, é preciso levar seus documentos de identificação;
  • Através do caixa eletrônico em uma das agências da Caixa;
  • Através do app do FGTS atrav é sdo seu próprio smartphone;
  • Consultando o seu extrato trimestral encaminhado a seu email, residência ou SMS, variando de acordo com sua forma de cadastro na plataforma do FGTS da Caixa;
  • Através do seu internet banking da Caixa Econômica.

Esteja por dentro de sua rescisão agora mesmo

Viu só como entender sobre valor base para fins rescisórios FGTS não é nenhum bicho de sete cabeças? Segundo nossas dicas e orientações você poderá ficar por dentro de cada etapa da sua rescisão.Afinal, é fundamental que você, trabalhador, esteja por dentro de todos os seus direitos.

E aí? Gostou dessas informações que passamos sobre o assunto sobre valor base para fins rescisórios do Fundo de Garantia do Tempo de Trabalho? Então esteja sempre conectado com a gente para saber tudo o que você precisa sobre a categoria de trabalhadores.

Mas agora, se você tem mais alguma dúvida sobre o que significa valor base para fins rescisórios FGTS, não hesite em deixar a sua dúvida aqui nos comentários. Iremos responder assim que possível. Mas, se você sabe outras maneiras de como realizar este procedimento, não deixe de mostrar a outros leitores! Até a próxima!

Leia também

Como Parcelar Mei Atrasado

Como Cancelar O Mei Gratuitamente

Porque o MEI não precisa de contador?

Saiba como funciona um registro de marca para MEI

Quanto custa para registrar um funcionário MEI?

Qual o valor da aposentadoria do MEI?

Qual a vantagem de ser MEI?

MEI tem que devolver auxílio emergencial?

Quem tem CNPJ pode abrir MEI?




Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.