Qual o prazo para sacar o FGTS depois da rescisão

Saiu do seu trabalho e não sabe qual o prazo para sacar o FGTS depois da rescisão? Então fique tranquilo! Pois você veio até o lugar certo para encontrar esta informação e tirar todas as suas dúvidas sobre este assunto.

É comum ser mandado embora ou fazer os famosos acordos com as empresas e não estar por dentro sobre todos os prazos e regras de recebimento da rescisão e do Fundo de garantia.

Mas saiba que há prazos e algumas regras para que você possa fazer o saque do seu FGTS depois da rescisão. Portanto, para que você possa ter acesso ao valor, é importante saber quais são estes procedimentos de saques e documentações necessárias.

Então, não mude de página e continue aqui com a gente para que você possa ter acesso a todas as informações deste vasto mundo do Fundo de Garantia e saiba qual o prazo para sacar o FGTS depois da rescisão. Aproveite também para conhecer outras informações pertinentes a este tema! Confira essa e outras informações a seguir.

Qual o prazo para sacar o FGTS depois da rescisão

Assim que você é demitido da empresa em que trabalhava, há um prazo limite para que você possa sacar o seu FGTS.

Para isso, é preciso que o trabalhador já realize o comunicado do seu desligamento através do atendimento eletrônico “Conectiva Social”. Este aviso deve ser feito em até 10 dias corridos. Contudo, para que não haja nenhum tipo de problema, muitas empresas estão optando por elas mesmas realizarem este cadastramento.

Feito isso, a Caixa Econômica Federal irá fazer todos os processos de análises necessárias da rescisão e, assim que aprovado, o trabalhador poderá sacar o seu saldo em um prazo de até 5 dias úteis a partir do momento em que a documentação solicitada for apresentada.

Depois disso, o trabalhador poderá, em até 30 dias, fazer o saque do seu Fundo de Garantia do Tempo de Serviço através da chave de identificação que a empresa fornece assim que há o desligamento do funcionário.

Agora, se o trabalhador perder este prazo de 30 dias, saiba que será preciso entrar em contato com a empresa para que ela gere uma nova chave de identificação.

Como faço para sacar o FGTS depois da rescisão?

Assim que estiver liberada a opção de saque do FGTS há duas opções. A primeira é realizado o depósito de maneira automática em sua conta poupança ou corrente da Caixa Econômica Federal devido aos seus dados cadastrais no aplicativo Caixa Trabalhador.

A segunda maneira, é comparecendo até uma agência da Caixa ou lotérica (para valores baixos) levando a documentação solicitada pela agência para autorização do saque. Escolha a opção que for mais prática para você.

Quais são os documentos necessários para sacar o FGTS depois da rescisão?

Caso você não tenha a opção de recebimento do FGTS habilitada para sua conta da Caixa Econômica Federal, você poderá comparecer pessoalmente a uma agência.

Neste caso, você terá que apresentar no atendimento:

  • Documento de identificação com foto;
  • Carteira de trabalho;
  • Número de inscrição no PIS/PASEP (Cartão cidadão);
  • Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho (TRCT).

No caso da solicitação pelo app, você também precisa apresentar os documentos, mas tudo de maneira digital. Bem prático, não é mesmo?

Não corra o risco de perder o prazo para sacar o FGTS depois da sua rescisão

Sacar o FGTS depois da rescisão não é nenhum bicho de sete cabeças. Basta ter todos os documentos em mãos para realizar a solicitação pelo app ou presencialmente em uma das agências da Caixa Econômica Federal.

Mas fique tranquilo, caso você acabe perdendo o prazo de 3 dias referente ao saque do FGTS depois da sua rescisão, basta que você entre em contato com a empresa que você trabalha, para que eles possam emitir uma nova chave de identificação.

Assim, seguindo nossas dicas você poderá fazer o saque do seu FGTS sem nenhum problema! Basta acompanhar as regras e ficar de olho no prazo.

E aí? Gostou dessas informações que passamos sobre o assunto do saque do seu FGTS? Então esteja sempre conectado com a gente para saber tudo o que você precisa sobre a categoria de trabalhadores.

Mas agora, se você tem mais alguma dúvida sobre qual o prazo para sacar o FGTS depois da rescisão, não hesite em deixar a sua dúvida aqui nos comentários. Iremos responder assim que possível. Mas, se você sabe outras maneiras de como realizar este assunto, não deixe de mostrar a outros leitores! Até a próxima!

Leia também

Como Parcelar Mei Atrasado

Como Cancelar O Mei Gratuitamente

Porque o MEI não precisa de contador?

Saiba como funciona um registro de marca para MEI

Quanto custa para registrar um funcionário MEI?

Qual o valor da aposentadoria do MEI?

Qual a vantagem de ser MEI?

MEI tem que devolver auxílio emergencial?

Quem tem CNPJ pode abrir MEI?




Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.