Se a empresa não depositar o FGTS o que acontece

Percebeu que seu saldo do Fundo De Garantia não está compatível com o seu tempo de trabalho? Não sabe como proceder? Mas afinal, se a empresa não depositar o FGTS o que acontece? Estas dúvidas são mais comuns do que parece na cabeça de milhões de trabalhadores.

Criado como uma forma de proteção ao trabalhador quando a empresa realiza demissões, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) pode ser sacado assim que há a confirmação do desligamento do funcionário.

Durante todo o período de contribuição deste trabalhador para com a empresa, é descontado 8% de seu salário para a realização do depósito na conta do FGTS. Isso pode ser observado na própria folha de pagamento.

Em casos de desligamento sem justa causa, o funcionário ainda recebe 40% de multa em cima de todo o valor depositado em sua conta do Fundo de Garantia. Para aqueles que tiveram demissões acordadas, o valor da multa reduz para 20%.

Agora, você já sabe a resposta à pergunta “se a empresa nao depositar o FGTS o que acontece? Não? Então continue aqui conectado com a gente e descubra esta resposta e outras informações sobre este vasto mundo do Fundo de Garantia do . Tempo de Serviço, Confira tudo isso a seguir. Boa leitura!

Como faço para ver quando há saldo em minha conta do FGTS?

Verificar se há saldo em sua conta do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço é mais simples do que você imagina. Há algumas opções para que você possa fazer esta consulta de maneiras bem práticas.

  • A primeira delas, é comparecer fisicamente em uma das agências da Caixa Econômica Federal e solicitar o extrato no setor de atendimento. Neste caso, é preciso levar seus documentos de identificação;
  • A segunda forma, é através do caixa eletrônico em uma das agências da Caixa;
  • A terceira maneira é através do app do FGTS atrav é sdo seu próprio smartphone;
  • Como quarta opção, você pode consultar o seu extrato trimestral encaminhado a seu email, residência ou SMS, variando de acordo com sua forma de cadastro na plataforma do FGTS da Caixa;
  • E a quinta e última opção, é através do seu internet banking da Caixa Econômica.

Caso você tenha alguma dúvida, saiba que no próprio site da Caixa, você pode encontrar diversas orientações sobre como fazer a consulta passo a passo do seu Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.

Se a empresa não depositar o FGTS, o que acontece?

A empresa que não realiza o pagamento mensal do FGTS na conta dos funcionários é obrigada a pagar multa.

O pagamento desta parcela deve ser feito sempre até o dia 7 de cada mês. Caso ela não cumpra com o seu dever, a empresa irá arcar com juros e multas. o juros é de 0,5% por mês de atraso, sendo contabilizado em relação ao valor inicial do depósito. Já a multa é de 5% do mês de vencimento do recolhimento do valor e 10% a partir do segundo mês.

Além desses valores, ainda há um valor fixo de 5% sobre o valor que deverá ser acertado com o trabalhador na hora da regularização.

Lembrando que o não pagamento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, um benefício de todos os trabalhadores e obrigação de todas as empresas, o funcionário pode entrar com ação judicial contra a empresa.

Cálculo do FGTS atrasado: veja como facilitar

Para quem deseja praticidade, saiba que no próprio site da Caixa Econômica Federal há uma opção de cálculo sobre o Fundo de Garantia em atraso.

As empresas também podem realizar o cálculo através desta ferramenta.

No caso dos trabalhadores, é preciso utilizar a tabela de coeficientes para recolhimento em atraso. Para as empresas, basta fazer o download do Sistema de Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social (SEFIP).

Acompanhe os depósitos do FGTS em sua conta agora mesmo

Agora que você já sabe o que acontece se a empresa não depositar o FGTS, ficou bem mais fácil tomar as medidas necessárias, não é mesmo? Por isso, é fundamental que você, trabalhador, esteja por dentro de todos os seus direitos.

E aí? Gostou dessas informações que passamos sobre o assunto de o que acontece quando a empresa não faz o depósito do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço? Então esteja sempre conectado com a gente para saber tudo o que você precisa sobre a categoria de trabalhadores.

Mas agora, se você tem mais alguma dúvida sobre “se a empresa não depositar o FGTS o que acontece”, não hesite em deixar a sua dúvida aqui nos comentários. Iremos responder assim que possível. Mas, se você sabe outras maneiras de como realizar este procedimento, não deixe de mostrar a outros leitores! Até a próxima!




Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.