Como qualificar equipes de marketing?

imagem via Pixabay

A importância do marketing para o sucesso do seu negócio você já conhece. E sobre a qualificação do time de marketing, você domina esse processo? Pois bem, além de investir em cursos in company, você também deve seguir outros passos para tornar a sua equipe mais eficiente.

Afinal, esse setor da empresa é responsável por educar a sua audiência, atrair leads qualificados — que têm a intenção de comprar — e contribuir para o aumento da autoridade da empresa no seu segmento.

Por essa razão, estamos aqui para ajudar você a otimizar seus processos internos, a fim de ter uma equipe de marketing mais qualificada e eficiente. Continue a leitura e confira nossas dicas!

Entenda as necessidades da sua empresa

Na hora de entender como qualificar a sua equipe de marketing, é importante levar em consideração alguns fatores, como:

  • metas;
  • posicionamento da marca;
  • orçamento disponível etc.

Feito isso, você já consegue ter uma base no que investir e saber quais vertentes são mais interessantes para o seu negócio. 

Por exemplo, suponhamos que você tem uma revenda de veículos novos e seminovos. Logo, uma das principais estratégias para investir esforços é no tráfego pago, concorda? Afinal, como vender se a entrega gratuita desse tipo de promoção é pequena?

Lembre-se: o mais importante é investir naquilo que faz a real diferença para o seu negócio.

Conheça as opções de qualificação disponíveis

Agora, as opções de qualificação não se estendem apenas à graduação ou pós-graduação do profissional. Acredite, tem muita gente boa no mercado que sequer concluiu o curso universitário.

No entanto, isso não significa que não se deve buscar conhecimento. Existem diversas maneiras de a sua empresa investir em qualificação, como:

  • cursos in company;
  • conferências, feiras e outros eventos abertos;
  • cursos online abertos;
  • cursos livres presenciais;
  • conteúdos desenvolvidos por especialistas, tanto pagos quanto gratuitos etc.

Antes de escolher a qualificação, converse com a sua equipe e entenda o que eles desejam aprender. Apresente os gargalos que o setor enfrenta e peça a contribuição dos colaboradores para identificar a melhor solução.

Invista em um programa de onboarding interno

Nesse momento, também é interessante repensar o processo de recrutamento e seleção. Portanto, na hora de analisar o perfil do candidato, é importante levar em consideração suas habilidades, conhecimentos e experiências na área. Avalie toda a “bagagem” técnica que ele oferece e analise se ele se encaixa no cargo.

Isso ajuda a reduzir custos com treinamentos e possibilita que o time trabalhe mais alinhado, equilibrando o nível de competências internas. A partir da contratação, mostre ao novo colaborador as funções que ele realizará, abra espaço para dúvidas e feedbacks e deixe claro o que é esperado dele.

Engaje a equipe de marketing

Um sério problema que existe dentro das equipes de marketing é a falta de engajamento dos colaboradores. Isso porque esse tipo de situação afeta diretamente os resultados da empresa e contribui para um clima organizacional péssimo — o que desmotiva ainda mais os profissionais.

Para incentivar o engajamento da equipe de marketing, é preciso educá-la a respeito da importância da qualificação. Seja transparente em relação ao peso que esse tipo de conhecimento traz para o currículo profissional dos colaboradores, principalmente quando o assunto é progressão na carreira.

Você, como gestor ou líder, também deve participar dessa qualificação. Assim, é possível engajar o seu time pelo exemplo.

As equipes de marketing desempenham um papel fundamental dentro de qualquer negócio. Portanto, investir em qualificação nessa área ajudará a sua empresa a prospectar mais clientes, aumentando não só o seu faturamento, mas também a sua reputação no mercado, fazendo com que os potenciais clientes passem a olhar para a sua empresa de maneira diferente, como uma autoridade no ramo.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
Sair da versão mobile