Ganhando seguidores no Instagram: 8 Dicas para ir do 0 aos 10 mil seguidores rapidamente

Quando começamos um negócio online, não conseguimos deixar de nos imaginar já vendendo nosso produto online através do Instagram, após termos conquistado um bom público por lá. Mas como ir ganhando seguidores no Instagram no início? Essa é a pergunta de um milhão de dólares.

Os seus primeiros 10 mil seguidores no Instagram são os mais difíceis de conseguir. Por quê? Simples, ninguém te conhece ainda. Você ainda precisa provar que é alguém de influência e sucesso. Pode parecer difícil, mas não é impossível.

Então, siga nosso guia para chegar aos 10.000 seguidores no Instagram em alguns meses.

É preciso comprar seguidores no Instagram para chegar aos 10 mil em pouco tempo?

A resposta é não. Nossas dicas te ajudarão a fazer isso de forma orgânica. 

No entanto, comprar seguidores no Instagram é uma prática comum e pode te ajudar a impulsionar o seu perfil, desde que você não use contas fake mas consiga comprar seguidores reais no Instagram. Alguns sites como o Impulsogram são indicados para isso, mas é bom ter cuidado com outros sites que podem acabar te prejudicando.

1. Faça parte de grupos de engajamento do Instagram

O que as pessoas que conseguem ganhar seguidores no Instagram rapidamente fazem de diferente? 

Elas entram em grupos de engajamento, também conhecidos como Instagram Pods. 

Você dificilmente encontrará esses grupos dentro do próprio Instagram, uma vez que os grupos de DM são limitados a 15 pessoas, então esses grupos geralmente ficam fora da plataforma, sendo os mais comuns no:

  • Facebook 
  • WhatsApp
  • Telegram (esse sendo o principal) 

Pode ser tentador já entrar nos grupos com o maior número de pessoas, mas a verdade é que você terá mais sucesso em grupos direcionados, com um tema específico que pode ser relacionado ao que você já posta no seu perfil, como viagem, beleza, moda etc. e assim conseguir likes de pessoas que compartilham do mesmo interesse.

Geralmente os focos são em likes e engajamento, o que por si só já dá mais visibilidade para a sua página e acaba ganhando seguidores no Instagram. Lembre-se de retribuir o favor dentro dos grupos, interagindo com o conteúdo de outras pessoas.

2. Compartilhe conteúdo de outras pessoas para ganhar seguidores no Instagram

Uma ótima maneira para ter mais seguidores no Instagram através do engajamento, é compartilhando posts e conteúdo de outras páginas

É importante marcar e dar o devido crédito ao criador, isso vai não somente impedir que você seja marcado por plágio, mas também pode ter interação dos criadores, compartilhamento do seu perfil em outras páginas, aumentando sua visibilidade.

É muito mais fácil repostar conteúdo dos outros do que criar o seu, então é uma das estratégias a ter sempre em mãos. Além de conseguir facilmente um conteúdo, às vezes com melhor qualidade do que se você fosse fazer você mesmo.

Na hora de pesquisar conteúdos que possam ser compartilhados, use hashtags, principalmente as relevantes ao que você já faz em sua página. 

Se não for compartilhar nos stories, mas repostar, além de marcar o dono do post, pode ser uma boa ideia pedir permissão antes de fazer isso, para não acabar infringindo nenhuma política do Instagram.

Foto: Divulgação

3. Peça aos seus cliente / amigos para compartilhar fotos

Uma ótima maneira de provar que você é uma autoridade no que faz é mostrando serviço. Nada melhor do que fotos de quem já te conhece e compra seu produto ou ideia para aumentar sua credibilidade. 

Para quem ainda não tem clientes:

Se você é bem novo e ainda não tem muitos clientes para exibir, pode entrar em contato com influencers iniciantes, com menos de 5 mil seguidores, que estejam dispostos a monetizar seus canais e compartilhar seu conteúdo. Amigos e parentes também podem ajudar nessa hora, todo tipo de engajamento vai te favorecer.

Ofereça incentivos:

Por mais boa vontade que as pessoas tenham em te ajudar, você não pode contar sempre com isso. Oferecer algum tipo de incentivo para os seus clientes é uma boa ideia para que eles tirem um tempo do seu dia para postar uma foto que te favoreça. Pode ser algum tipo de brinde ou até mesmo um descontinho na próxima compra, as pessoas se sentirão valorizadas e terá menos chance de “deixar para depois” e acabar esquecendo.

Quanto mais pessoas começarem a te marcar nas fotos, logo isso se tornará algo mais orgânico e servirá de incentivo para que outras pessoas participem e também te encontrem no feed, ganhando seguidores no Instagram para você.

4. Tenha um estilo consistente

Pode parecer conversa fiada quando se trata de ganhar seguidores no Instagram, mas na verdade não é. As pessoas não te seguem por causa das coisas que você já postou, mas por causa do que elas acham que você vai postar no futuro.

Imagine que você tenha uma página sobre filhotinhos e todo dia posta foto de um filhote fofinho, sem falhar. As pessoas que acabam vendo suas fotos, logo percebem que você sempre posta fotos de filhotes bonitinhos e vão te seguir na expectativa de que você poste mais fotos do mesmo tipo.

Ter um estilo consistente é mais do que somente uma jogada de marca, é criar uma expectativa no seu público, que eles poderão ter certeza de que será realizada. Eles querem ver mais daquele mesmo tipo de conteúdo todos os dias.

Se você conseguir manter essa consistência com seus posts, irá acabar ganhando seguidores no Instagram de forma rápida enquanto transmite confiança na sua marca.

5. Use Hashtags para ter mais seguidores no Instagram

Muitos experts te dirão para usar somente entre 5 e 11 hashtags em cada postagem, mas podemos te dizer para fazer diferente e postar o máximo que você conseguir. Tente criar uma lista de hashtags relevantes e ir testando as que mais fazem sucesso até conseguir chegar à uma lista definitiva que funcione para você.

Se quiser um número específico, podemos dizer para chegar perto do máximo permitido e usar 30 hashtags em cada post.

Para não lotar o seu post, o melhor a fazer é postar as hashtags no primeiro comentário do post. Não se preocupe, à medida que sua página começar a crescer, ninguém vai notar aquele primeiro comentário cheio de hashtags ali.

Relevância nas hashtags vai te levar mais longe

Se as suas hashtags forem de um nicho específico, suas chances de ser encontrado e ganhar seguidores no Instagram irão aumentar. 

Então, evite usar hashtags genéricas como #love ou #fotododia. Se a sua página for de moda ou de animais fofinhos, escolha hashtags que tenham a ver com o assunto.

6. Marque sua localização para conseguir seguidores no Instagram de sua vizinhança

Você sabia que é possível ser encontrado no Instagram simplesmente marcando a sua localização nos posts ou stories? A tag de localização revela a cidade ou bairro em que você está, ou em que a imagem foi gravada. Nesse caso, seu post será categorizado junto com os conteúdos daquela mesma localidade.

Se você tiver um negócio local, você pode usar essa geolocalização para deixar mais fácil ser encontrado pelos usuários do Instagram. Localizações também tem o seu feed próprio, stories e hashtags. Sim, você pode usar um sticker de localização nos seus stories para fazer parte disso tudo. Legal, né?

7. Divulgue seus posts e sua conta em outras mídias

Caso você tenha seu próprio site, blog ou outras redes sociais, você pode fazer com que o seu conteúdo do Instagram seja integrado e também apareça por lá. 

Incorporando posts no seu blog

Digamos que você tenha um blog de moda, e que quer fazer um post sobre os melhores acessórios que os homens deveriam usar. Você pode escolher posts do Instagram que contenham imagens com alguma relação com esse post e integrá-los ao seu site

Para fazer isso é só clicar nos três pontinhos no topo do post e depois ir em “Incorporar” para gerar o código que você usará no seu blog.

Pode ser algo a longo prazo, mas se o seu site tiver bastante visualizações, é bem provável que as pessoas irão para no seu Instagram também através dessa técnica.

8. Siga pessoas que gostam dos seus concorrentes

Para ir ganhando seguidores no Instagram, você precisa encontrar pessoas que seguem marcas parecidas.

Quem são seus maiores concorrentes no Instagram? Anote todos. Depois, pesquise os posts deles e veja quem está comentando nesses posts. É com essas pessoas que você quer interagir.

Tenha em mente que, quando se trata de escolher seus competidores no Instagram, é melhor começar pelas marcas pequenas. Isso, simplesmente porque as marcas grandes costumam ter clientes com maior lealdade que podem não dar moral para uma marca pequena, então não comece atacando os grandes.

Lembre-se de ser educado, gentil e tentar não soar como um vendedor. É preciso ser o mais natural possível, nada de copiar e colar comentários iguais para várias pessoas. 

Quando as pessoas fizerem perguntas que estiverem ao seu alcance, responda-as. Interação é o mais essencial no Instagram.

E por último, busque inspiração no que os seus concorrentes estão fazendo de correto para agregar valor também à sua página.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.