Como dar entrada na aposentadoria

Para dar entrada em um pedido de aposentadoria no Brasil, você deve seguir os seguintes passos:

  1. Verifique se atende aos requisitos para se aposentar. No Brasil, existem diversas regras para aposentadoria, dependendo do tipo de aposentadoria que você está solicitando (aposentadoria por idade, por tempo de contribuição, por invalidez, entre outras). É importante verificar qual é a regra que se aplica ao seu caso e se você atende aos requisitos.
  2. Faça uma simulação de aposentadoria. A Previdência Social oferece uma ferramenta de simulação de aposentadoria que pode ajudá-lo a entender qual será o valor da sua aposentadoria e quanto tempo ainda precisa trabalhar para se aposentar.
  3. Entre em contato com a Previdência Social. Você pode entrar em contato com a Previdência Social pelo telefone 135 ou pelo site da Previdência Social (www.previdenciasocial.gov.br). A Previdência Social poderá orientá-lo sobre o processo de solicitação de aposentadoria e lhe fornecer informações sobre os documentos que serão necessários para dar entrada no seu pedido.
  4. Reúna os documentos necessários. Para dar entrada em um pedido de aposentadoria, você precisará apresentar diversos documentos, como RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento, comprovante de residência, carteira de trabalho, entre outros. É importante verificar quais são os documentos exigidos no seu caso específico e reuni-los antes de dar entrada no pedido.
  5. Faça o pedido de aposentadoria. Você pode fazer o pedido de aposentadoria presencialmente em uma agência da Previdência Social ou pelo site da Previdência Social. No site, basta acessar o link “Aposentadoria” e seguir as instruções para fazer o pedido. Se optar por fazer o pedido presencialmente, lembre-se de agendar um atendimento prévio pelo telefone 135 ou pelo site da Previdência Social.

Para dar entrada na aposentadoria, você deve seguir os seguintes passos:

  1. Verificar se você preenche os requisitos para se aposentar. Isso inclui ter atingido a idade mínima exigida pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e ter contribuído com o INSS por um período mínimo de tempo.
  2. Entrar em contato com o INSS para verificar se você está apto a se aposentar e qual é o valor do seu benefício. Você pode fazer isso pelo site do INSS ou pelo telefone 135.
  3. Preencher o formulário de requerimento de aposentadoria, que pode ser encontrado no site do INSS ou retirado em uma agência do INSS. Você também pode entrar em contato com o INSS para solicitar que o formulário seja enviado a você pelo correio.
  4. Reunir toda a documentação necessária, como cópias do RG, CPF, PIS/PASEP, carteira de trabalho e comprovante de endereço.
  5. Entregar o formulário de requerimento de aposentadoria e a documentação necessária em uma agência do INSS ou enviá-los pelo correio.
  6. Aguardar a análise do pedido pelo INSS. Se aprovado, você receberá um aviso informando sobre os próximos passos a serem seguidos para receber o benefício.

É importante lembrar que o processo de aposentadoria pode ser demorado e pode variar de acordo com o tipo de aposentadoria que você está solicitando. Se você tiver dúvidas ou precisar de mais informações, entre em contato com o INSS.

Leia também

Como transformar o BPC em aposentadoria

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.