Como fazer a declaração anual do MEI

A Declaração Anual do Microempreendedor Individual (MEI) é um documento obrigatório que deve ser entregue todos os anos pelos empreendedores que optaram pelo regime simplificado de tributação para a atividade de pequeno negócio. Para fazer a declaração, é preciso seguir os seguintes passos:

  1. Verifique se você está apto a fazer a declaração: para isso, é preciso ter optado pelo regime de tributação do MEI e ter cumprido todas as obrigações legais, como pagar mensalmente a taxa de R$ 52,50 e emitir notas fiscais.
  2. Acesse o Portal do Empreendedor: para fazer a declaração, você precisa acessar o Portal do Empreendedor (https://www.portaldoempreendedor.gov.br/). Lá, você deve clicar em “Acessar com Certificado Digital” e seguir as instruções para realizar o login.
  3. Preencha o formulário de Declaração Anual do MEI: após o login, você deverá selecionar a opção “Declaração Anual do MEI” e preencher o formulário com as informações solicitadas.
  4. Verifique se todos os dados estão corretos: antes de enviar a declaração, verifique se todos os dados estão corretos e atualizados.
  5. Envie a declaração: após verificar os dados, basta enviar a declaração e aguardar a confirmação de recebimento.

É importante lembrar que a Declaração Anual do MEI é obrigatória e deve ser entregue todos os anos, até o último dia útil do mês de abril. Caso você não cumpra com essa obrigação, poderá ser multado e ter dificuldades para renovar o alvará de funcionamento do seu negócio. Portanto, é fundamental ficar atento ao prazo e realizar a declaração dentro do período estabelecido.

Leia também

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.