Como que funciona o Auxílio Maternidade

O auxílio maternidade é um benefício pago pelo governo a mulheres que acabaram de dar à luz ou adotar um bebê. O objetivo do auxílio maternidade é proporcionar um período de descanso e cuidado com o recém-nascido, permitindo que a mãe possa se dedicar exclusivamente à sua recuperação e ao cuidado da criança nos primeiros meses de vida.

No Brasil, o auxílio maternidade é concedido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e é financiado pelo governo federal. Para ter direito ao auxílio maternidade, a mulher deve cumprir alguns requisitos, como:

  • Ser trabalhadora formal, com carteira de trabalho assinada;
  • Ter contribuído para o INSS nos últimos 12 meses anteriores à data de início do benefício;
  • Estar afastada do trabalho por motivo de gravidez ou adoção;
  • Estar registrada como mãe no registro civil da criança.

O valor do auxílio maternidade é de um salário mínimo (atualmente R$ 1.045,00) e é pago por um período de 120 dias após o parto ou a adoção. No caso de parto múltiplo (por exemplo, gêmeos), o período de pagamento é estendido para 180 dias.

Para solicitar o auxílio maternidade, a mulher deve apresentar a documentação necessária, como o atestado médico de gravidez ou a certidão de nascimento da criança, e fazer a solicitação no INSS. É importante lembrar que o auxílio maternidade não pode ser acumulado com outros benefícios do INSS, como o auxílio doença ou a aposentadoria por invalidez.

Leia também:

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.