Como receber o Auxílio Maternidade

O auxílio maternidade é um benefício pago pelo governo a mulheres que acabaram de ter um bebê ou adotado uma criança. Ele é pago pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e tem como objetivo ajudar a mãe a se reabilitar depois do parto ou da adoção e proporcionar um período de descanso para ela cuidar da criança.

Para receber o auxílio maternidade, é preciso atender a alguns requisitos:

  1. Ser segurada do INSS: para ter direito ao auxílio maternidade, é preciso ser segurada do INSS, ou seja, contribuir com o INSS através de descontos na folha de pagamento ou como contribuinte individual.
  2. Estar afastada do trabalho: para receber o auxílio maternidade, é preciso estar afastada do trabalho por pelo menos 30 dias antes do parto ou da adoção.
  3. Estar em dia com as contribuições para o INSS: para ter direito ao auxílio maternidade, é preciso estar em dia com as contribuições para o INSS, ou seja, não pode haver nenhum tipo de atraso ou pendência.

Se você atender a esses requisitos, basta entrar em contato com o INSS para solicitar o auxílio maternidade. O processo pode ser feito pelo site do INSS ou por meio da Central 135. É preciso levar alguns documentos, como RG, CPF e comprovante de residência. Além disso, é preciso apresentar um atestado médico comprovando a gravidez ou a adoção.

O auxílio maternidade tem duração de 120 dias e é pago pelo INSS diretamente na conta bancária da mãe. O valor do auxílio maternidade é igual ao salário maternidade, que é o salário que a mãe recebia antes de ficar afastada do trabalho. Se a mãe não trabalhava, o valor do auxílio maternidade é de um salário mínimo.

Espero que essas informações tenham sido úteis. Qualquer dúvida adicional, sinta-se à vontade para perguntar.

Leia também:

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.