eSocial: código de acesso será descontinuado; entenda como ficará após as mudanças

Para garantir a melhor gestão possível do seu negócio, é preciso conhecer a fundo todas as mudanças que ocorrem em seu segmento, até mesmo aquelas questões mais técnicas, que podem envolver o registro da sua empresa, facilitado por programas como o eSocial.

Inclusive, é possível dizer que o sucesso de um negócio pode muito bem estar associado aos métodos de administração de suas atividades, evitando que um grande problema surja graças a uma simples falta de atenção em relação à documentação do seu negócio.

Diante disso, o que não falta no comando de uma empresa são papéis a serem vistos, revisados, assinados e guardados. Isso em um nível que pode acabar sendo impossível para uma só pessoa tomar conta de tudo, destacando a necessidade de um profissional.

Normalmente o crescimento em relação a esses papéis pode ser visto como algo positivo dentro do mercado, já que indica que o seu negócio está crescendo em importância, com isso sendo válido para setores variados, de massa para polir alumínio a roupas de banho.

Ou seja, as suas recompensas costumam crescer na mesma medida em que as suas responsabilidades, sendo preciso responder de forma correta às suas obrigações para que o sucesso do seu negócio seja algo constante e não apenas um movimento passageiro.

Para quem atua com esse tipo de organização, a internet passou a oferecer diversas formas de auxílio, como os programas que permitem a realização e organização de planilhas, assim como a assinatura e documentos de forma digital, sem precisar ir a um cartório.

O mesmo pode ser dito sobre as responsabilidades que uma companhia possui em relação aos órgão do governo, já que hoje a declaração de informações sobre um serviço de montagem de caldeira pode ser realizada facilmente através dos canais digitais.

Esse mesmo tipo de situação pode ser replicada para os mais diversos empreendimentos, bastando ter uma atenção especial sobre quais são as plataformas do governo que estão disponíveis, sendo elas capazes de facilitar até mesmo a administração dos seus negócios.

Tais tipos de ferramentas, inclusive, vêm se tornando cada vez mais populares diante de uma modernização que pode ser vista até mesmo em relação a fontes mais tradicionais, como é o caso dos órgãos de registro e fiscalização governamentais.

Frente a isso, é possível destacar o papel que um sistema específico trouxe para a organização das empresas em relação às suas obrigações com os órgãos de domínio público, sendo importante então entender um pouco melhor sobre ele e suas mudanças.

O conceito do eSocial

Oficialmente lançado em 2018, o eSocial trata-se de uma plataforma disponibilizada pelo governo brasileiro que reúne uma série de atividades que envolvem as responsabilidades de um negócio em relação aos seus registros na área trabalhista.

Esse tipo de programa teve uma importância não apenas para as empresas, mas também para as pessoas físicas que têm algum tipo de responsabilidade em relação à gestão de um negócio, facilitando assim o registro das suas atividades econômicas.

Essa simplificação em relação ao envio de documentos e outras obrigações conversa com o SPED, o chamado Sistema Público de Escrituração Digital, que foi criado pelo governo com o objetivo de otimizar o registro das atividades das empresas, entre outros projetos.

Prática essa que pode então ser útil tanto para fabricantes de trocadores de calor como para empreendedores de pequeno porte, facilitando a gestão de todos esses negócios frente às suas responsabilidades, evitando problemas causados por um registro errado.

O papel do eSocial foi então de simplificar o envio desses documentos, conversando com o crescimento das responsabilidades de uma empresa, que quanto maior for o seu tamanho, maior se torna a necessidade de deixar clara todas as transações feitas por esse negócio.

Com a ajuda dessa plataforma, tornou-se possível garantir a esse processo de lidar com documentos digitais de uma forma muito mais segura, evitando o vazamento de dados entre outras questões que podem acabar colocando em risco o futuro de uma empresa.

Além da segurança, existe também a questão da facilidade, já que ao invés de ter que acessar um grande número de plataformas, uma empresa de instalações elétricas pode simplesmente recorrer a um espaço único que seja útil para o envio de suas informações.

Mesmo com toda essa facilidade, o mercado foi surpreendido pela notícia do fim do eSocial, o que não é verdade, o que muda na verdade é a forma em que ele poderá ser acessado no futuro.

Mudanças de acesso ao eSocial

Da mesma forma em que o eSocial foi criado como uma forma de trazer benefícios para o meio empresarial em uma época onde os canais digitais crescem em nível de importância, ele passa a contar também com algumas atualizações, como ocorre no mercado digital.

Em relação a isso, se destaca a forma de acessar esse tipo de portal diante da necessidade de contar com diferentes logins e senhas para entrar na sua conta para os diversos canais, seja para pesquisar por instalação de ar-condicionado valor ou navegar em um site.

Buscando simplificar isso, ao menos em relação aos diferentes portais de governo, foi lançado um método único de acesso, o chamado Gov.br, cuja utilização passará a ser usada também para acessar o eSocial, substituindo sua senha e código de entrada.

Tal mudança já possui até data marcada, o dia 12 de dezembro de 2022. A partir desse dia, só será possível acessar a plataforma do eSocial com uma conta no Gov.br, o que não deve ser uma surpresa, já que essa alteração foi anunciada há algum tempo.

É importante reconhecer que esse tipo de mudança está longe de ser um problema, pelo contrário, trata-se de uma modificação que foi feita para facilitar o acesso dos usuários a diferentes programas do governo, tudo com um único sistema de acesso.

Seja para cuidar de algumas atividades pessoais ou do registro do seu negócio que fornece sensor de temperatura industrial para as fábricas, o sistema do Gov.br se mostra como uma opção adequada, sendo importante então entender melhor como ele funciona.

O acesso por meio do Gov.br

Esse tipo de programa de entrada para as plataformas do governo pode ser usado para acessar os mais diversos tipos de sistemas, sendo alguns deles serviços de:

  • INSS;
  • Imposto de Renda;
  • Conecte SUS;
  • Portal do Empreendedor;
  • Serviços públicos em geral.

Todos esses são programas disponíveis ao público através de um único canal de acesso, melhorando não só a praticidade em relação a esse tipo de conexão digital, mas também a segurança, algo importante tanto para um usuário comum como para um negócio.

É justamente em relação a essa questão da proteção dos usuários na internet ao acessar os serviços do governo que existe um sistema diferente de acesso para cada indivíduo, onde a realização de um cadastro específico pode permitir o contato com certos sistemas.

Para contar com um acesso geral ao Gov.br, basta somente informar os seus dados pessoais, como data de nascimento, nome completo, filiação, entre outras informações que permitem contar com um contato a todos os benefícios facilmente disponibilizados.

No entanto, quando se trata de serviços mais específicos, o que inclui o eSocial, a ser usado por um fornecedor de molas de tração ou qualquer outro tipo de negócio, é preciso ter uma conta especial no Gov.br, como aquelas associadas ao nível Prata e Ouro.

Os perfis de nível prata podem ser conquistados a partir do vínculo a ser criado entre sua conta na plataforma do governo com serviços externos, como o internet banking da sua instituição financeira, de acordo com os bancos que são cadastrados nesse tipo de sistema.

Esse tipo de acesso já permite realizar atividades diversas dentro do eSocial, já para quem busca contar uma entrada para serviços mais específicos, o nível de profundidade ouro se mostra necessário.

O nível ouro pode ser conquistado com o cadastro de sua biometria facial ou com o registro de um Certificado Digital de Pessoa Física. Tudo isso para facilitar a gestão de um negócio tal como um tubo de alumínio redondo pode ser útil dentro dos sistemas de uma fábrica.

Para garantir ainda mais essa segurança, é importante recorrer a uma procuração eletrônica para terceiros, principalmente para quem recorrer aos serviços de um contador ou qualquer serviço profissional que precise contar com o acesso à sua conta dentro do eSocial.

É sempre importante ter atenção para a sua segurança pessoal, evitando passar os dados de acesso ao Gov.br para qualquer pessoa, até por se tratar de uma conta que pode ser utilizada para dar entrada nos mais diversos tipos de sistemas do governo.

Sabendo de tudo isso, é importante então se preparar para se certificar que você tenha uma conta no Gov.br, seja para acessar o eSocial ou qualquer outra plataforma disponibilizada pelo governo de forma segura e prática.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.