MEU INSS licença maternidade

A licença maternidade é um benefício previdenciário concedido pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) a mulheres que têm filhos ou adotam crianças. O período de licença maternidade é de 120 dias para parto a termo ou 180 dias para parto pré-termo. Durante esse período, a mulher tem direito a receber um salário-maternidade, que corresponde a 100% do salário de benefício que ela recebia antes de entrar em licença.

Para ter direito ao benefício da licença maternidade, a mulher deve cumprir alguns requisitos, como estar cadastrada no INSS e ter contribuído para o regime geral de previdência social por pelo menos 12 meses nos últimos 18 meses anteriores à data prevista para o parto. Além disso, é preciso apresentar a certidão de nascimento ou de registro civil da criança e comprovante de residência.

Se você está grávida ou acabou de ter um bebê e deseja solicitar a licença maternidade, é importante entrar em contato com o INSS ou com a Previdência Social de sua região para obter mais informações e saber como proceder.

Leia também

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.