MEU INSS revisão da vida toda

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) oferece a possibilidade de revisão de toda a vida contributiva de um trabalhador que tenha contribuído para o INSS por pelo menos 20 anos. A revisão é realizada com o objetivo de corrigir possíveis erros ou omissões na apuração do valor dos benefícios previdenciários, como aposentadoria, pensão, auxílio-doença, entre outros.

Para solicitar a revisão da vida toda, é necessário apresentar ao INSS todos os comprovantes de contribuição previdenciária, como as guias de recolhimento (GRs) e os recibos de pagamento do INSS. Além disso, é preciso preencher um formulário de solicitação de revisão disponibilizado pelo INSS e anexar os documentos necessários.

A revisão da vida toda pode ser solicitada tanto por um trabalhador que já está aposentado quanto por um trabalhador que ainda está contribuindo para o INSS. No entanto, é importante lembrar que a revisão da vida toda não é garantida pelo INSS e depende da análise dos documentos apresentados pelo trabalhador e da disponibilidade de recursos financeiros do instituto.

É importante ressaltar que a revisão da vida toda não é um direito do trabalhador, mas sim uma possibilidade de correção de possíveis erros ou omissões na apuração do valor dos benefícios previdenciários. Portanto, é recomendável manter os comprovantes de contribuição previdenciária em local seguro e organizado, para facilitar a solicitação da revisão caso seja necessário.

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) oferece a possibilidade de revisão de benefícios previdenciários, incluindo aposentadorias e pensões, por meio de um processo chamado “Revisão da Vida Toda”. Esse processo permite que você solicitar a revisão de todos os períodos de contribuição para o INSS, a fim de obter um cálculo mais vantajoso de seu benefício previdenciário.

Para solicitar a revisão da vida toda, é preciso preencher um formulário de solicitação disponível no site do INSS ou em uma agência do INSS. É importante levar em consideração que a revisão só pode ser feita uma vez e que o pedido deve ser feito antes de completar 70 anos de idade.

É importante ressaltar que, para solicitar a revisão da vida toda, é preciso atender a alguns requisitos, como:

  • Ter recebido o benefício previdenciário por pelo menos dois anos;
  • Não ter solicitado a revisão anteriormente;
  • Não ter solicitado a revisão de períodos específicos anteriormente;
  • Não ter sido beneficiário de pensão por morte, salvo se o benefício tiver sido concedido com base em tempo de contribuição;
  • Ter cumprido a carência exigida para aposentadoria por tempo de contribuição, salvo se o benefício tiver sido concedido com base em tempo de contribuição;
  • Não ter sido beneficiário de auxílio-doença, salvo se o benefício tiver sido concedido com base em tempo de contribuição;
  • Não ter sido beneficiário de auxílio-acidente, salvo se o benefício tiver sido concedido com base em tempo de contribuição.

É importante lembrar que a revisão da vida toda pode ser solicitada tanto por pessoas que já estão recebendo o benefício previdenciário quanto por aquelas que ainda não o recebem, mas cumprem os requisitos para solicitá-lo.

Espero ter ajudado! Qualquer dúvida, é só perguntar.

Leia também

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.