O que é o FGTS e para que serve

O FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) é um fundo criado pelo governo brasileiro com o objetivo de assegurar aos trabalhadores formais um benefício financeiro em caso de demissão sem justa causa ou aposentadoria.

O FGTS é financiado com uma parcela descontada mensalmente da remuneração dos trabalhadores, correspondente a 8% do salário bruto. Esse desconto é feito pelo empregador e depositado em uma conta vinculada ao trabalhador no Banco do Brasil.

Além de servir como uma espécie de seguro para o trabalhador, o FGTS também é utilizado pelo governo para financiar projetos de habitação, saneamento e infraestrutura.

Os trabalhadores têm direito a sacar o saldo da conta do FGTS em algumas situações específicas, como demissão sem justa causa, aposentadoria, morte do titular da conta, entre outras. É importante ressaltar que o saldo do FGTS não é contabilizado como rendimento para fins de imposto de renda.

FGTS é a sigla para Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. Ele é um fundo criado pelo governo brasileiro com o objetivo de garantir aos trabalhadores um conjunto de direitos e benefícios, principalmente em caso de demissão sem justa causa ou aposentadoria.

O FGTS é financiado pelas empresas, que são obrigadas a depositar uma porcentagem dos salários dos seus funcionários no fundo. Esses depósitos são realizados mensalmente e correspondem a 8% do salário de cada trabalhador.

O FGTS também pode ser utilizado para financiar a compra de imóveis, sendo possível utilizar até 80% do saldo do FGTS para essa finalidade. Além disso, o trabalhador também pode utilizar o FGTS para quitar dívidas, como empréstimos consignados ou financiamentos de veículos.

Em resumo, o FGTS é um fundo que visa garantir aos trabalhadores um conjunto de direitos e benefícios, principalmente em caso de demissão ou aposentadoria, e que também pode ser utilizado para financiar a compra de imóveis ou quitar dívidas.

Leia também

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.