Seguro Desemprego Bryan Rezende
Qual o prazo que eu tenho para dar entrada no seguro-desemprego?
O prazo para dar entrada no seguro-desemprego depende de alguns fatores, como o motivo pelo qual você perdeu o emprego e o seu histórico de trabalho. Em geral, é importante dar entrada no seguro-desemprego o mais rápido possível após perder o emprego, pois o benefício só é pago a partir da data em que a solicitação é feita.
Se você foi demitido sem justa causa, o prazo para dar entrada no seguro-desemprego é de até 7 dias úteis a contar da data da demissão. Se você foi demitido por justa causa ou se deixou o emprego voluntariamente, o prazo é de até 90 dias a contar da data da demissão ou da rescisão do contrato de trabalho.
É importante lembrar que, para ter direito ao seguro-desemprego, você deve cumprir alguns requisitos, como ter trabalhado por, pelo menos, 6 meses nos últimos 12 meses anteriores à data da demissão ou da rescisão do contrato de trabalho, e ter recebido uma renda média mensal igual ou superior ao salário mínimo. Além disso, é preciso estar desempregado e disponível para o mercado de trabalho.
Para dar entrada no seguro-desemprego, você pode ir a uma agência do Ministério da Economia ou do Ministério da Cidadania, ou ainda fazer a solicitação pela internet, pelo site do Ministério da Economia ou pelo aplicativo “Meu Seguro Desemprego”. É importante levar alguns documentos, como a carteira de trabalho, o RG e o CPF.
Leia também
- É possível dar entrada no seguro-desemprego antes de sacar o FGTS?
- Como agendar para dar entrada no seguro desemprego?
- Onde resolver problemas com o Seguro-desemprego?
- Como dar entrada no Seguro-desemprego pela internet?
- Quais os serviços de seguro desemprego estão disponíveis no portal Gov BR?
- Como consultar seguro desemprego pelo WhatsApp?
- Como acessar o Seguro-desemprego web?
- Como faço para habilitar uma empresa no empregador web?
- Como enviar o Seguro-desemprego com certificado digital?
- Como acessar o empregador web com certificado digital?