Quanto tempo dura o Auxílio Maternidade

No Brasil, o auxílio maternidade é um benefício pago pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) a trabalhadoras que acabaram de ter um bebê ou adotaram uma criança de até 12 anos de idade. O auxílio maternidade dura 120 dias, ou seja, 4 meses. Ele é pago a partir do 6º dia após o parto ou a data da adoção e pode ser solicitado pelo próprio INSS ou pela empresa em que a trabalhadora está vinculada.

Para ter direito ao auxílio maternidade, é preciso cumprir alguns requisitos, como estar inscrita no INSS há pelo menos 12 meses antes do parto ou da adoção e ter trabalhado por pelo menos 30 dias consecutivos nos 12 meses anteriores ao início do benefício. Além disso, é preciso apresentar a certidão de nascimento ou de adoção e comprovar a licença médica necessária para o afastamento do trabalho.

É importante lembrar que o auxílio maternidade não é cumulativo com outros benefícios, como a licença remunerada pelo empregador ou o salário-maternidade pago pelo INSS. Isso significa que, se a trabalhadora receber outro tipo de remuneração durante o período em que estiver recebendo o auxílio maternidade, ela terá que devolver o valor pago pelo INSS.

Leia também:

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.