Quantos dias demora para cair o FGTS na conta

O FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) é um fundo criado pelo governo para garantir o direito dos trabalhadores ao recebimento de um salário durante o período de desemprego involuntário ou em caso de demissão sem justa causa.

O FGTS é composto por uma porcentagem do salário do trabalhador, que é descontada todos os meses e depositada em uma conta vinculada ao trabalhador. Essa conta é aberta pelo empregador e gerenciada pelo Banco do Brasil.

O tempo que leva para o FGTS ser depositado na conta do trabalhador depende de alguns fatores, como o tipo de depósito (se é mensal ou anual) e o período em que o trabalhador foi contratado.

Se o depósito for mensal, o FGTS deve ser creditado na conta do trabalhador até o dia 7 do mês seguinte ao mês em que foi descontado. Por exemplo, se o FGTS foi descontado em janeiro, ele deve ser depositado na conta do trabalhador até o dia 7 de fevereiro.

Se o depósito for anual, o FGTS deve ser creditado na conta do trabalhador até o dia 7 de janeiro do ano seguinte ao ano em que foi descontado. Por exemplo, se o FGTS foi descontado em 2020, ele deve ser depositado na conta do trabalhador até o dia 7 de janeiro de 2021.

É importante ressaltar que o FGTS só pode ser sacado pelo trabalhador em alguns casos específicos, como na demissão sem justa causa, na aposentadoria, em caso de morte do trabalhador ou em caso de saque aniversário (saque de 40% do saldo da conta a cada cinco anos). Se o trabalhador quiser sacar o FGTS em outros casos, ele precisará solicitar a autorização do governo para fazer o saque.

Leia também

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.