Quem tem direito ao PIS?

O Programa de Integração Social (PIS) é um programa do governo brasileiro que tem como objetivo promover a integração dos trabalhadores com carteira assinada no mercado de trabalho. O PIS é financiado pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e é administrado pelo Ministério da Economia.

Para ter direito ao PIS, o trabalhador deve atender aos seguintes requisitos:

  1. Ser trabalhador com carteira assinada e vínculo empregatício ativo.
  2. Receber salário mensal de até dois salários mínimos.
  3. Estar inscrito no PIS há pelo menos cinco anos.
  4. Não ter recebido benefício previdenciário ou assistencial, como aposentadoria ou pensão.
  5. Não ter sido demitido por justa causa.

Os trabalhadores que atendem a esses requisitos têm direito a receber o benefício do PIS, que consiste em um valor mensal pago pelo governo para complementar o salário dos trabalhadores de baixa renda. O valor do benefício do PIS é atualizado anualmente pelo governo.

O Programa de Integração Social (PIS) é um benefício fiscal destinado a trabalhadores que tenham exercido atividade remunerada por pelo menos 30 dias em empresas privadas ou em órgãos da administração pública direta ou indireta durante o ano-base. Além disso, é preciso que o trabalhador tenha recebido remuneração mensal de até dois salários mínimos e esteja inscrito no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).

Para ter direito ao PIS, o trabalhador também precisa estar cadastrado na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) e ter recolhido contribuições para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

O PIS é pago anualmente pelo empregador, geralmente em junho, e o valor do benefício é calculado com base no salário médio recebido pelo trabalhador no ano-base. O valor do PIS pode variar de acordo com o salário médio do trabalhador e o período de exercício de atividade remunerada.

O PIS é um benefício importante para os trabalhadores, pois pode ser utilizado para adquirir produtos e serviços em estabelecimentos credenciados pelo governo, além de ser possível sacar o valor do benefício em agências bancárias ou casas lotéricas.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.