Visão sistêmica: A sua importância e como aplicar na gestão empresarial

Uma visão sistêmica vai além de apenas saber identificar quando uma empresa deve ou não tomar uma certa decisão, ou então mudar um processo dentro da empresa, o conceito abrange diversas necessidades de um negócio.

Podemos entender a visão sistêmica como um conjunto de ações cujo objetivo é ajudar o profissional a ver a empresa em uma visão macro, ou seja, entendendo tudo o que faz com que a empresa se movimente, desde os processos até a produtividade dos colaboradores.

Esse é um conceito que pode ser compreendido e aplicado por qualquer profissional, seja ele o diretor ou até mesmo o estagiário de uma área. Contando com esse tipo de visão, qualquer um possui a capacidade de aplicá-la dentro do negócio.

Em meio a tantos conceitos que surgiram no meio empresarial nos últimos tempos, a visão sistêmica se tornou uma das principais e mais eficientes quando se trata da análise por completo de tudo o que envolve uma empresa.

Dentro de uma auditoria ambiental de acompanhamento, por exemplo, a visão sistêmica auxilia na análise dos processos feitos no setor e em como os funcionários se comunicam entre si, para encontrar o que pode ser melhorado.

Mas engana-se quem pensa que a visão sistêmica gira em torno apenas de uma análise da empresa. Para realizá-la de maneira certa, é preciso se atentar a questões importantes dentro de uma empresa, como:

  • Alinhamento de informações;
  • Processos;
  • Relacionamentos externos;
  • Setores;
  • Relacionamentos internos;
  • Gestão;
  • Alinhamento de informações.

Sendo assim, entendemos que a visão sistêmica é aquela que analisa tudo o que envolve o funcionamento da empresa e traça formas de melhorar os processos internos e garantir mais resultados e também um melhor relacionamento interno e externo.

Pensando nisso, hoje iremos abordar a fundo tudo o que envolve esse conceito, desde suas etapas de implementação até os benefícios dele e as principais diferenças em comparação a outras visões do mercado.

Etapas para implementar uma visão sistêmica

As etapas de implementação desse conceito são simples, mas precisam ser realizadas com atenção. Por isso, recomenda-se uma consultoria empresarial valor hora com antecedência para que eles possam te ajudar a entender o que precisa ser melhorado.

Toda empresa possui os seus defeitos, falhas e problemas, isso é normal, o que não pode é permanecer com os erros e deixar que eles tragam problemas maiores. Pensando nisso, confira abaixo as etapas de implementação da visão sistêmica nas empresas:

Conheça a sua marca e mercado

O primeiro passo é o conhecimento, principalmente da sua marca e do segmento de mercado em que ela está presente. Isso é essencial para que você saiba quais os diferenciais da sua marca em comparação aos seus concorrentes.

Conhecer a sua marca é entender quais os pontos fortes dela e os que precisam ser melhorados, assim como o conhecimento do mercado está diretamente ligado a ação de entender como o seu negócio se posiciona perante o seu segmento.

Faça uma análise SWOT

A análise SWOT é uma das grandes responsáveis por ajudar uma marca de equipamentos de controle ambiental, por exemplo, a se tornar a melhor em seu segmento, pois o conceito defende uma análise baseada nos diferenciais de cada marca.

Por mais que você pense estar dentro de um segmento saturado e com muitas empresas, acredite, a sua marca possui um diferencial que precisa e merece ser aprofundado com a análise SWOT para que você saiba reforçar suas fortalezas no mercado.

Mantenha os estudos em dia

Há um ditado que diz que podem tirar qualquer coisa das pessoas, menos o seu conhecimento, e isso é verdade, pois o conhecimento permanece com você por onde for e em todos os desafios que abraçar.

Por isso, a visão sistêmica é uma habilidade que para ser da sua propriedade, precisa ser devidamente estudada. Sendo assim, não economize tempo e esforço dedicado aos seus estudos, pois eles te ajudarão a ser um expert nesse assunto.

Saia da sua zona de conforto

A zona de conforto, como o próprio nome já diz, é um espaço onde as pessoas tendem a se sentir muito bem e não pensam em mudar nada, já que isso é sinônimo de desconforto, mas é isso que faz com que as mudanças surjam.

Pense que para uma consultoria ambiental e segurança do trabalho ser bem executada, é preciso lidar com áreas que nem sempre são agradáveis, mas necessárias para a excelência do serviço.

Sendo assim, busque deixar a sua zona de conforto e mergulhar em inovações para melhorar a sua empresa.

Diferenças entre a visão sistêmica, holística e estratégica

Agora que você já entende sobre o que se trata uma visão sistêmica e as etapas essenciais para implementá-la dentro da sua empresa, chegou o momento de conferir algumas diferenças entre esse conceito e outros importantes do mercado.

A visão sistêmica não é a única do mercado, existe também outros tipos, como a visão holística e a estratégica, que também são ótimas, mas bem diferentes da sistêmica, e que precisa ser bem entendida para que você não as confunda.

A visão holística é aquela que se limita à análise da cultura organizacional da empresa e nas características dos colaboradores e em como ambos exercem papel fundamental nos processos do negócio.

Lembrando que esses tipos de visões podem ser aplicadas em qualquer tipo de negócio, desde uma empresa de potinho de açaí até mesmo em um escritório de engenharia.

Por fim, a visão estratégica, como o próprio nome já diz, é aquela que se preocupa com a definição de estratégias que tracem caminhos futuros e de sucesso para que a marca alcance os seus objetivos.

Em suma, cada uma dessas visões possui a sua importância e relevância, mas entender para o que cada uma série te ajuda a saber qual pode ajudar a sua empresa em diferentes momentos do mercado.

Benefícios da visão sistêmica para uma empresa

E é claro que não poderíamos deixar de falar sobre os benefícios da implementação da visão sistêmica dentro das empresas. Sendo assim, confira abaixo alguns dos principais que selecionamos para te provar a eficiência desse conceito, confira:

Maior conhecimento sobre o negócio

Para que uma empresa seja a melhor no oferecimento e produção de um laudo de análise de risco, ela precisa conhecer o seu negócio de ponta a ponta, e é nisso que a visão sistêmica começa a ajudar.

Isso porque o conceito incentiva o estudo constante do mercado, do segmento da empresa e da própria marca, desde os seus processos até a qualidade de seus produtos ou serviços, fazendo com que o profissional tenha propriedade sobre o seu negócio.

Correção de erros

Como mencionamos anteriormente, toda empresa possui as suas falhas e erros, isso é completamente normal e precisa ser normalizado para que você não compare o seu negócio com outros dentro do mercado.

Entretanto, contar com bons conceitos, como a visão sistêmica, te ajuda a avaliar esses erros e entender o que pode ser feito para corrigi-los da melhor maneira possível e oferecer sempre o máximo para os seus clientes.

Melhora a tomada de decisões

Assim como o mapeamento de ruído industrial ajuda na tomada de decisões que melhorem ou corrijam o problema de uma empresa, a visão sistêmica é um conceito que também ajuda na melhora da tomada de decisões.

Toda empresa precisa tomar decisões e não há como fugir disso, pois as decisões são o que coloca a marca nos trilhos de seus objetivos, por isso elas precisam ser tomadas de maneira consciente, e a visão sistêmica surge para ajudar justamente nisso.

Aumenta a produtividade

Por fim, mas não menos importante, a produtividade é uma característica essencial de qualquer empresa que deseja aumentar e melhorar os seus resultados e o desempenho de seus colaboradores como um todo.

Contando com a visão sistêmica é possível aumentar a produtividade da sua empresa ao entender como todos os processos funcionam e como eles podem ser adaptados para gerar mais produtividade no dia a dia dos profissionais.

E lembrando mais que uma vez que a visão sistêmica é um conceito de negócio versátil que pode ser usado tanto por uma empresa de medição de ruídos quanto por qualquer outra que deseja melhorar sua visão interna de marca.

Esses são alguns dos inúmeros benefícios da visão sistêmica dentro das empresas, que quando implementada seguindo as etapas que mencionamos, traz essas e muitas outras vantagens para a sua marca.

Considerações finais

Vivemos em um mundo onde se preocupar apenas em vender mais já não é uma prioridade para as empresas, mas entender como melhorar os processos internos e a experiência do usuário se tornou o principal.

Dessa maneira, ao poder contar com conceitos importantes do mercado, como a visão sistêmica, você irá ser ativo na construção de um negócio que oferece o melhor tanto dentro quanto fora do ambiente empresarial.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.