Como cancelar o MEI gratuitamente

Mei – Microempreendedor Individual é uma categoria criada pelo Governo Federal para incentivar a formalização de pequenos negócios. Se você é um MEI e deseja cancelar sua inscrição, é possível fazê-lo gratuitamente. Neste artigo, vamos mostrar como cancelar o MEI de forma simples e rápida.

Como cancelar o MEI

Para cancelar o MEI, é necessário seguir alguns passos simples.

Passo 1: Acessar o Portal do Empreendedor

O primeiro passo é acessar o Portal do Empreendedor (http://www.portaldoempreendedor.gov.br/), que é o site oficial do Governo Federal para MEIs. Lá, você deve selecionar a opção “Fazer Login” e digitar seus dados de acesso.

Passo 2: Selecionar a opção “Cancelamento”

Após fazer login, selecione a opção “Cancelamento” no menu principal. Será necessário preencher algumas informações, como a data de cancelamento e o motivo do cancelamento. É importante que o motivo seja informado corretamente, pois isso pode afetar as possibilidades de futuros negócios.

Passo 3: Imprimir o comprovante de cancelamento

Após preencher todas as informações, é necessário imprimir o comprovante de cancelamento. Este comprovante deve ser guardado com cuidado, pois pode ser necessário apresentá-lo em caso de consultas futuras.

Passo 4: Entregar os documentos necessários

É necessário entregar os documentos necessários, como o comprovante de cancelamento, para os órgãos responsáveis, como a Secretaria de Fazenda e a Junta Comercial. Esses órgãos irão confirmar o cancelamento e enviarão uma carta de desligamento.

Conclusão

Cancelar o MEI é uma tarefa simples e rápida que pode ser feita gratuitamente. É importante seguir todos os passos corretamente e guardar o comprovante de cancelamento. Lembre-se de entregar os documentos necessários para os órgãos responsáveis e aguardar a carta de desligamento. Seguindo essas dicas, você poderá cancelar o MEI sem problemas.

Leia também

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.