Como Fazer Declaração de Imposto de Renda MEI

MEI é a sigla para Microempreendedor Individual, que é uma categoria de empreendedorismo criada pelo governo para atender a pequenos negócios que faturam até R$ 81.000,00 por ano. Esses empreendedores precisam se registrar como MEI para se beneficiar de algumas vantagens, como a possibilidade de emitir notas fiscais e acessar crédito com juros mais baixos.

Além disso, os MEIs também precisam pagar alguns impostos, como o Imposto de Renda, e é por isso que precisam fazer a declaração anual.

Como fazer a declaração de Imposto de Renda

A declaração de Imposto de Renda para MEIs pode ser feita de forma gratuita através do programa Gerador da Declaração do Simples Nacional (GDSN). Para isso, é necessário ter o número de inscrição do MEI, o CPF e o CNPJ.

Passo a passo para fazer a declaração

  1. Acesse o site do GDSN (http://www.receita.fazenda.gov.br/pessoajuridica/gdn/gdn.asp)
  2. Faça o login com seu CPF e senha. Se você ainda não tem senha, é possível criar uma no próprio site.
  3. Preencha as informações solicitadas, como rendimentos, despesas e bens. É importante ter em mãos todos os documentos necessários, como notas fiscais, extratos bancários e recibos de pagamento de contas.
  4. Verifique se as informações estão corretas antes de enviar a declaração.
  5. Imprima o comprovante de entrega da declaração e guarde-o.

Prazos e multas

O prazo para entrega da declaração de Imposto de Renda para MEIs é o mesmo que para pessoas físicas, ou seja, até o último dia útil de abril. Caso a declaração seja entregue fora do prazo, será cobrada uma multa de 1% ao mês, com limite de 20%.

Benefícios

Além de cumprir com suas obrigações fiscais, a declaração de Imposto de Renda também pode trazer benefícios para os MEIs, como a possibilidade de deduzir despesas relacionadas ao negócio e, assim, pagar menos impostos.

Leia também

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.