Como saber se tenho direito ao PIS pela internet

O Programa de Integração Social (PIS) é uma das principais fontes de renda para trabalhadores informais e autônomos no Brasil. Ele oferece uma série de benefícios, como o pagamento de um salário mínimo mensal, acesso a programas de saúde e educação, além de outros benefícios. No entanto, muitas pessoas não sabem se têm direito ao PIS ou como verificar seu status de elegibilidade. Neste artigo, vamos explicar como você pode verificar se tem direito ao PIS pela internet.

Quem tem direito ao PIS

Para ter direito ao PIS, você deve atender aos seguintes critérios:

  • Ser trabalhador informal, autônomo ou desempregado;
  • Ter renda mensal de até dois salários mínimos;
  • Estar cadastrado no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
  • Estar regularizado junto ao FGTS;

Além disso, é preciso estar inscrito no PIS há pelo menos cinco anos e ter trabalhado, pelo menos, 30 dias no ano-base (ano anterior ao da solicitação)

Como verificar seu status de elegibilidade

Existem várias maneiras de verificar se você tem direito ao PIS, mas a mais fácil é fazê-lo pela internet. Para fazer isso, você precisará de alguns documentos, como o seu número de PIS, o número do seu CPF e o seu número de inscrição no CadÚnico.

Passo 1: Acesse o site da Caixa Econômica Federal

A primeira coisa a fazer é acessar o site da Caixa Econômica Federal (www.caixa.gov.br) e clicar na opção “Trabalhador”. Em seguida, clique em “Consultar Benefícios” e selecione “PIS”.

Passo 2: Preencha as informações solicitadas

Na próxima página, você será solicitado a preencher algumas informações, como o seu número de PIS, o número do seu CPF e o seu número de inscrição no CadÚnico. Certifique-se de digitar corretamente essas informações, pois elas serão usadas para verificar seu status de elegibilidade.

Leia também

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.