Qual é o valor do salário mínimo 2020?

Começou em 1º de janeiro o novo salário mínimo nacional, que agora é de US $ 1.039. O valor representa um aumento de 4,10% em relação aos R $ 998 em vigor em 2019.

A maioria dos estados brasileiros segue a cifra do governo federal, usada como referência para remunerar 49 milhões de trabalhadores no país, segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Mas alguns estados adotam um piso regional, superior ao valor nacional. Até 2020, cinco estados adotarão seu salário mínimo: São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Nenhum deles, no entanto, já definiu qual será o novo valor.

O salário mínimo regional serve como referência, acima de tudo, para os trabalhadores do setor privado que pertencem a categorias não cobertas por acordos ou convenções coletivas, como domésticas. Dentro Salário mínimo será de 1.039 reais em 2020, define governo.

Fórmula do salário mínimo

Segundo o Ministério da Economia, o valor do salário mínimo estabelecido para 2020 foi corrigido apenas pela inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e não inclui ganho real.

Como só será possível conhecer no início deste ano a variação do INPC de 2019, o governo utilizou uma previsão para propor o aumento considera os valores calculados para os meses de janeiro a novembro e, para dezembro, o mediana das projeções levantadas pelo último Boletim de Foco do Banco Central.

O cálculo do novo salário, no entanto, foi feito em torno de R $ 999,91 e não em cerca de R $ 998. A diferença entre os dois valores é uma remuneração feita pelo governo porque a inflação de 2018 ficou um pouco acima da previsão para aquele ano até data de definição do salário em vigor em 2019.

Entenda o que muda:

Benefício INSS

Os benefícios pagos pelo instituto têm o mesmo valor que o salário mínimo. Assim, o segurado deve receber no mínimo R $ 1.039 em caso de aposentadoria, pensão e auxílio doença.

Para ter direito ao Benefício de Benefício Contínuo (BPC), o governo exige, entre outras coisas, uma renda mensal de até 25% do salário mínimo. Portanto, o requisito aumenta de US $ 249,50 para US $ 259,75. Seguro desemprego O aumento do piso nacional altera o valor mínimo pago no seguro-desemprego.

O direito varia de acordo com o salário do trabalhador, que recebe nada menos que o salário mínimo. O seguro é pago de três a cinco parcelas, contínua ou alternadamente, de acordo com o tempo trabalhado. Salário Pago a trabalhadores do setor privado e militares, funcionários públicos e funcionários de empresas públicas, o PIS / Pasep também sofre alterações com a correção do piso nacional.

Salário Mínimo Ideal De acordo com a última pesquisa realizada pelo Dieese (Departamento de Estatística e Estudos Socioeconômicos) o salário mínimo ideal para 2020 deve ser de aproximadamente R $ 3.518; mas o valor estipulado pelo Governo e pago ao trabalhador foi de US $ 954,00. O valor do salário mínimo ideal é baseado em estudo para simular quanto um trabalhador precisa receber para cobrir todas as despesas mensais.

Finalmente, algumas empresas já estão pagando salários de acordo com com o novo reajuste, enquanto muitos outros pagarão os novos valores para a partir de fevereiro. Se você não recebeu seu pagamento redefinido, é É importante verificar com seu empregador por que e quando você começará a receber salário atual. Fique ligado!

Outras informações Aqui