O que significa valor base para fins rescisórios FGTS

O que significa valor base para fins rescisórios FGTS

Você sabe o que significa valor base para fins rescisórios FGTS? Não? Então você precisa saber sobre este termo agora mesmo!

Quando se é demitido sem justa causa, a empresa é obrigada, por lei, a pagar um valor rescisório ao funcionário.

Em casos de demissões acordadas entre funcionário e empresa, o valor reduz um pouco. Mas você sabe quais são estes dois valores?

Estas dúvidas são mais comuns do que parece na cabeça de milhões de trabalhadores.

Então, se você deseja saber a resposta sobre O que significa valor base para fins rescisórios FGTS, saiba que você veio ao lugar certo!

Aqui, vamos te explicar o significado deste termo, a importância do Fundo de Garantia, como fazer para consultar seu saldo e muitas outras questões relacionadas ao FGTS.

Entre neste mundo de informações junto da gente agora mesmo! Confira tudo isso a seguir. Boa leitura!

Qual a importância do FGTS para o trabalhador?

O Fundo de Garantia foi criado para que o trabalhador tenha apertos financeiros reduzidos ao passar por uma demissão sem justa causa.

Assim, mesmo depois que ele sai da empresa, ele consegue ter um valor que foi poupado durante todo o seu período de contribuição para compor seu orçamento.

Assim, o FGTS é visto como uma reserva de emergência para auxiliar o trabalhador desempregado.

O que significa valor base para fins rescisórios FGTS

O valor base para fins rescisórios FGTS é uma porcentagem fixa utilizada para cálculo em casos de demissões sem justa causa ou em casos de demissões acordadas.

Hoje, o valor para quem é demitido sem justa causa é de 40% em cima do valor total de depósito do FGTS ao longo dos anos de contribuição.

Já no caso de quem eve demissão acordada, entre empregador e empregado, o valor da multa rescisória é de 20%.

Lembrando que estes valores são calculados em cima do valor total de depósito.

Então, se o funcionário utilizou algum saúde de aniversário ou parte de seu saldo para compra de imóvel, fique tranquilo! Pois não será descontado o valor usado na hora da sua rescisão.

Como fazer o cálculo do FGTS?